sábado, 6 de agosto de 2011

[leia] Protesto: Desapropriação de 13 mil ha para 5 multinacionais

Cerca de 2 mil pessoas integrantes do STTR de Apodi, da Via Campesina, ASA Potiguar, Fórum do Campo, Assembléia Popular, Grito dos Excluídos, organizações sindicais e populares e trabalhadores e trabalhadoras rurais da Chapada e do Vale do Apodi, saíram às ruas da cidade de Apodi-RN na última segunda-feira (25/7) para protestar contra o projeto do perímetro irrigado de Santa Cruz elaborado pelo DNOCS.

O projeto pretende desapropriar uma área de mais de 13 mil hectares de terras na chapada do Apodi, onde serão desalojados cerca de 200 famílias para dar lugar a um loteamento irrigado que beneficiará 5 empresas multinacionais que controlam a cadeia produtiva do cacau, uva entre outras.

Os agricultores e agriculturas em desacordo com o projeto realizaram um ato público neste dia nacional do Agricultor (a) e enfatizaram os problemas que tal projeto trará para a região, um dos camponeses presentes destacou “Isso que estão querendo fazer conosco é um crime, pois tirar centenas de pessoas de seus territórios e comunidades para entregar estas terras a umas poucas empresas que só se preocupam com seu lucro é uma tremenda injustiça”.

Fonte: MST

6 Comentários:

Anônimo disse...

só faltou a prefeita dar apoio a nossa causa,do geito que a prefeitura estar dando ao transito,agora tem uma diferença:enquanto o transito vai dar muito dinheiro aos cofres publicos atraves de emplacamento(ONDE A METADE DO IPVA È PARA A PREFEITURA) e as multas que serão todas para a prefeitura,o projeto de irrigação para os pobres ,não é igual aos dos ricos,que dos 280 milhões de reais,5% cobrado de iss,sobre esse valor lhe dará 14 milhões de arrecadação.e dai,agora o voto da gente pobre é mais do que dos ricos,menos o meu viu prefeita,agora a sra não tera mais ele não.

Anônimo disse...

estou totalmente de acordo com a desapropriação pois a maioria dessas familias so dão prejuizo ao gonverno enquanto as empresas vão gera emprego e renda para quem quer trabalhar

Marcos pinto disse...

É profundamente triste e lamentável que existam Apodienses deixando de defender os conterrâneos e seu único meio de sustento familiar - a terra, para defender empresas multinacionais. É por existirem pessoas dessa concepção tacanha que o município de Apodi continua nestas amarras do atraso e da mesmice. Uma lástima, pois.

Marcelo Duarte disse...

Concordo com as Palavras Marcos, o mais lamentavel é que alem de ser direcionada para multinacionais, esse povo e a região perderá sua identidade. Pois não haverá mais habitações tipicas da chapada nesse setor. E fica uma pergunta no ar: Qual será o adjetivo patroi de quem nasceu nos sitios João Pedro, Algodão, Boca da Mata e varios outros? Será que a resposta seria DELMONT ou qualquer outra multinacional?Fica ai o meu desabafo.

Anônimo disse...

esse povo de apodi a maioria são babacas so pensam em pegar migalha nas campanhas e depois ficam com fome acho é pouco...

Anônimo disse...

Não se iludam esse projeto, caso seja implantado, só vai trazer pobresa e miséria para Apodi; por outro lado vai enrique3cer ainda mais Mossoró, que é a grande fornecedora de produtos e serviços para esse setor, assim como já faz na atualidade, com os pobres municípios vizinhos.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO