sexta-feira, 18 de novembro de 2011

[leia] Cuidado, jornalista: criticar pode dar cadeia


Blogueiro no Rio Grande do Norte sofre três condenações a prisão, por críticas a prefeita, numa história que é uma aula de Brasil. E continua na moda, pelo país afora, o uso do Judiciário como instrumento para constranger a liberdade de expressão

Sylvio Costa, Congresso em Foco

Pra entrar no clima, só abrindo com pontos de exclamação. Treze, pra afastar assombração. O velho Aurélio aqui ao lado, deliciosamente jurássico em suas amareladas páginas de papel, esclarece:

“exclamação. Ato de exclamar; voz, grito ou brado de prazer, alegria, raiva, tristeza, dor”

Tirando o prazer e a alegria, tudo a ver. Vontade de gritar. De tristeza, dor, raiva e, principalmente, de espanto. A história é uma aula de Brasil.

Você acha que é ofensa alguém dizer de uma autoridade pública, eleita pelo voto, que ela “paga o preço por seu despreparo”? Ou que anda “empazinada de ansiolíticos e com vida em boa parte reclusa”? E se, sem citar nomes, o sujeito fala que o “sumo pontífice e sacerdotisa da Seita Songamonguista do Reino Azul-turquesa” devem “ajustar seus rituais”? Ofensa?

A juíza Welma Maria Ferreira de Menezes, do Juizado Especial Criminal de Mossoró (Rio Grande do Norte), entendeu que as três afirmações eram ofensivas, sim. E, por causa delas, condenou a cadeia, em três processos diferentes, o blogueiro Carlos Santos, 47 anos de idade e 26 de atuação profissional como jornalista. As punições foram iguais: um mês e dez dias de detenção, em cada uma das ações penais, com permissão para cumprir a pena fazendo doações (no valor de R$ 2.040,00 por processo) a entidades filantrópicas.

Com cerca de 250 mil habitantes e uma das mais prósperas cidades do Nordeste, Mossoró é o segundo município do estado – só perde para Natal – em população e força econômica. Esta, derivada em especial do petróleo, da extração de sal, da produção de frutas, do comércio e do turismo.

Uma cidade situada a meia distância (entre 260 e 270 km) da capital potiguar e Fortaleza e que se orgulha de ter importantes edificações históricas e uma indústria de comunicação expressiva: quatro jornais locais, dez emissoras de rádio e duas de TV aberta.

Uma cidade que... vai que é tua, Brasil... é administrada há 63 anos pela mesma família. Desde 1948, portanto. A família Rosado, a mesma da prefeita Fátima Rosado (DEM) e do seu irmão e chefe de gabinete, Gustavo Rosado (PV).

E também da deputada federal Sandra Rosado (PSB), que lidera a oposição a Fátima. E, ainda, da governadora e ex-senadora Rosalba Ciarlini (DEM), que se elegeu prefeita em 2000 disputando contra a Fátima, mas a ela se aliou nas duas eleições seguintes (2004 e 2008), e a quem Carlos Santos exime de responsabilidade em relação ao calvário que enfrenta.

O chefe de gabinete, Fátima e seu marido, o médico e deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), elegeram Carlos Santos como alvo de nove interpelações e 27 ações judiciais (cíveis e criminais). Uma foi arquivada, as outras 26 estão em andamento.

Somente no dia 23 de abril do ano passado o trio deu entrada em 11 processos contra o jornalista blogueiro. Que é um fenômeno da internet local.

Embora precária, quase heroicamente, Carlos consegue sobreviver com a publicidade que seu blog amealha. E o faz por causa da boa audiência, superior à de qualquer portal mantido na internet pelos tradicionais grupos de comunicação de Mossoró.

Fonte: Oglobo

Nota do blog: Brasil, o país das palhaçadas, onde falar a verdade da cadeia, mas furtar só garante reeleição.

O que esperar de um lugarzinho que acha que sabe o que é democracia?

Um país onde o voto é obrigatório, que apoia a censura e a imoralidade, que dá a certeza da impunidade.

O que mais me deixa intrigada, triste e revoltada é o fato de uma autoridade de tamanho escalão e de saber notório (Juiz), sentenciar e assinar em baixo, literalmente, esse tipo de condenação, concordando ser  'Ofensiva' tais expressões.

Mas, o que esperar dos filhos desse Brasil que saiu da ditadura, mas não a deixou sair de suas entranhas?

4 Comentários:

Anônimo disse...

Kelly vc é o máximo! Concordo com vc e acrescento que muitos devem compartilhar desse pensamento , o que falta é a coragem , algo que vc possui abundantemente!

Anônimo disse...

PARA OS CORRUPTOS NÃO TEM CADEIA

Anônimo disse...

criticar é uma coisa e fazer politicagemcomo a maioria de nossos 'blogueiros'fazem é outra bem diferente,enfatize isso 'blogueira'pois vc esqueceu de muitos detalhes em sua materia,alias isso é marca de vcs.

Anônimo disse...

criticar é uma coisa e fazer politicagemcomo a maioria de nossos 'blogueiros'fazem é outra bem diferente,enfatize isso 'blogueira'pois vc esqueceu de muitos detalhes em sua materia,alias isso é marca de vcs.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO