domingo, 7 de agosto de 2011

[leia] RN poderá ganhar 3 novos municípios

Os distritos de Soledade, em Apodi; São Geraldo, em Caraúbas e a agrovila Maísa, em Mossoró, lutam para serem os novos municípios do Rio Grande do Norte

O novo município de Soledade abocanhará toda a chapada do Apodi, criando limites com os vales do Apodi (cidade-mãe) e Jaguaribe (CE), com o município de Governador Dix-sept Rosado. É na chapada que se concentra toda a produção de petróleo e gás natural, calcário e cal, além do turismo, através do Lajedo de Soledade, segundo maior sítio arqueológico do país.

A criação do município de São Geraldo cortará Caraúbas de ponta a ponta, desde Umarizal até a divisa com Mossoró, engolindo as 18 principais localidades rurais mais importantes, entre elas Apanha-Peixe, Mariana, Santana, além dos assentamentos Santa Agostinho e Ursulina. Com elas, vai junto quase todo o petróleo, o arroz, a produção de palha e cera de carnaúba, a piscicultura, apicultura e muitas outras riquezas.

A fazenda Maísa foi desapropriada em 2004 para fins de reforma agrária. O maior projeto de assentamento rural do RN luta para se transformar em município. Na extrema do município de Mossoró na divisa com a Maísa, hoje pelo menos 10 mil pessoas se dividem entre as 11 vilas.

Fonte: Robson Pires.

12 Comentários:

Anônimo disse...

Não acredito que a classe política de Apodi vai deixar sair essa aberração: soledade cidade.

Uma vergonha.

Mais uma máquina de emprego se for criada.

ATENÇÃO PESSOAL!!!

JPBarra disse...

Amigo, o Distrito de São Geraldod não faz limite com o município de Mossoró. Tem Felipe Guerra e Governador Dix-Sept Rosado no meio.

Anônimo disse...

segundo a lei,art.18 paragráfo 4 da constituicao federal ,para haver emancipação, será realizada uma eleição com urna eletrônica, uma opção de dizer sim ou dizer não. Quem vota no plebiscito não é só a população, aliás os eleitores, da área que deseja emancipar, mas sim de todo o ‘município mãe’. Um exemplo: Solidade deseja emancipação, é o maior distrito do RN, tem 2 mil habitantes. Apodi como um todo tem 35 mil. Quem é que vai dizer sim ou dizer não? Os eleitores de apodi como um todo e não só de Solidade”.
falta um poudo informação para algumas pessoas que tem interesse direto nisso, já pensou duas prefeitura em apodi?? podia dividir uma pra cada partido!!

quem tem interesse nisso vai quebrar a cara, basta a população dar a resposta na urna!!!

Anônimo disse...

Poxa que cara desinformado. Meu amigo, pense numa coisa sem cabimento...! De onde foi que esse cara tirou essa conversa?

Anônimo disse...

Isso é a mesma coisa de "Imagine O Brasil ser Dividido e o Nordeste ficar Independente" isso nunca ocorreria, esses movimentos separatistas não vingam, você só pode se emancipar se tiver uma grande infraestrutura e como se sustentar financeiramente, a nova cidade vai tomar dinheiro emprestado a quem? pra pagar como e quando? de onde vai sair ISS, ICMS,IPTU?
e a prefeitura de soledade, vai fazer caixa com o que? vai pagar funcionalismo com o que? apenas Royalties?
Ex.: Segundo Bremaeker (1993), são diversas as causas que levam os distritos a buscarem
sua emancipação política, das quais as mais comuns e prováveis são: os interesses políticoeleitoreiros, voltados para a obtenção de votos por parte dos defensores da emancipação.

Anônimo disse...

Targinópolis
Boa Noite Jovem DiAssis
Gostaria de tentar responder os comentários sobre a emancipação de Soledade, começo dizendo que sou Apodiense, queria então chamar atenção ao terceiro comentário “Solidade deseja emancipação, é o maior distrito do RN, tem 2 mil habitantes” esse pode até entender de leis, mas o português e a matemática andam mal, pois o nome Soledade não tem “i” e a chamada tem quase 8 mil habitantes e não 2 mil, sendo assim 8 mil representa que percentual da população apodiense? Daí você multiplique tudo isso por sonhos e desejos, anseios de igualdade social, talvez não seja o seu caso visite as famílias da chapada e venha comparar com o conforto que você tem, sem medico, sem saneamento, sem agua, sem estrada, sem educação, sem emprego, sem informação, quando ousar fazer o comentário como este esqueça todo o conforto que você tem, não estou dizendo que é pra soledade se emancipar, mas seria um outro amanhã para essas famílias.
E quanto ao quinto comentário parece mais norteado embora não saiba que Soledade sitio, distrito seja lá o que for é quem mais arrecada impostos para nossa cidade (Apodi), soledade sozinha gera mais imposto que a cidade de Felipe-guerra, é quem mais desperta o turismo no estado, tem produção irrigado de melão e melancia, tem o mel, tem a cal, mesmo com tudo isso não estou aqui pra dizer que soledade deve ser cidade, mas que ao menos devemos trata-los como iguais, como cidadãos, como seres humanos e se a forma de conseguirem isso for através da emancipação, vão em frente, é lento e devagar, mas um dia chega.

Anônimo disse...

Concordo com amigo acima, aquele povo vive um descaso; e vale salientar que município pequeno não é sinônimo de desperdício de dinheiro público; pois basta ver os exemplos do alto oeste, onde municípios pequenos são sinônimo de qualidade de vida, veja o exemplo de Richo da Cruz, viçosa, Venha Ver e tantas outras; são cidades saneadas, arborizadas, com postos de saúde que funciona, com escolas, com creches, agências dos correios, agências do Bradesco, com calçamentos em quase 100% da cidade e o melhor a qualidade de vida; são cidades pequenas, mas bem planejadas onde as pessoas de fato exixtem e são cidadões. Caso Soledade passe a ser município, pode-se pensar o seu crecimento de forma ordenada com ruas e avenias largas. Além de possuí um potencial turistico que atualmente é mal explorado e riquesas como o calcário e o petróleo.

Anônimo disse...

Você esqueceu de falar da infraestrutura que dota o distrito, pois bem me lembro a ultima vez em que visitei o Lajedo de Soledade, como turista, percebi que não tinha ao menos uma pousada, uma vez que, você cita Soledade como um dos mais importantes roteiros turísticos do RN, e quanto a questão de conforto, estamos empatados, pois na cidade de Apodi não é muito diferente de Soledade, pois aqui também faltam médicos, saneamento básico, iluminação pública e segurança, e peço que refaça suas contas, pois 8 mil habitantes significa em torno de 22,8% de toda a população da cidade ou seja, quase 1/4 (um quarto), acho você está levando em consideração toda a chapada e não só o distrito de Soledade.

P.S.
Não sou contra a emancipação de Soledade, apenas fiz um comentário baseado em avaliações de viabilidade do processo.

Anônimo disse...

sou o autor da resposta da "lei".

amigo, do comentario 6 e 7, será você um interessado? em todas as riquezas que isso poderia gerar??será os dois comentarios da mesma pessoa??
talvez não tenha lido todo o comentario, observe que há uma palavrinha chave "exemplo" talvez um grande sábio e gênio da língua portuguesa e matemática consiga desifrar o o grande enigma e significado da palavra "EXEMPLO"! vale também lebrar ao DOUTOR da lingua, que não estou escrevendo nenhuma coluna, nem muito menos artigo para nenhum jornal, isso me dá o direito de até abreviar palavras, imagino o saco que deve ser o senhor conversar com alguém por algum bate papo, deve ser rápido e objetivo nas frases.

agora uma pessoa informada como "o grande", deveria saber que nenhum eleitor que ñ(<--erro intencional) seja irá votar a favor!

boa sorte na campanha vereador, ou prefeito de solidade,pois até lá enquanto ñ for registrado como cidade, assim posso chamar!

Anônimo disse...

Targinópolis

agora vamos analisar seu português:

1."Gostaria de tentar responder os comentários sobre a emancipação de Soledade,começo dizendo..."

R. Nossa faltou um ponto, que feio!


2."chamar atenção ao terceiro comentário..."

R. Quem chama atenção, chama para algo, não a algo!

3."com o conforto que você tem, sem medico, sem saneamento, sem agua, sem estrada..."

R. Humm! médico e água sem acento??

4.com o conforto que você tem, sem medico, sem saneamento, sem agua, sem ...

R. Novamente??cadê o acento???

5.soledade sozinha gera mais imposto que a cidade de Felipe-guerra, é quem mais...

R. kkkkkkkkk Felipe-guerra???? sem comentários!

6. irrigado de melão e melancia, tem o mel, tem...

R. novamente, faltou acento!

meu amigo, NOTA ZERO, mas não se preocupa, tiririca foi eleito, imagina você!

Anônimo disse...

Sou o do Comentário 5 e 8.

É amigo 6 e 7, podemos observar que o senhor é um pouco "desconectado" dos meios de informação quando diz que: "veja o exemplo de Richo da Cruz, viçosa, Venha Ver e tantas outras; são cidades saneadas, arborizadas, com postos de saúde que funciona..." pois essas cidades citadas, segundo o IBGE - Instituto Brasileiro de GEOGRAFIA e ESTATÍSTICA, aponta as tais como os menores IDH's (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado, ou seja, inferior a 0,5, não posso nem dizer que são os piores pois nem a capital do estado tem um bom IDH que seria acima de 0,8, como já tinha dito, não sou contra o processo de emancipação de Soledade, apenas analiso com imparcialidade e vejo que não é viável economicamente, geograficamente, socialmente e até politicamente.

Anônimo disse...

sou contra, muito porque seria apenas uma prefeitura a mais para disputar, acho inviavel, pois geograficamente, muito proxima de apodi, e tambem que fica claro que soledade não o unico lugar que passa por problemas na saude e educação, basta viajar e logo vai descobrir que é um problema do brasil!

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO