quinta-feira, 17 de novembro de 2011

[leia] Se Apodi é a 3ª do estado, imagine como estão as outras

Me parece que foi divulgado recentemente um estudo em que coloca Apodi como a terceira cidade no quesito desenvolvimento do RN.

Das duas... uma: Ou o estudo estava completamente enganado, ou o restante do estado está 'fê-u-fu-dê-i-di-dê-ó-dó'.

Em que área Apodi está desenvolvida?

Educação?!? Somos uma das cidades que mais projetam universitários para Natal e Mossoró, e andamos longe de ter uma universidade. Recentemente foi divulgado pelo IBGE o índice de analfabetismo, e Apodi não estava entre as 10 menos analfabetas. Presenciamos há bem pouco tempo uma jovem que 'quase perdeu o dedo' num pau-de-arara quando fazia o trajeto casa-escola.

Então, definitivamente não estamos desenvolvidos na educação.

Cultura?!? Não temos teatro, nem tampouco cinema. A Casa de Cultura virou lanchonete. Nossos grupos culturais como Mandacaru, Florescer, Rancho Alegre, entre outros estão à míngua. A Banda de Música, um dos últimos marcos culturais da cidade, vai aos poucos desaparecendo. Nossas maiores festas são o Carnaval e a Vaquejada, se bem que de cultura isso não tem nada.

Cultura também não é nosso forte.

Lazer?!? Vejamos... temos um Calçadão que nunca foi inaugurado, e já teve que passar por várias reformas. Da Barragem de Santa Cruz as últimas notícias é de morte por afogamento, lixo 'tomando de conta' e estradas intransitáveis. Bom mesmo só vamos encontrar os bares: Bar da Tripa, do Tejo, do Cabral, e por aí vai. O melhor lazer que Apodi pode oferecer aos seus jovens é uma boa dose de cachaça.

Então, o lazer não é a nossa praia.

Esporte?!? O que temos de realmente significativo no esporte da nossa cidade? Que projeção Apodi tem no estado quando o assunto é esporte? Tem um Ginásio de Esporte invariavelmente interditado por falta de condições. Um  complexo esportivo onde pode praticar de tudo, inclusive se drogar, menos o esporte. A única coisa que eu sei que é proibido fazer naquele local é praticar esporte. Até as traves foram retiradas, com medo dos nossos jovens transgredirem as regras.

No esporte também não somos campeões.

Saúde?!? A Saúde vai bem... obrigado! Mas aquela lá do Pontinho, que vende sorvetes deliciosos, porque a saúde do município... que andava 'mal das pernas', teve que ser encaminhada para Mossoró ou Natal, por falta de médicos, de leitos, de estrutura, de tudo.

Eu, particularmente, fiquei muito feliz quando vi o resultado desse estudo, porque pensava que nossa situação era crítica, mas eu vi que poderia ser beeeeeeeeem pior.

48 Comentários:

ana karine disse...

excelente reportagem parabéns pelas críticas todas são bem fundamentadas.!

Anônimo disse...

caro amigo DeAssis, achei uma Área que nosso velho Apodi vai bem; nos transportes, tem carros novos na cidade, mas não estou me referindo a aquela frota que o governo federal mandou, não!!! será que me entenderam? IMPORTADÃO....

Anônimo disse...

CONCORDO PLENAMENTE. APODI POR TEMPO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA, PELOS RECURSOS NATURAIS QUE DISPÕE, PELA CAPACIDADE INTELECTUAL DOS SEUS FILHOS, TERIA TODAS AS CONDIÇÕES DE COM PROPRIEDADE E MÉRITO A ESTE PATAMAR. PORÉM, OS NOSSOS REPRESENTANTES DE ESTADO E ESPECIALMENTE, DE MUNICÍPIO INFELIZMENTE AINDA NÃO TIVERAM SABEDORIA PARA APROVEITAR O QUE TEMOS DE MELHOR.

Anônimo disse...

muito bom o comentário,tudo isso é verdadeiro.

Anônimo disse...

A regiao do balneário, caminho da casa da prefeita esta muito desenvolvida.

Anônimo disse...

PARABENS DIASSIS PELA MATERIA

Edinha disse...

Tem uma coisa que VOCÊ DeAssis não citou...Apodi tem um plano de cargo e paga melhor aos professores que muitas cidades do BRASIL !

Anônimo disse...

senhora edinha e o desenvolvimento de apodi se resume a um salario de professor?...assim deassis tinha q colocar q os alunos da escola municipal la em melancias estao estudando em uma casa q foi alugada pela prefeitura no minimo sem nenhuma condiçao.. pois la os alunos ficam atumutuados em pequeno qurtos trancados, o colega deassis fez aqui apenas uma breve reflexçao desse nosso apodi desemvolvido??... reflita voce tambem....

Anônimo disse...

qual a cidade que todo ano falta merenda escolar(EDUCAÇÂO)?qual a cidade que não tem um MUSEU publico(CULTURA)? aonde se localiza em apodi diariamente encentivos do poder publico munical para atividades esportivas acompanhadas de profissionais especializados? essa pesquisa e dados de dois mil e e dois mil e nove,porem aonde apodi gerou mais emprego que o parque industrial de parnamirim,são gongalo do amarante,macaiba etc ei tem algo errado ai gente e mais errado foi eu que votei nas mulheres,ainda bem que a dilma não é casada...

EX ELEITOR DE GORETE PINTO disse...

O MUNICIPIO NÃO TEM UMA AMBULANCIA GENTE,A MATERNIDADE NÃO TEM UMA AMBULANCIA CARA E AI,SOMOS O TERCEIRA MELHOR DO ESTADO EM SAUDE,O HOSPITAL A MESES NÃO BATE UM RAIO X,SEI NÃO VIU.

Anônimo disse...

fiquei imprecionada quando vi a materia dizendo que Apodi era a terceira do estado. por alguns instantes achei que era eu que estava louca.

joilma nunes disse...

a equipe de gorete quase soltava bombas quando saiu a materia. será mesmo que eles estão tão enganados assim??????????

HOMEM DA CAPA PRETA disse...

Desculpes amigos blogueiros que acompanham esse blog.
Não estou aqui para defender ninguem, apenas meu Apodi que é de vcs tbm.
Esse acompanhamento divulgado é sério e de muita importancia para o desenvolvimento de um país. Apodi não é o melhor lugar para se viver mas é o melhor que eu tenho. Voces falam de uma coisa relativamente direta a administração de nossa cidade, para se chegar a um colocação que Apodi chegou foi esforços de todos e não só da equipe da prefeita que tantos vcs denegram. Apodi gerou empregos, gerou rendas, a saúde vem melhorando, a educação também alcançou patamares jamais alcançados e isto não é só o trabalho de uma nao da prefeitura não, já vem sendo bsatalhado a muito tempo. desde 1993 quando o PMDB tomou o poder do PDS hoje DEM que as coisas começaram a andar. Com Pinheiro, Vandinho e agora Goreti. Esse trabalho é arduo e depende de muitos fatores para serem conseguidos.
Portanto peço ao amigo blogueiro que se retrate ao falar de Apodi e achar que nós n\'ao merecemos esse título que muito poderá nos ajudar a sermos visto como povo batalhador assim como vc que busca um sonho.
Sinceramente vcs precisam conhecer mas a fundo as cidades do RN para deixarem de denegrir a sua propria cidade.
Vcs já viram os Rosados ambos os lados acabarem com Mossoró?
Os amigos de Caraubas acabarem com Caraubas. Felipe Guerra, Açu...
Pois é só vejo isso aqui e é uma pena lastimavel saber que uma pessoa de cunho inteligente como vc escrever só o lado ruim das coisas que temos. se não temos mas museu, cinema, times de futebol e etc foi porque os sonhos daqueles que sonharam e conseguiram fazer eles virarem realidade não tiveram valor para nossa população. assim como vcs tabem não valorizam a Banda de Musica que temos, os artistas que temos, os profissionais que temos, os estudantes que temos, professores, escolas, enfim um monte de coisa que se vcs olharem bem farão vc ver Apodi com outros olhos.

DeAssis disse...

Olá anônimo... Confesso que já li esse seu comentário algumas vezes para entender sua opinião.

Entrei num 8.

Não sei bem qual a retratação que você pediu.

Acho o seguinte, se você se contentar com esse título de 3º lugar no estado... pode ficar pra você!!

Prefiro mil vezes ser o lanterna, e em troca disso ter uma Universidade em Apodi.
Ter um cinema.
Dar valor aos talentos da terra.
Incentivo ao esporte.
Jovens longe das drogas.
Bons lugares de lazer.
E uma saúde que funcione.
E outro monte de coisas...

Vamos então fazer o seguinte: Pra você, eu me retrato e digo que Apodi é a melhor cidade do mundo em desenvolvimento, crescimento, educação, cultura, lazer, esporte, saúde, empregos, enfim, não há lugar no mundo melhor que Apodi.

Mas vai ser difícil convencer nosso povo sofrido de que está tudo indo muuito bem.

Vovó acabou de me ligar dizendo: DeAssis, o pior cego é aquele que não quer vê.

DeAssis disse...

Há, e nem pense que achar que está tudo às mil maravilhas, quando não está, é uma forma de defender o nosso Apodi.

Apodi, por mais amor que tenhamos a essa terra, nem de longe é a terceira melhor cidade do estado.

Nem de longe!!!!

Anônimo disse...

esse cara (o homem da capa preta), trabalha na rádio AM de apodi, sempre que converso com ele, tenta transferir a responsabilidade da péssima administração atual, para os outros políticos que fazem oposição aos "prefeitos" (klinger e goreti), ridículo e cara de pau, esse mané. será que pensa que convence alguém?

MARIA DA SAUDE disse...

concordo plenamente ,Apodi hoje estar muito mais conciente disso ,sao poucos os q defendem essas adiministraçoes desastrosas .confesso q ja contribuir muito mas por falta de opçoes mas hoje apodi tem grande chance de ser realmente a cidade de maior desenvolvimente do estado ,regiao,ou pais. so depende de nos ! EU ACREDITO!

Anônimo disse...

pegadinha do malandro!

kkkkkkkkkkkkkk

quase rachei de rir com isso!!

Anônimo disse...

Parabés Diassis pela excelente matéria, fui eleitor de Gorete, fuiiii, jamais serei outra vez, e mais agora com essa de querer fazer o povo acreditar numa piada dessa, é rir da cara do povo, o que Apodi é você resumiu muito bem. Será que essa administração vai viver só de mentiras: as obras federal e estadual ele diz que é dela, o dinheiro do royalties ta sendo aplicado no desenvolvimento de Apodi,a saúde vai bem, a educação é excelente e agora com essa que Apodi é a terceira cidade do estado fechou com chave de ouro, pelo o amor de Deus, o povo de Apodi tem celebro deixa de hipocresia. Agora vôce so não mentiu numa coisa: disse na recente convenção do seu partido que foi cria de Pinheiro, aprendeu tudo direitinho hem prefeita.

Anônimo disse...

então vá morar em londres! os problemas que você citou é igual ou pior em qualquer cidade do brasil... você mora em um país de terceiro mundo... já morei em varias cidades do RN e nao vi nenhuma melhor de se viver que apodi... só mesmo natal e mossoró... e mesmo assim ainda são cheias de problemas com saude, educação e segurança...

GECO QUE FEZ CIRURGIA E HOJE VER TUDO,E OUÇE TUDO,PORQUE SO SABIA OUVIR A LAMBADA DA INGNORANCIA POLITITICA disse...

OUVIR COMENTARIOS QUE AS CASAS FEITAS PARA SEREM VENDIDAS PELO PROJETO MINHA CASA MINHA VIDA PAGAM ISS A PREFEITURA VIU CAPA PRETA: AS DE 70 MIL REAIS PAGA 3,500 REAIS,AS DE 80 MIL REAIS PAGAM 4 MIL REAIS DE ISS A PREFEITURA,E AS FINANCIADAS POR CEM MIL REAIS ,PAGAM CINCO MIL REAIS,E O DINHEIRO DESSE ISS ESTAR SENDO APLICADO AONDE capa preta, POIS ATE O CALÇAMENTO DESSES CONJUNTINHOS ESTÃO SENDO FEITOS PELAS CONSTRUTORAS DAS REFERIDAS CASAS,JA QUE TEM QUE SER UMA EMPRESA REGISTRADA PARA QUE POSSA CONTRIR,é ai que apodi é a terceira melhor?onde nem um simples calçamento de onde a prefeitura recebi do pobre comprador de uma casinha via empresa,ja que tudo entra no valor financiado pela caixa,É AI QUE TEREI QUE VOTAR OUTRA VEZ NELA,PORQUE COMPRAREI UMA E PAGAREI SEM TER BENEFICIO,AGORA VOTE ,AGORA MIM ENGANE OUTRA VEZ,DEIXE GEGAR O DIA QUE TAMBEM APRENDIR A ENGANAR.

decepcionados do bairro malvinas disse...

var na farmacia da secretaria atraz de um remedio para azia,será que a cidade que não tem um medicamento desse é a terceira melhor em saude do estado,que mentira grande é essa,vcs pensam que a gente é besta,agora veja quem divulga isso,e quanto eles ganham e de quem ganham.

Anônimo disse...

qual o a diversão que a gente tem promovido pela prefeitura em apodi,qual a inauguração que foi feito em apodi ,com o dinheiro de apodi,para apodi desenvolver,gente façam como eu,de besta não mim restou mais nada e prefiro perder minha mão que dar um voto outra vez a essa turma que estar no poder da prefeitura.

Anônimo disse...

rapaz da capa sai da capa e var ver as instalações,instrumentos e falta de bom funcionamento da nossa banda,ai sim voce vai mudar de ideia,venha ver,faça uma visita e vc vera que a realidade é outra.peça a população para visitar e analisar o que a rua comenta e sabi e ver...só vc não,o quanto vc ganha para se esconder por tras da capa,ha ha ha ou de um microfone se for o caso.

Anônimo disse...

HCP tira das mãos da administração pública o crecimento que deu o título a cidade de Apodi (pelo q entendi Apodi cresceu quando os bicudos saíram da administração, mas Apodi não está crescendo por causa do PMDB, porém é o esforço daqueles estão e passaram pelo PMDB que levaram Apodi a essa posição... Opinião mais controversa que a própria colocação da cidade!).

Então seria de qual setor a responsabilidade de atingirmos essa posição de 3° lugar? Indústria em Apodi: algo pontual. Comércio: quem paga seus funcionários de forma correta em Apodi e dá condição de trabalho garantida por lei? Haja vista que até bem pouco tempo, tinha 'lojas' onde só se tinha hora de entrar para trabalhar e no fim do mês pagava R$ 175,00!! Carteira assina? Piada, né!?

HCP não precisa se retratar, se a vida boa de alguns em Apodi em detrimento da míseria dos os demais tá de bom tamanho para vc, então em breve teremos uma nova metrópole na região do oeste potiguar.

Anônimo disse...

diassis ou janio,façam materia a respeito do ISS,que se paga das casas construidas por algumas contrutoras em apodi,que recolhem CINCO PORCENTO EM CIMA DOS VALORES DAS CASA,E ATE O CALÇAMENTO OS CONSTRUTORES ESTAÕ FAZENDO,PORQUE A PREFEITURA NÃO FAZ,É UM ABSURDO,O POVO POBRE PAGA ESSE ISS,JA QUE FICA EMBUTIDO NO FINANCIAMENTO E NADA RECEBE,UMA CASA POR EXEMPLO DE 7O MIL PARA 3.500,OO REAIS DE ISS A PREFEITURA,UMA CASA DE 80 MIL REAIS DE FINANCIAMENTO PAGA 4 MIL REAIS DE ISS,E PORQUE NEM O CALÇAMENTO A PREFEITURA FAZ. faça materia a respeito disso,não divulgue esse comentario se desejar é ai a terceira melhor cidade do estado?

er er er gogo o meu voto voce num comti mais não,deus mim livre. disse...

aonde foi gerado os empregos,aonde,qual a nova fabrica de apodi, o queiroz que tiveram de gastar em torno de 50 mil reais em obras de esgoto e asfalto nas rua ao lado do predio,porque a prefeitura nada fez ?

Anônimo disse...

Melhor prefeita de todos os tempos de Apodi.vcs só sabem criticar.pq flaviano não arruma nada com fabio farias?Agora gogo arruma ai vcs axam ruim.vcs não são a favor do densenvolvimento de Apodi só pesam em si mesmo vcs q diz é da nova geração de nova não tem nada...
"Agora publique Meu Amigo vc só publica comentarios criticando".

Anônimo disse...

excelente materia.. parabens, pois tras o povo pra uma discuçao
polica e isso esclarece a conciencia das pessoas...

Anônimo disse...

ou bando de casca seca.acorde, pense no seu proximo enquanto eles tao sofrendo vou ta babando cara,o futuro é escuro, amanha esse escuro pode ta atingindo voce , homem de cara de lama.Fique na sua que voce calado ainda ta errado.

é uma familia toda,viu. disse...

estou com a revista das promessa de transformar em apodi na capital da administração mundial exemplar guardada,gorete vou te esperar em minha casa,vc vai ter que explicar item por item e depois ouvir o que tenhom para tev dizer,votar na senhora nem debaixo de chicotadas,foi a primeira e ultima vez,votarei em outro qualquer,pois sou bacurau bem verdinha,mais em voce não votarei outra vez.

Anônimo disse...

APODI É A MELHOR CIDADE DO MUNDO E TEM OS PIORES POLITICOS DO MUNDO

Anônimo disse...

não sei como, mas tem um monte de gente que ainda acredita nesse governo tirano da prefeitura de Apodi. Meu povo acorda!!!

VERDADE disse...

Acho engraçadas essas matérias que esses blogueiros fazem Se Apodi estivesse em ultima colocação era Motivo de criticas era motivo de deboche, mas, não sai uma matéria onde mostra nossa cidade como a terceira melhor cidade do RN e o que acontece. Criticas amigos não existe uma administração perfeita e não existe uma cidade perfeita.
Temos que parabenizar a preferia por esse feito, se em terceiro lugar acontecem essas criticas e esses movimentos que no fundo tem o cunho politico imagine se apodi estivesse em ultimo lugar.
Esses blogs de apodi estão servindo como armas politicas. Isso sim deve ser criticado senhor que eu nem sei quem e que comanda esse blog. Faça Uma auto reflexão e veja pra o que seu blog está servindo.
Agradecido.

Torres disse...

Acho que Apodi está a frente de muitos municípios no tocante aos movimentos sociais e Agricultura Familiar, é exemplo e modelo pelo mundo afora estudo de Norte a Sul do Brasil pelas Universidades Federais e recentemente pela Universidade da França, pena que o muitas pessoas de nossa cidade não valoriza esse potencial.

Anônimo disse...

apodi em terceiro lugar e itaú en sexto lugar, dá para acreditar.

Anônimo disse...

VERDADE você esta cega ou mora em outra cidade?concordo com você quando disse que não existe uma administração perfeita e não existe uma cidade perfeita,mas você não acha que poderia melhorar mais ou você acha que esta bom assim com todos esses problemas?

Anônimo disse...

parabens pela materia.

Anônimo disse...

Quando maior a mentira, maior é a chance de ela ser acreditada.
Adolf Hitle

Anônimo disse...

Olha Diassis parabens pelo comentário e assino em baixo, gostaria que fosse publicado com glaresa esta pesquisa que deu a minha cidade do Apodi um titulo, que niguem sabe de onde veio, e quero aqui deixar minha opinião para o Homem da Capa Preta, voce deve ser um quaqueles que está mamando forte nas tetas da vaquinha de 3º lugar

Anônimo disse...

é 'blogueiro'domingo conheci pau dos ferros tao falada e invejada por vcs da 'nova geração'e te afirmo que nem em sonho troco apodi por lá,vi lixo espalhado nas ruas,escolas acabadas,casas horriveis,entrada da cidade pessima,buracos,e claro o povo de la ao contrario de vcs apodienses só mostra o lado bom das coisas.

Marlus Vinicios disse...

"então vá morar em londres!" e "Criticas amigos não existe uma administração perfeita e não existe uma cidade perfeita" - Isso já seria o suficiente pra interromper a leitura(não apenas pelos erros que comprometem o entendimento do que está sendo dito), mas fui até o fim, pois as vezes me divirto com a ignorância alheia, e agradeço pela minha(mesmo que pouca)inteligência.
Não dava pra deixar passar a parabenização pela crítica nessa matéria, meu caro De Assis.

Anônimo disse...

Olha gente, não entendo porque tanta revolta por Apodi ter se destacada nesta pesquisa. Sabemos que temos nossas deficiencies enquanto cidade, mas tambem temos tantas coisas boas a oferecer. Portanto se voces sabem criticar ajudem a construir um futuri melhor, pois apodi não é da prefeita e sim de todos nos.

Anônimo disse...

o trem aqui ta bão!!!!

Anônimo disse...

Não sei quem vc é e não me interessa conhecê-lo, face os comentários negativos,no seu blog, nos quais você só vê defeitos; faz criticas destrutivas e indiscriminadamente, mas, não tem o senso de propor construtivamente soluções às criticas apresentadas. Eu sou apodiense e nâo concordo com a sua forma de mão única. É uma pena...

Anônimo disse...

PARECE QUE DE PESQUISA FALSA TEM GENTE QUE ENTENDE BEM.

Anônimo disse...

Essa pesquisa leva em conta os recursos destinados ao município de forma proporcional ao tamanho do município.

Itaú ficou bem colocado também e lá se vê outra cidade, bem mais bonita e estruturada em relação ao último mandato. Mas qual foi a principal diferença que vemos em Apodi? A não ser o asfalto que a PETROBRAS praticamente obrigou a ser empregado em alguma coisa.

Uma frota que o estado pagou, ou as creche que o estado está pagando??? digam-me qual a mudança que Apodi sofreu no mandato da(o) prefeita(o) Goreti (Klinger).

Anônimo disse...

Apodi esta de parabéns essas pessoas que falam mau, não conhece as outras cidades,eu sai desa linda cidade 1990 se ela fosse com é hoje não teria saido, mais breve vou volta para mora independente de ADMINISTRAÇÂO..

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO