sábado, 26 de novembro de 2011

[leia] Secretário de Agricultura de Apodi denuncia que, por pressão de deputados do RN, Dilma não vai mais autorizar início de obras de irrigação


Uma caravana com cerca de 100 produtores rurais do Vale do Apodi se preparava para ir a São Gonçalo do Amarante na próxima segunda-feira, em clima de festa.

Os trabalhadores rurais iam agradecer à presidente Dilma Rousseff pela autorização do início das obras do projeto de irrigação da Chapada do Apodi.

A assinatura foi anunciada pelo deputado Henrique Alves, no dia que almoçou com Dilma e lhe fez o convite – aceito – para vir ao Rio Grande do Norte autorizar o reinício das obras do aeroporto.

Mas, eis que uma tromba d’água caiu sobre a cabeça dos agricultores, que apreciam a barragem de Santa Cruz, em Apodi, cheia, sem irrigar um metro sequer da agricultura na região.

Através de uma ligação do DNOCS, eles foram informados que a presidente Dilma não vai mais autorizar, durante visita a São Gonçalo, o início das obras de irrigação.

Chateado com a decisão presidencial, o secretário de Agricultura de Apodi, Elton Rosemberg, entrou em contato com o Blog para protestar.

“Foi pressão dos deputados Fátima Bezerra (PT) e Mineiro (PT), que disseram que não era o momento. Eu acho é que eles não estão de acordo com o projeto. Engraçado que no governo de Iberê, Fátima assinou emenda coletiva destinando dinheiro para o projeto de irrigação da Chapada”, questionou o secretário.

Perguntei a ele quem foi que informou que a decisão do Planalto, de não mais autorizar o início das obras, tinha tido por interferência dos deputados do PT do Rio Grande do Norte.

“Foi o pessoal do DNOCS. Eles disseram que Fátima e Mineiro tinham dito que não era o momento, que poderia ter protesto”, disse o secretário, afirmando que a caravana de 100 pessoas que ia a São Gonçalo agradecer, agora vai para protestar.

“Através de faixas e cartazes”, disse o secretário, ciente de que não terá nenhum contato com a presidente.

A implantação do projeto de irrigação da Chapada do Apodi vai beneficiar – se for executada – em sua primeira etapa, 5.200 hectares de plantio, e custará aos cofres do governo federal, através do PAC, 280 milhões de reais, gerando mais de 15 mil empregos diretos.

“Muito dinheiro já foi gasto, o projeto já tem licença do Idema e do Ibama, mas os 600 metros cúbicos de água da barragem estão lá, só servem para perenizar o rio e não irrigam nada. Não sai uma gota de água para irrigar”, reclamou o secretário de Agricultura de Apodi, Elton Rosemberg.

Fonte: Thaisa Galvão

20 Comentários:

Anônimo disse...

rrrrrrrr la se foi o i s s tao esperado kkkkkkkk

Anônimo disse...

NÃO IA NENHUM AGRICULTOR E SIM PESSOAS LIGADA A PREFEITA, OS AGRICULTORES IRIAM SIM MAS COM EDILSON DE SINDICATO PRA PROTESTAR. kkkkkkkkkkkkkk, acho é graça , pra quem quer envenenar o povo de Apodi, estao decepcionados , esqueçam politicos voces vão rodar muitopra ter este projeto, digo politicos porque não é so a prefeita que quer, todos querem porque recebem uma pontinha de JOAO MAIA, HENRIQUE, FATIMA, FABIO FARIA , SANDRA ROSADO, ETC. UHU PRA VOCES.

Anônimo disse...

acho que essa irrigação deve ser melhor estudada pq beneficia principalmente os mais poderosos. deve ver tbm a questão ambiental, o custo beneficio, pq não utiliza para irrigar nas margens do leito do rio? o interesse maior dos politicos, principalmente, é nos investimentos federais que serão necessários e que muitas vezes não ficam onde deveria.

Anônimo disse...

Mais uma vez é o quê se tem a dizer...
Pra traz Apodi você merece!!!

Anônimo disse...

Me admiro quê o pessoal responsável não saiba quê tudo isso é só politicagem.
que só faz atrasar o progresso de nossa cidade!!!

Anônimo disse...

O ISS, ia servir pra politica do próximo ano, kkk!!!!

Anônimo disse...

Parabéns Fatima Bezerra e Mineiro. Vcs agiram certos, visto que essa irrigação iria beneficiar políticos mas e acabar com a esperança de muitos agricultores. Bem que a prefeita de Apodi gostaria q saisse essa irrigação ela iria passar muitos anos falando sobre tal obra assim como Garibaldi e Henrique que quando vem a Apodi não falam sobre outra coisa a não ser a barragem de Santa Cruz - que apesar de ser de grande valia para Apodi - serviu tambem como lavagem de dinheiro para vários políticos.

Anônimo disse...

diante de uma postagem dessas quem deve esta muito contente e apicultora kelly regina

Anônimo disse...

Será que o secretário está preocupado com o projeto ou com os recursos que vão entrar no cofre da prefeitura?Pois bem!se for com o projeto,lute pela a perenização do rio Umarí que eu garanto ao secretário que 95%de mais de 30 coMunidades entre Apodi,Caraúbas e Felipe Guerra apoiará, PORQUE ESSE SIM BENEFICIARÁ DIRETAMENTE A AGRICULTURA FAMILIAR DSSAS COMUNIDADES.

Anônimo disse...

divulgue mais essa. Assu acaba de receber mais incentivo por parte da governadora rosa. Teatro, estrada pra lagoa do piató, estrada do cajú...enquanto isso nossa sonhada esrada transchapadão, ninguém se lembra. Vamos lá gorete! vamos pedir, acorda! O saneamento de apodi, os canos estão enterrados, lagoa de contenção feita, o que falta é ação sua, prefeita. Junte uma comissão de vereadores, arme umas tendas en frente ao palácio da rosa e só venha pra Apodi com essas obras em mãos. Boa sorte!

Gilvânia disse...

Esse projeto, visto e entendido bem de perto, não representa nenhum progresso para os pequenos agricultores. Uma sangria de dinheiro dos cofres públicos que só beneficiaria grandes prudutores rurais e políticos desviadores de dinheiro público.

Anônimo disse...

Engraçado como o secretário Elton, que há bem pouco tempo atrás militava na agricultura familiar, hoje vem à público se manifestar com opiniões deste natureza. Agindo, como qualquer um dos que desconhecem a realidade da agricultura familiar, e passando por cima deste ponto tão importante que deveria ter sido discutido no projeto, o futuro dos desapropriado.

Apodienses, antes de se manifestar contra ou a favor, deste projeto; vamos conhecê-lo na entrelinhas. Eu, como outros companheiros sou a favor de um projeto de irrigação, desde que beneficie de fato os irmãos apodienses em primeiro lugar.

Esta opinião do secretário, reflete muito bem a posição da administração pública com relação à situação dos agricultores apodienses que sofrerão com a implantação deste projeto - IGNORAM. E não levam em conta o passivo ambiental que pode ser deixado para os nossos filhos, caso isso não seja bem discutido.

Anônimo disse...

fatima bezerra emineiro estão certo isso só ia cervir para propaganda politiqueira da prefeitura de apodi

pedro disse...

secretario é porque o sr não sabe da realidade dagente,porque o sr não defende junto com seus politicos e prefeita um projeto que gere emprego e renda DESTRIBUIDA para o povo de apodi e pequenos proprietarios? e sim para grupo de ricos GRINGOS .

Anônimo disse...

graças a deus os rosados conseguirão evitar um desastre ecologico no nosso municipio apodi, eles tentaram fazer o mau e fizeram o bem.

esse não autorização na irrigação foi coisas dos rosados.

Anônimo disse...

Interessante, caro Secretário e demais leitores deste blog.

Ninguém é contra a irrigação, pelo contrário ela é muito bem-vinda. Contudo, se os governos - seja ele qual for: Federal, estadual e/ou Municipal - pretende realmente beneficiar os agricultores apodienses, faça realmente a irrigação, mas, para que os agricultores irriguem suas terras e eles próprios cuidem dela, sem sair de suas terras, sem ser necessário que oportunistas de outras regiões e/ou setores sejam os beneficiados.
Fátima é favor da irrigação e eu também, mas que seja em prol das famílias agricultoras, mesmo que para isso elas paguem uma porcentagem pela água, mas a terra e deles e por eles que deve ser irrigada e desfrutada.

FAÇA A IRRIGAÇÃO SECRETÁRIO, mas para eles e não para os empresários que agora, depois que as águas da Barragem estão aí em abundância, querem tirar um proveito não pertence a eles.

FAÇA A IRRIGAÇÃO SECRETÁRIO, dando todo apoio aos agricultores donos das terras para que, enfim, estes pobres sofredores venham afinal a desfrutar destas águas e não "tomando" suas terras e "expulsando-os" para que aventureiros "apadrinhados" seja lá por quem for, venham a saborear o fruto de uma conquista que eles nunca derramaram uma gota de suor por estas melhorias;

FAÇA A IRRIGAÇÃO SECRETÁRIO, e convide toda a comunidade rural para participar deste projeto, onde possam opinar e decidir sobre o que fazer e não simplesmente receber notificações sem direito de querer isso ou aquilo;

FAÇA A IRRIGAÇÃO SECRETÁRIO, eu estou com vocês.

Anônimo disse...

isso mesmo faça a irrigassao secretario ai voçe ver como apodi vai melhorar e talves ate parar de pertubar voces.

Anônimo disse...

QUEM ERA CONTRA 90% DA POPULAÇÃO, QUEM ERA A favor SÓ A PREFEITURA.

Anônimo disse...

Parabens caro anônino acima, vc é uma pessoal esclarecida. Nos precisamos de pessoa assim como vc no poder politico p lutar p nossa Apodi!

Anônimo disse...

o finado bevenuto dizia: ai dos sabidos se não fossem os bestas

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO