quarta-feira, 16 de novembro de 2011

[veja] Instituto Cidadania divulga imagem de Lula careca durante tratamento de câncer

O Instituto Lula divulgou nesta quarta-feira (16) novas imagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a entidade, Lula raspou a barba e o cabelo nesta quarta-feira (16), antecipando a queda causada pela quimioterapia usada em seu tratamento contra o câncer de laringe. Dona Marisa Letícia cortou o cabelo e fez a barba do ex-presidente.

O câncer de laringe foi diagnosticado no dia 28 de outubro e obrigará Lula a poupar a voz. Lula tem pela frente uma luta árdua para se manter vivo e preservar sua razão de viver. Num vídeo de agradecimento gravado pouco antes de deixar o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde começou o tratamento, Lula deu mostras da importância que atribui à sua capacidade de mobilizar as pessoas por meio da fala. “Lamento não poder dizer um ‘companheiros e companheiras’ bem forte.” Com a voz cheia de falhas, despede-se assim: “Até a primeira assembleia, o primeiro comício ou o primeiro ato público”. Lula tem consciência de que, na essência, é aí que reside seu maior talento.

Um dia antes da descoberta do tumor, Lula comemorou 66 anos, com uma festa em seu apartamento, em São Bernardo. Ao cardiologista Roberto Kalil Filho, seu amigo e médico há 22, reclamou: “Estou com um pigarro na garganta há uns 40 dias. Só me dão pastilha”.

Kalil disse que ele precisava ir ao Sírio-Libanês no dia seguinte. Fazia um ano e meio que Lula não passava por um check-up. Segundo Kalil, ele respondeu assim: “Não quero fazer exames. Se fizer, vão descobrir que tenho um câncer igual ao do meu irmão”.

Talvez mais que intuição, a desconfiança de Lula baseava-se em probabilidade. Além da mãe, dona Lindu, Lula perdeu os tios maternos e dois irmãos para o câncer. Seu irmão mais velho, Jaime, teve um tumor na laringe semelhante ao que o acomete. Não bastasse o histórico familiar, Lula foi fumante desde a adolescência. “Ele me contou que, nas fases mais duras da vida, quando estava desempregado e morando com a mãe, não tinha dinheiro para comprar cigarro. Então, saía pegando bituca do chão, na rua mesmo, para fumar”, diz a jornalista Denise Paraná, autora da biografia Lula, o filho do Brasil. Lula abandonou sua cigarrilha apenas em janeiro de 2010, depois de uma crise de hipertensão.

Lula teve sorte de descobrir o tumor de 3 centímetros antes que atingisse as cordas vocais. Tecnicamente, é chamado de carcinoma epidermoide e está bem perto delas. Assim que recebeu o diagnóstico, ao lado de sua mulher, Marisa, Lula avisou os filhos e a presidente, Dilma Rousseff. Em seguida, determinou que a assessoria de imprensa do Sírio-Libanês soltasse uma nota sobre o câncer recém-descoberto. Foi pela imprensa que amigos e colaboradores souberam da doença.

Fonte: Revista Época

6 Comentários:

Anônimo disse...

Nossa fiquei emocionada vendo Lula assim.Jesus todo poderoso precisamos muito de LULA, pois é o defensor dos pobres...Ele vai ficar bom, confio em Deus.Amém.

Anônimo disse...

Nós precisamos de voce Lula
Que Jesus te cure.

Anônimo disse...

A vida é cheia de altos e baixos, DEUS é justo, sofre o pobre e o rico. Esse ai tem dinheiro, mas também passa por contra-tempos. O dinheiro não resolve a situação, ajuda, tudo acontece com a permissão de DEUS. É a vida. Lula foi um bom governo, esperamos uma boa recuperaação e que venha a governar o Brasil novamente.

ANTONIA S . disse...

ABAIXO DE DEUS É O HOMEM MAIS SABIO, HUMILDE HONESTO,CARIDOSO, AMOROSO.............Q O MUNDO JA TEVE TE AMO MUITO LULA E RESO,HORO,SUPLICO Q DEUS NAO TE LEVE AGORA .POIS O MUNDO PRECISA DE VC .

Anônimo disse...

estar parecido com o finado joão de nenem

Anônimo disse...

DEUS concerteza esta do seu lado te protejendo, eu e o resto do Brasil torcendo por voce.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO