sábado, 6 de agosto de 2011

[leia] Desapropriação de 200 famílias em Apodi foi notícia em Portugal

Cerca de duas mil pessoas de organizações, movimentos e trabalhadores rurais da Chapada e do Vale do Apodi manifestaram-se pelas ruas contra um projecto que irá afectar centenas de pessoas. O mesmo pretende desapropriar uma área de mais de 13 mil hectares de terras onde estão instaladas 200 famílias. O objectivo é dar espaço a um loteamento irrigado que irá beneficiar cinco empresas multinacionais que controlam a produção de uva e de cacau.

No dia nacional do agricultor, comemorado a 28 de Julho, os trabalhadores rurais apontaram para os problemas que o projecto pode trazer à região do norte do país. «Isso que estão a querer fazer connosco é um crime, pois tirar centenas de pessoas dos seus territórios e comunidades para entregar estas terras a umas poucas empresas que só se preocupam com o seu lucro é uma tremenda injustiça», afirmou um camponês, segundo a agência Adital.

Fonte: Fátima Missionária - Portugal.

1 Comentário:

Marcos pinto disse...

Já tá mais do que na hora da Sra. Prefeita emitir uma nota de apoio à esses bravos e profícuos agricultores da Chapada. Repito: Esse asqueroso projeto do DNOCS traz embutido em seu bojo uma forma de beneficiar empresas multinacionais,deixando os humildes agricultores entregues à própria sorte. ademais,o manancial hídrico da barragem já está totalmente comprometido com o abastecimento da adutora do alto oeste (45 cidades),incluindo-se aí a cidade de Mossoró. Lembrai-vos do governo Geraldo Melo, que desviou milhões com o projeto da irrigação da Chapada partindo do abastecimento com água da lagoa,por todos previamente sabido que era inviável,dado o assoreamento da lagoa e sua pouca capacidade hídrica. Resultado: taí o elefante branco no balneário,e o enriquecimento ilícito com o dinheiro despendido com o tal projeto.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO