terça-feira, 30 de agosto de 2011

[leia] Reitor busca inspiração em suas origens para encarar campanha para prefeito de Mossoró




Os prefeitos Ademar Ferreira, de Caraúbas, e Bras Costa, de Felipe Guerra, recepcionaram neste domingo (28) o reitor Josivan Menezes na localidade de Apanha Peixe, mas precisamente na casa de Zimar de Morais Bezerra, o Mazinho de Dodó, zona rural de Caraúbas. Estava também na comitiva de recepção o diretor do Campus da UFERSA, de Caraúbas, Roberto Vieira Pordeus.

O reitor Josivan Menezes foi buscar inspiração em suas origens nas margens da Lagoa de Apanha Peixe para enfrentar uma possível candidatura de prefeito pelo PT em Mossoró. Foi na comunidade de Apanha Peixe que o reitor nasceu e viveu até os 9 anos.

De família muito humilde, Josivan Menezes, aos 9 anos, saiu de Apanha Peixe levando 11 fardos de vassouras de palha de carnaúba feitas pela mãe e foi vender em Mossoró. Na Terra de Santa Luzia, o menino passou a viver na casa da irmã e trabalhar e estudar.

E estudou com vontade. Graduou-se, fez mestrado, doutorado e se tornou reitor. Transformou a antiga ESAM no que é hoje a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Pegou a ESAM com 800 alunos e vai entregar em 2012 com 5,5 mil universitários.

Demonstrou capacidade de articulação política para consegui recursos em Brasília para ampliara a UFERSA, que , além de estrutura no Campus Central, ganhou os Campi de Angicos, Caraúbas e agora em Pau dos Ferros. “As coisas acontecem com naturalidade com planejamento e bons projetos”, diz o Reitor Josivan Menezes.

Terminou tendo seu nome lançado para se candidatar a prefeito de Mossoró em 2012. Querem, na Prefeitura e em benefício de Mossoró, a mesma desenvoltura do reitor na UFERSA, a exemplo do que acontece em cidades desenvolvidas como São Carlos (SP).

O PT abraçou a idéia. Outros partidos, também. A família, amigos, comunidade acadêmica e até desconhecidos se apresentaram querendo ajudá-lo. Porém, faltava-lhe algo. Josivan Menezes, hoje, em Apanha Peixe, voltou ao tempo de criança.

Lembrou, com lágrimas nos olhos, que aos 6 anos, foi junto com os irmãos Valmir e Ivan até a localidade Mariana (que fica próximo) pedi feijão nas casas. Lembrou também como ganhou uma cicatriz na testa e parte do couro cabeludo quando criança.

“Foi numa cerca quando passava com baldes de água para regar arroz”, revela, enquanto conversa com Mazinho de Dodó, que ofereceu um almoço farto ao reitor e aos prefeitos Ademar Ferreira e Brás Costa, assim como para suas respectivas assessorias. "É uma alegria muito grande receber nosso filho ilustre", destaca Ademar Ferreira.

Depois de visitar o paredão do açude de Apanha Peixe, várias residências, parentes e conversar com moradores e anunciar um curso pré-enem para os jovens da comunidade em parceria com as prefeituras de Caraúbas e Felipe Guerra, Josivan Menezes disse que encontrou a energia que precisava para continuar. Agora é com o PT.

FONTE: nominuto.com

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO