[leia] Vereador Chico de Marinete fiscaliza obras em Apodi
Foi com um recado duro, muito duro, da presidenta Dilma Rousseff que o vice-presidente da República, Michel Temer — que é presidente licenciado do PMDB –, conseguiu convencer o líder do partido, Henrique Eduardo Alves, a recuar dos ataques ao governo por conta da demissão do presidente do Dnocs.
Dilma disse a Temer simplesmente o seguinte:
– Se o Henrique, como líder, já ataca o governo dessa maneira, imagino se ele for presidente da Câmara. Vai acabar pedindo meu impeachment.
A partir daí começou a circular com força no PMDB e no governo a avaliação de que anda ameaçada a candidatura de Henrique Eduardo Alves a presidente da Câmara no ano que vem.
Muito se fala que a BR não poderá ser utilizada para realização dos arrastões.
Mas pelo bem da população ela deverá ser interditada, no mínimo, no horário de saída do Arrastão da Praça Robson Lopes.
Mesmo não utilizando a BR como percurso do carnaval, os foliões aproveitam o espaço para brincarem com suas turmas, e no período das 16 às 19 horas o movimento por ali é intenso, e não combina com a quantidade de carros que trafegam pelo local.
Jerlandio Moreira disse...
"Rapaz essas coisas sempre acontecem com o PT de Apodi, é revoltante, sempre se discute o futuro do partido entre quatro paredes com pessoas escolhidas a dedo... é uma VERGONHA!!!
Mas dessa vez vai ser diferente!!
Num vamos aceitar tamanhas barbaridades, como foi no pleito passado, vamos convocar imediatamente uma Assembleia Geral do partido em critério de URGÊNCIA e colocar freios nessas discussões descabíveis.
Dessa vez o partido vai estar ao lado do POVO, ao lado das lutas sociais. Nenhum cargo comissionado vai ter direito a decidir pelo PARTIDO."
Como já é tradição do portal Apodi Atualizado através da parceria com a PMA, eles lançaram a programação e a logomarca oficial do carnaval Apodi 2012.
De 17 à 22 de fevereiro.
Está por um fio a candidatura à presidência da Câmara do líder do PMDB, Henrique Alves (RN), com a metralhadora giratória que ele acionou na tentativa de manter o aliado Elias Fernandes diretor-geral do Dnocs, órgão de combate à seca. Ele desafiou a presidenta Dilma a “brigar com o PMDB”, apesar do caráter pessoal da causa inglória, e ainda queimou pontes com outros partidos, ao defender a demissão de ministros do PT e do PSB antes que seu protegido fosse defenestrado.
Eu sozinho
Henrique Alves falou em nome de todo o partido, no desafio a Dilma, mas nem mesmo a bancada que ele lidera apoiou suas palavras.
Tiros a esmo
No twitter, Henrique Alves apontou ministros na fila das demissões: Fernando Bezerra (PSB), Fernando Pimentel e Paulo Bernardo (PT).
Briga desigual
Henrique Alves mirou no PT do ministro das Comunicações e alvejou também uma adversária poderosa: a mulher dele, Gleisi Hoffmann.
PT não quer
A jornalistas, em dezembro, o atual presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou que o apoio à eleição de Alves era questão “em aberto” no PT.
O grupo político que movimentou os bastidores da política apodiense foi o intitulado Conselho, formado por integrantes de vários partidos e que tinha como pré-candidatos o ex-prefeito José Pinheiro (PR) e Berg Motos (PV).
À frente do conselho estavam os articuladores Agostinho Pinto, Fanfanta Duarte e Simão Nogueira, além de outros que compunham o Grupo.
Mas o recesso do Bloco vai estender-se até após o carnaval, quando voltarão à cena política de nossa cidade.
Um dos membros do Conselho foi visto brincando em micaretas do interior do estado ao lado do filho da prefeita, tendo inclusive participado ativamente da contratação de algumas atrações para a edição deste carnaval, entre elas estão o cantor Municipal Santos e a banda Malubakana.
Há fortes indícios de que um outro membro do conselho receberá nos próximos dias o convite para assumir a Secretaria de Finanças do município.
E o principal articulador do Conselho será convocado a reintegrar-se à sua origem, com propostas tentadoras.
Resta saber até que ponto os membros irão resistir ao encanto da sereia.
Elias Fernandes pediu (ou pediram por ele) demissão do cargo do Dnocs, mas a nova indicação ainda permanecerá com o PMDB, e a vaga já ficou assegurada para um potiguar.
Henrique Alves é o detentor do direito de indicação para o cargo, e por tratar-se de um ano eleitoral, a decisão poderá ser feita com base em acordos firmados tanto para esse ano, quanto para anos posteriores.
Quem está ansioso com essa nova indicação é o suplente de deputado Kelps Lima, que aguarda a saída de um deputado para ocupar a cadeira deixada na Assembléia Legislativa.
Especula-se que Henrique Alves poderá escolher algum deputado de sua base para ocupar a vaga, e Kelps deverá assumir seu lugar.
O diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), Elias Fernandes Neto, pediu demissão na manhã de hoje. Nesta semana, uma série de reportagens sobre um relatório da Controladoria Geral da União apontou supostas irregularidades no órgão. Elias Fernandes reafirmou que não cometeu ilegalidades, mas prefere sair a provocar uma crise política entre o PMDB e o governo Dilma Rousseff. O diretor-geral entregou o pedido de exoneração ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. O Dnocs é uma autarquia vinculada ao Ministério da Integração.
O deputado federal Henrique Alves e o seu padrinho político Elias Fernandes estão no topo da atual crise política, que envolve o órgão Dnocs.
As irregularidades foram apontadas pela CGU (Controladoria Geral da União) e a presidente Dilma Roussef já demostrou que não guarda assentos para quem se envolve nesse tipo de crise.
O problema é que Henrique não pretende tirar do cargo o seu afilhado, e a crise está mais que instalada.
E o que Apodi tem com isso?
Além da forte ligação com o deputado federal, Apodi viveu momentos intensos de uma disputa entre o governo municipal (apoiado por Elias Fernandes e Henrique) contra o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi com relação a instalação de um projeto de prevê a utilização das águas da barragem de Santa Cruz, e que custaria muuuuitos milhões ao governo.
Os leitores do ApodiBaixo do Pano questionam: Como andava o faturamento da obra em Apodi? Será que havia indícios de superfaturamento?
A Barragem da Oiticica em Jucurutu(RN) aponta para irregularidades... Apodi seria diferente?
![]() |
Barragem de Santa Cruz - Apodi/RN |
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, confirmou nesta terça-feira à tarde ao GLOBO sua decisão de mudar todas as diretorias da Dnocs, Codevasf e Sudene. E acrescentou que sobre o caso específico do Elias Fernandes, vai conversar mais uma vez com Michel Temer e Henrique Eduardo Alves, para argumentar que é a melhor solução.
- A posição do ministério é de promover mudanças em todos os quadros de dirigentes desses órgãos. Essas mudanças devem sair até o início de fevereiro.
A demissão de Elias, já dada como certa no Palácio do Planalto, será efetivada a partir de um acordo com o PMDB, para evitar desgaste na base aliada:
- Vou fazer as negociações políticas com o PMDB. Pretendemos manter o espaço do PMDB, mas as mudanças são necessárias agora.
A Banda Solteirões do Forró já havia sido cogitada para o carnaval apodiense, e os contatos não haviam progredido. No entanto, a equipe que organiza o carnaval voltou a falar com a A3 e Solteirões Elétrico está confirmado na grade de programação.
Solteirões vem como uma das principais atrações, juntamente com o cantor baiano Ricardo Chaves.
Os partidos políticos não estão somente preocupados com os nomes que irão figurar como candidato a prefeito e vice.
Os partidos que compõem o grupo Nova Geração já estão realizando encontros para definir quem são os pré-candidatos e que tipo de alianças os mesmos poderão fazer no processo eleitoral.
Na semana passada o PSD, PCdoB e PDT estiveram reunidos e através de questionários para todos os pré-candidatos foi perguntado sobre a opinião dos mesmos com relação as alianças que poderão ser formadas.
Segundo o presidente do PDT em Apodi, Pedro Júnior, aquele era apenas o primeiro encontro com os pré-candidatos, que irão participar de uma 'oficina eleitoral'.
"A grande maioria dos nossos pré-candidatos disputarão o mandato pela primeira vez, e precisamos instruí-los melhor sobre a batalha que irão enfrentar. Alguns têm dificuldade até de discursar em público, e teremos que trabalhar esses pontos." - declarou Pedro Júnior.
"São 4 novas vagas na Câmara Municipal, e a Nova Geração tem grandes chances de ocupar as cadeiras, por isso precisamos no antecipar e trabalhar melhor nossos pré-candidatos, não apenas para o embate eleitoral, mas também para quando assumirem a cadeira de vereador. O nosso eleitor mudou de pensamento, e nossos candidatos têm que fazer o mesmo." - finalizou o presidente do PDT em Apodi.
A outra novidade vinda do PR é a intenção do partido em lançar a candidatura do ex-secretário de esportes, Keiber Roberto.
Keiber é considerado pessoa de confiança do ex-prefeito Dr. Pinheiro, e contaria com o apoio incondicional do cotado pra vice Célio Martins, assim como de Kelps Lima.
O ex-secretário é um dos poucos integrantes da administração de Pinheiro Bezerra que continuou ao lado do médico quando o mesmo estava de fora da política. A outra característica que coloca Keiber como um pré-candidato ao legislativo pelo PR é a confiança que ele tem de todos os membros do seu partido.
O PR apodiense está fazendo uma análise interna, baseada na aceitação de seus membros junto à população, e o direcionamento até o momento conta com a pré-candidatura de Dr. Pinheiro para prefeito, Célio Martins poderá figurar como o vice numa possível chapa juntamente com Goreti Silveira, e a novidade é o nome de Keiber como pré-candidato a vereador.
Quem também busca forças junto ao seu partido, especialmente com o deputado João Maia é o atual presidente da câmara, Evangelista Menezes, que deverá lançar candidatura mais uma vez ao legislativo.
©Template by Dicas Blogger