sexta-feira, 14 de outubro de 2011

[leia] A política do Pão e Circo



Sem maiores aluardes vejo da minha janela uma antiga estória passar dos tempos antigos pelos tempos modernos. 

Para conter possíveis revoltas da população descontente com o desempenho político de Roma antiga que gerou na época grande desemprego, o imperador romano criou a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios ( o mais famoso foi o Coliseu de Roma ), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.

Algo semelhante com os dias de hoje? 'Esmolas' para todos os lados, festejos espalhados   pela cidade, verdadeiras maquiagens nas ruas etc (...).

A decadência de Roma se deu por volta do século III, por uma enorme crise econômica e política. A corrupção dentro do governo e os gastos com luxo retiraram recursos para o investimento no exército romano.

15 Comentários:

Anônimo disse...

ei sei em quem vc vota

Anônimo disse...

só comemora quem pode.

Anônimo disse...

E só para constar um dos maiores fatores para a decadência do império foi a invasão dos barbaros, e caso a senhorita não tenha lido tudo antes de publicar seu infeliz texto, barbaro é todo aquele que vivia além das fronteiras do império.

Anônimo disse...

e na velha roma ainda tinha os pobres que recebiam os gritos e caro~es de seu imperador...nos dias atuais,na politica brasileira meio de comunicações do que detem o poder em algumas cidades,estados, ainda são usados,pois tem secretarios,chefes de gabinetes,que ai daqueles que não concordarem com erros e acertos dos mesmos...no brasil tem de tudo ainda,pareçe um tempo ainda colonial.

Anônimo disse...

o pão vai para os politicos que são espertos, o circo para os eleitores que são os palhaços.

Anônimo disse...

o amigo blogueiro ta dizendo que seu flaviano nao iria restaurar escolas, nao iria fazer festas pras crianças nen pra o idoso nen pras familias e tambem nao vai limpar as ruas nen concertar estradas nen comemorar emancipação politica nen sete de setembro nen dia das maes nen dos pais. pelo jeito ele iria fazer o que ta faltando aqui da historia de roma seria a luxúria é isso que ele iria fazer construir castelos luxuosos

Édson Oliveira disse...

adicione o link do nosso blog:

http://www.edsomoliveira.blogspot.com/

Édson

Anônimo disse...

desde quando limpar ruas fazer festas em datas comemorativas como dia das crianças das maes pais e outros é um erro?

Anônimo disse...

Ooo qui bom vc agora esta estudando isso é bom.

Anônimo disse...

QUE O DIGA LEONARDO REGO E FAFA ROSADO QUE MILHOES TODOS OS ANOS SÃO GASTOS COM FESTAS QUE DE NADA TEM DE CULTURAL.

Anônimo disse...

O QUE DIZ SOBRE A ROBALHEIRA NO MINISTERIO DO ESPORTE, FILIADO AO PC DO B.

funcionario disse...

daqui para a campanha vai faltar dias do ano para jantares,almoços,cafe da manha ,proprcionado por dinheiro publico,que em anos anteriores não se fazia,engraçado,agora cai nesse conto de vigario quem quer,eu ja decidir votar contra dessa vez,então podem fazer a politica do paõ e circo que quizerem,pois o engresso tocarei fogo.

Anônimo disse...

quem tem um pouco re raciocinio ver esta política na nossa região, pois a população esta preocupada qual banda o prefeito vai trazer para a sua cidade na festa popular, numa eleiçao em apodi houver um comentario que se tal prefeito ganhasse ele acabaria o carnaval isso gerou muita polêmica, não se importanto com a saúde, educação i sim com a diversão...E O PIOR NEN O PÃO ELES DÃO...

HOMEM DA CAPA PRETA disse...

Cara amiga intectua primogena uchoi. Não entendeu? Você está sendo muito realista e notoriamente certa se fosse em outras épocas. Essa forma de fazer política é antiga, assim como você faz para atingir a administração de Goreti. Se tem uma classe que tem que comemorar mais que as outras essa é a dos professores, que foram visto de outra forma pelo execultivo quando assinou o plano de carreira da categoria. Você sabe a quantos anos os professores esperavam por isso? devia se informar, Não estou aqui defendendo a prefeitura, mas, sim o que esta sendo feito. Vamos voltar ao tempo de Roma, já que você gosta desses exemplos, Vamos dar a César o que é de César.
Primeiro você faz uma pesquisa de quanto foi que a prefeitura gastou para comprar 02 caçambas, 02 onibus, um trator de esteira, 02 para corte de terra, 02 carros basculantes de lixo, duas kombi para o PSF. 01 Van para a Saúde, 01 carro para o gabinete. 01 para agricultura. deve ter sido um montante de dinheiro. Agora depois de terminado a pesquisa, você some tudo que a prefeitura pagaria por mês de aluguel desses transportes e que durante esse tempo vem economizando. só para se ter uma idéia uma caçamba para recolher lixo não sair menos de 5000,00 reais por mês. esse dinheiro que está sendo economizado hoje é usado para pagar melhor os professores e demais funcionários que tiveram seu plano de carreira assinado pela prefeita. Apodi não pode parar e nem deve, vendo as coisas só de um lado é dificil de conhecer o outro. Pense nisso, você é inteligente demais para escrever bobagens sobre politica que você mal conhece e é usada literalmente para escrever essas coisas. aposto que nem um cacique do alto escalão do PC do B se expoem assim que nem você, não é por falta de coragem que eles não fazem e sim porque amanhã eles podem estarem bebendo no mesmo copo da prefeita, pois não foi eles que escreveram essas coisas.
Procure analisar bem td que te disse. Gosto muito de você, tem um dominio muito bom das palavras, mas tem que lembrar que essas palavras saem do seu cerebro e não do seu coração. Já fiz isso antes e o que ganhei com isso foi dedo nas ventas, os companheiro de lutas passaram para o outro lado se deram bem e eu fiquei a ver navio com uma bandeira na mão sem graça. Ai agora vem tudo de novo, a mesma história, um novo salvador, que já se entregou aos politicos de mão beijada quando apoiou Fábio Farias contrariando os nossos ideais e seu tbm.
A prefeita não é a melhor do Brasil, mas diante dos que passaram pela prefeitura ainda não vir nenhum fazer ou conseguir algo como ela tem conseguido para o Apodi. merece respeito, não por ser mulher, mas pela coragem de enfrentar o desafio de ser a primeira mulher a ser prefeita e que já mostra que vai apagar da memória muitos prefeito que aqui passaram e que só vivam de pão e circo como diz você

Anônimo disse...

esta é uma política que passa londe dos arredores de apodi, pois temos nesta cidade o povo com um conhecimento grande em política povo consciente que saber escolher bem seus administradores o reflexo disso é a cidade de apod. mas o que é apodi hoje...

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO