sábado, 10 de setembro de 2011

[leia] AENTS entra em contradição


De fato não tem como compreender o que acontece em Apodi, num dia as pessoas falam uma coisa, noutro falam coisas totalmente adversa, basta uma noite apenas para que as pessoas mudem de ideia.

A matéria veiculada nos blogs de Apodi e nos jornais (veja aqui e aqui), acaba sendo prova viva disso. A AENTS e o GAE entidades responsáveis pelo controle e pela organização dos transportes universitários de Apodi, acabam se contradizendo em suas colocações, visto que numa reunião realizada na Câmara de Vereadores de Apodi, inclusive na presença de vários vereadores, o presidente da AENTES e o presidente do GAE afirmaram que o ônibus de Caraúbas não estavam incluso na divisão do recurso advindo da prefeitura (20 mil), e que o atraso se dava pela falta de repasses feito pela prefeitura.

Os estudantes de Caraúbas tem como prova o senhor João Evangelista presidente da Câmara, o vereador Junior Carlos, o Vereador Paulo de Telecio, Vereador Chico de Marinete, o Vereador Genivan Varela e o vereador Angelo, estes estão de prova de que por varias vezes foi discutido isso na reunião, e que uma das problemáticas seria incluir o ônibus de Caraúbas na divisão do recurso, pois esse recurso estava 100% comprometido com Mossoró, sendo que dessa forma a solução mais viável seria o aumento do recurso de 20 para 22 mil. Isso é fato, fruto de uma longa e calorosa discussão realizada na câmara de vereadores e dita pelo próprio senhor Perivaldo que o GAE só podia fazer o pagamento se a prefeitura fizesse o pagamento, pois essa estava atrasada.

É incrível como as pessoas mudam de ideia e de discurso com facilidade e passam a distorcer os fatos como se isso não tivesse uma consequência.

Em relação ao período de perca de aulas, afirmamos que o transporte estava há mais de duas semanas sem funcionar, e que só voltaria se os universitários assumissem todas as despesas ou as entidades se comprometessem a fazer o repasse todo mês incluindo o ônibus na cota dos 20 mil, caso isso não fosse possível, para o ônibus voltar a fazer a linha cada universitário teria que se responsabilizar pelo contrato, o que dava uma bagatela de 88,00 reais por mês para cada um dos 44 universitários. REAFIRMANDO: isso ocorreria se caso a prefeitura não entrasse com uma parte (1.600,00), para que o transporte fizesse a linha normalmente.

O que afirmamos e reafirmamos em nosso protesto é que não teríamos condições de fazer esse pagamento. Sem a ajuda da prefeitura, nós passaríamos a pagar dos atuais 45,00 para os 88,00 reais por mês, por esse motivo buscávamos a sensibilização do poder executivo. Nunca afirmamos que “pagamos” esse valor, afirmamos que “pagaríamos” se caso a prefeitura não contribuísse, e isso ficou bem claro na reunião na Câmara de Vereadores.

Quanto ao fato de que o ônibus voltou a funcionar, sim é verdade, o ônibus voltou a funcionar no inicio da semana dia 5 de setembro, proveniente de uma discussão entre os universitários de Caraúbas e o presidente da AENTES, visto que o período de provas na faculdade estava próximo e que os universitários não podiam mais perder nenhum dia de aula. Ao passo que os dois presidentes, GAE e AENTES respectivamente, entraram num acordo de que o ônibus voltasse a funcionar até que a solução fosse resolvida, o que na verdade não teria tempo previsto para acontecer. Dessa forma o ônibus voltou na condição de que se a prefeitura não fizesse o pagamento até o fim do mês (setembro), os universitários seriam responsáveis pelo custeio, que como falamos anteriormente seria 88,00 reais por pessoa. Dessa forma não havendo nenhum entendimento e nenhuma condição de que isso pudesse acontecer por parte dos alunos, os mesmo decidiram por fazer pressão para que a situação fosse resolvida o mais rápido possível. Foi ai que surgiu a ideia do protesto de 7 de setembro, que na verdade teve uma repercussão maior do que a esperada, e rendeu na atual discussão, o ônibus contratado e os discursos distorcidos e confusos de nossos eleitos representantes.

Quanto ao fato da ‘politicagem’ que foi mencionada na matéria, deixamos ao encargo dos nossos queridos leitores, que tirem suas próprias conclusões, afinal está bem claro de onde está partindo a politicagem e a mudança trágica de discurso, que garantimos, não é advindo dos universitários.

O que nos deixa triste é ver um representante de uma organização social se prestar a esse tipo de papel, mudar de discurso e tornar as coisas bem mais confusas do que fato elas são. Vergonhoso.

Fica aqui nosso pesar e nossa tristeza pelo fato ocorrido, distorcido e não entendido por parte daqueles que são cegos para a verdade e que foram eleitos para nos defender.

Um cordial abraço a todos e todas universitários sensíveis as lutas e decididos pela causa.

“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros”.
(Che Guevara)


Att

#CoUni - Comissão dos Universitários e Universitárias de Caraúbas

FONTE: marmotaapodiense.blogspot.com

5 Comentários:

Aninha Holanda disse...

Inicio meu comentário com uma reafirmação da matéria.
''A AENTS e o GAE entidades responsáveis pelo controle e pela organização dos transportes universitários de Apodi, acabam se contradizendo em suas colocações''
Isso é mais que evidente!!Qualquer bom observador que se prese pode analisar que as conversas não se encontram e que existe realmente alguma problemática na qual o ônibus parou por alguns dias justamente no período que antecede as provas prejudicando assim os alunos que tiveram que se sujeitarem de diversas formas para assistir aula.Uns iam de motocicleta todos os dias outros em pleno desespero alugaram casas com cerca de 10 pessoas, no município de Caraúbas visto que a situação não se resolvia.
Eu fui uma dessas que não esperei a situação se resolver fui logo morar em Caraúbas,já que estávamos perdendo muita aula.E quem disser que é mentira minha pergunte aos demais universitários que estavam na mesma situação que eu.Fiz o protesto ''PACÍFICO'' e faria novamente se necessitar,já que eu não ofendi ninguém nem tão pouco menti, esclareci a verdadeira situação dos universitário da UFERSA que estavam perdendo aula,a sociedade tinha que saber disso ou não???Não tinha dia melhor para falarmos da dependência dos alunos justamente do dia da independência, não é verdade meus caros leitores??
Eu tinha todos os motivos do mundo para não ir para esse manifesto,já que estou morando em Caraúbas, porém não sou egoísta,penso no bem coletivo dos meus demais amigos que estavam sendo prejudicados por não estarem indo a faculdade e creio que esse meu anseio é de tantos outros pais e mães que se angustiavam ao ver seus filhos em casa em dias letivos de aula sem poder acompanhá-las.

Geraldo Aents disse...

De fato o onibus citado nao estava mesmo dentro do repasse da prefeitura e este so começou a participar depois de uma reuniao entre gae, aents e sec. de educação no mes de julho. O que acontece é um entendimento errado das coisas e falta informação de alguns. O problema é que o repasse nao foi feito para este onibus pela parte que convem do repasse da prefeitura que ocasionou todo o problema, ja que a parte que os alunos pagam esta sendo feita.

Anônimo disse...

AFINAL A PERFEITA PROMETEU BUZÃO DE GRAÇA. SE ELA FEZ ISTO, O QUE OS ESTUDANTES TEM QUE FAZER: FERRO NA BONECA!

Universitário de Mossoró disse...

Com relação a falar que os manifestantes estavam fazendo politicagem: politicagem é querer menosprezar uma causa legítima de manifestação. E quem disse que era politicagem tem parentes em cargos NA PREFEITURA, ou seja, independentes de Klinger é que não são. E aí? Quem está fazendo politicagem? Quem é universitário e cobra as promessas de campanha de forma justa, com o direito de manifestação garantida pela constituição? Ou quem tem o rabinho preso, mesmo perdendo aula e sendo prejudicada, pois a preocuoação maior de algumas pessoas não é subir na vida com o estudo, mas garantir o imediatismo se vendendo pra quem está no poder.

Anônimo disse...

Cara Aninha tudo que você falou, é verdade.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO