[veja] Construção da UFERSA campus Pau dos Ferros
O município de Pau dos Ferros recebeu nesse início de semana uma produtora de tevê que foi gravar as obras de construção do mais novo campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a UFERSA Pau dos Ferros, na região do Alto oeste Potiguar. Durante as filmagens, foram gravados também depoimentos de jovens e pais desses estudantes sobre as expectativas com relação à nova universidade.
O vídeo, que será exibido em rede nacional, vai mostrar a continuidade do programa de expansão universitária no governo Dilma Rousseff com a construção de mais quatro universidades federais e 47 novos campi, estando incluído o de Pau dos Ferros.
A equipe de tevê foi recepcionada pelo reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, e pela secretária de educação de Pau dos Ferros, professora Maria do Livramento de Queiroz Diógenes. Os depoimentos foram gravados com estudantes da Escola Estadual Dr. José Fernandes de Melo.
O reitor Josivan Barbosa explicou a importância da expansão universitária que possibilitou a ampliação dos campi das universidades federais. Só no Rio Grande do Norte o salto foi de três para seis, sendo da Universidade Federal Rural do Semi-Árido contemplada com os campi de Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros. “A UFERSA Pau dos Ferros, em obras desde janeiro, será o primeiro campi do Governo Dilma”, afirmou o reitor. A previsão de conclusão é de 24 meses.
O reitor garantiu que os participantes do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, que acontece no próximo mês de outubro vão poder optar pela UFERSA Pau dos Ferros. “Vamos oferecer 100 vagas no curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia já no primeiro semestre de 2012”, afirmou. Para isso, a Universidade, a exemplo de Angicos e Caraúbas, iniciará as atividades em prédios cedidos até que o campus seja concluído.
FONTE: www2.ufersa.edu.br
Nota do Blog: Uma Universidade como a UFERSA instalada em qualquer local traz consigo desenvolvimento e ajuda na economia da cidade. Infelizmente Apodi perdeu uma grande oportunidade de tê-la por êne motivos, dentre eles a falta de vontade política de lutar pelo menos uma vez por algo que fosse para o bem dos filhos do Apodi e não por interesses próprios.
Talvez, quem sabe, se aquela luta fosse travada em época igual a essa a qual antecede as eleições e as obras públicas, principalmente com o recurso Federal e Estadual, jorram em nossa cidade (o que é ótimo), teríamos conseguido o que tanto lutamos. Talvez tivesse valido mais apena sair nas ruas e pedir um campus de tal instituição ou não tivéssemos precisado fazer tantos "enterros" e achado tantos traidores, mas sim aliados.
Hoje só podemos ficar felizes que, PELO MENOS, os nossos ônibus universitários não precisarão ir para tão longe. Em falar nisso sempre é bom lembrarmos das mensalidades subindo e quantidade de gente também, fluxo que não entendo, pois na minha leiga concepção deveria ser o contrário, mais universitários, mais gente para pagar menores as mensalidades. São 7 (sete) para Mossoró (4 à noite, 2 pela manhã e 1 para a UFERSA nas segundas e sextas) e mais 2 (dois) para Caraúbas. Isso sem falar na quantidade de universitários que migram em busca de um futuro que não poderão encontrar em Apodi.
Enquanto isso tudo acontece os nossos representantes acham pouco e ainda pedem para que "Deixem a mulher trabalhar". Lá em Pau dos ferros o Homem está trabalhando e nem precisou pedir para realizar tal fato. Enquanto nos entrelaçamos na política pequena de interesses medíocres deixamos passar quase 4 (quatro) anos que deveriam ser de muito trabalho, mas que na verdade foi de muita decepção.
1 Comentário:
Cade a nossa? Meu Deus, o que estamos fazendo com nois mesmo!
Postar um comentário