quarta-feira, 3 de agosto de 2011

[leia] Um pouco sobre a Saúde de Apodi

Nossa SAÚDE é tão ruim... mas tão ruim... que achamos que ela é apenas 'mais ou menos'.

Quando na postagem anterior comentei sobre o privilégio de termos médicos que residem na nossa cidade, é porque não sabemos o tamanho do 'rombo' que é a Saúde em nosso município.

A situação em Apodi é tão péssima, que nosso povo não sabe os direitos que tem.

Quando você escutava Dra. Solange insistindo que o Hospital Regional era apenas para Urgências e Emergências, talvez o povo não entendesse, mas essa era a verdade.

O Sistema Único de Saúde - SUS - organiza o atendimento médico em três estágios: Primário, Secundário e Terciário.

Em linhas gerais seria:
Primário: Postos de Saúde, com equipes completas de PSF atendendo em horário comercial, das 07 da manhã até às 17 horas, com médicos Generalistas, capazes de atender, e principalmente, de acompanhar o nosso povo. Eventualmente, o médico generalista encaminharia os pacientes para uma consulta mais especializada;

Secundário: Seriam os ambulatórios, com equipes especializadas em cada área. Teríamos então cardiologistas, endocrinologistas, psiquiatras, neurologistas, pediatras, geriatras, enfim, deveríamos ter pelo menos um médico de cada área atendendo em dias específicos a população que antes havia sido encaminhados pelos médicos do PSF;

Terciário: Aqui é que entraria o Hospital Regional, com atendimentos médicos de Urgência e Emergência.

Em Apodi dizem que tem Postos de Saúde, mas confesso a vocês que não os conheço. O CESP, no bairro COHAB, pelo que sei, é um deles, mas para conseguir consulta o paciente deve 'madrugar', e ainda dependem das velhas 'fichas'.

Baseado em nossa população eram pra existir 12 Postos de Saúde.

Cabe a você, e-leitor, procurar saber se há essas 12 Unidades Básicas de Saúde em funcionamento.

Ambulatório então... nem pensar.

Nota do blog: O que foi exposto aqui é apenas uma tentativa 'simplista' de mostrar como funciona, ou deveria funcionar, a Saúde do nosso município.

15 Comentários:

Anônimo disse...

CADE A PREFEITURA AI NO CASO,tem a responsabilidade do primario e terciario,aonde fica...agora vote mais.

Anônimo disse...

e a turminha da prefeita ainda tem a cara de pau de falar que está tudo bem, e acham que nós somos trouxas.....ei prefeita, tenha vergonha!!!!!

Anônimo disse...

ESTÁ COM O DINHEIRO GUARDADO PARA COMPRAR OS OTÁRIOS NA PROXIMA CAMPANHA...

Anônimo disse...

vergonhoso....alem de grandes medicos residentes e apaixonados por apodi...temos uma equipe completa de profissionais de saude de primeira qualidade..desde nutricionistas ´enfermeiros...a questao eh...eles nao sao baboes ou familiares da prefeita..que é o requisito principal para ser empregado em nosso municipio....VERGONHA!!!

Anônimo disse...

esta é uma materia bastante clara, mas isso não adianta para uma classe de apodiense que ver isso que chamam de administração e a defedem, ridiculo este povo de apodi ignorancia pura defender corrupção.continuem assim que o futuro lhes dira como voçês ficaram.

Paulo Roberto.

Anônimo disse...

E é porque nos ultimos anos nosso municipio foi gerido por pessoas ligadas diretamente a área da saude, imagino que eles estão usando o conhecimento que tem pra outros fins e não pra melhorar a saude do nosso municipio. Uma vergonha, proximo ano temos que julgar nossos administradores outra vez, vamos ver se cometemos os mesmo erros de antes, ta na horta de dar um basta nesse politicos tradicionai. CHEGA, APODI NÃO MERECE ESSE MARTIRIO MAIS 4 ANOS.

Anônimo disse...

é triste uma pessoa ter nivel superior e não mostrar a capacidade critica e profissional e ter que se curvar AOS CAPRICHOS de ter que colar adesivos,ir aonde for convocado de verde,AMIGO TENHO NIVEL SUPERIOR PORQUE TIVE A CAPACIDADE DE FAZER UMA FACULDADE E VOU TER PARA ARRANJAR UM EMPREGO COM A MINHA CAPACITAÇÂO,AFINAL NÂO FIZ FACULDADE PARA SER BOI DE CURRAL E OU BABÂO...sera que em apodi existe alguem com essas caracteristicas?não sei ,afinal o povo é que julga...afinal é vergonhoso.

Anônimo disse...

os politicos antigos são contra o avanço do povo,dai terminarão talvez todos contra o povo,meu titulo é novinho e de uma nova era.votarei em gente nova.

Anônimo disse...

ou povim falador a saude de apodi e´boa os psf, o posto a maternidade o serviço de doente mental, esse e´de premeira mem médico tem . vi uma funcionaria dizer que nao tao nem recebendo vai para trez mes. ou mulherzina ruin.

Paula Oliveira disse...

independente de postagem ou não. Aprenda a fazer uma reportagem primeiro, para escrever depois. Isso quer dizer investigue os casos que vai comentar, vc blogueiro devia ter se informado melhor sobre a materia, ex: quantos postos de saude tem na cidade???? sem comentarios a começar pelo conteudo da reportagem ou falta dele!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Apodi...saúde????...kd????....xiiiiii...anda longe daqui...não vou comentar mais...pergunte para alguns idosos e eles respondem...Temos profissionais preparados mas infelizmente não são todos que obedecem oa todo muito humano senhor prefeito Klinger...xiiiii, esquecí é uma prefeita, que para ser bem sincero nem lembro, quem é mesmo, qual o nome dela??? quase esqueço o nome da prefeita, uffaaa, lembrei é a esposa de klinger Pinto o bichão de Apodi...Vote em klinger novamenete apodienses e tome peia...

Marcos pinto disse...

Saúde em Apodi? Onde? Só conheço uma saúde em Apodi - a minha querida amiga SAÚDE DE ZÉ URBANO.

Anônimo disse...

Òh dúvida cruel!

Não sei se rio com as zoações, ou se choro com a insensatez dos meus concidadãos. Vem cá: vc(s) q defende o governo da excelentíssima senhora galo, ops, Pinto kkkkkkkk é jumento mesmo ou se se fazem de burro pra melhor passar? Dizer q existe saúde em Apodi, é piada! (Será q é pra combinar com o Pinto?) kkkkkkkk
Meu post ta igual um zoológico!

Amigo Marcos tem Saúde do pastel tb kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Marcos tem saude do pontinho também...kkk...vc que está lendo esse comentário, essa é a nova enquete: ENCONTE SAÚDE EM APODI...
Se vc encontrar ou encontrou escreva aqui...Queremos saber por onde anda a saude de APODI...ahhh, deve está com Klinger ou até mesmo algum secretário por baixo do pano, que recentemente fez lipoaspiração...tá até magrinho Ele..foi o SUS que deu, então Ele deve saber onde está a saude de Apodi..kkk

Anônimo disse...

Faz 56 anos que se procura essa tal de saude em apodi e ningem encontra

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO