quarta-feira, 24 de agosto de 2011

[Leia] Número de católicos cai no Brasil

O número de católicos continua caindo no Brasil, país que tem mais fiéis desta religião no mundo, e onde a porcentagem da população que se declara desta doutrina caiu de 73,79% em 2003 para 68,43% em 2009, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira (23).

Apesar de o catolicismo ainda ser a religião majoritária no país, a porcentagem medida em 2009 foi a menor desde 1872, quando uma pesquisa similar mostrou que 99,72% da população brasileira era católica, segundo o estudo "Mapa das Religiões no Brasil", divulgado nesta terça-feira pela Fundação Getúlio Vargas.

A redução do número de católicos no Brasil se acentuou nos últimos 30 anos, enquanto 88,96% dos brasileiros se declarou católico em 1980, essa porcentagem caiu para 83,34% em 1991 e para 73,89% em 2000.

Evolução do catolicismo

187219801991200120032009
99,72%88,96%83,34%73,89%73,79%68,43%
  • Porcentagem da população brasileira

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, que baseou seu estudo em enquetes com cerca de 200 mil pessoas, a fuga foi maior entre os jovens entre 15 e 19 anos, quando 67,5% se declararam católicos em 2009, contra 75,2% em 2003 (perda de 7,7 pontos percentuais).

Precisamente no Estado do Rio de Janeiro, segundo o estudo, a porcentagem de católicos caiu para menos da metade da população (49,83%) e as pessoas que se declaram sem religião subiu para 15,95%.

Segundo a FGV, a redução da porcentagem de católicos no Brasil coincidiu com o aumento da porcentagem de brasileiros que se declaram ateus, que subiu de 5,13% em 2003 até 6,72% em 2009.

Até o ano 2000, a redução dos católicos no país era atribuída diretamente ao crescimento dos grupos evangélicos, mas estes não registraram um crescimento de fiéis nos últimos seis anos tão elevado como o que registravam anteriormente.

Ainda de acordo com o estudo, a porcentagem de brasileiros que diz ser fiel às igrejas evangélicas tradicionais e aos novos grupos evangélicos subiu de 17,88% em 2003 até 20,23% em 2009.

Os seguidores do espiritismo se mantiveram praticamente estáveis (de 1,5% em 2003 para 1,75% em 2009), assim como os praticantes das religiões afro-brasileiras (de 0,23% para 0,35%) e das Igrejas Orientais ou asiáticas (de 0,30% para 0,31%).

FONTE: Uol.noticias.com.br

6 Comentários:

Anônimo disse...

Camponeses ocupam Dnocs em Fortaleza contra agrotóxicos na chapada do Apodi


Da Página do MST

Mais de 1000 trabalhadoras e trabalhadores de diversos municípios cearenses ocuparam a sede nacional do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), em Fortaleza, nesta terça-feira (23/8).
Os movimentos exigem a proibição da pulverização aérea de agrotóxicos na Chapada do Apodi, na divisa do Ceará com o Rio Grande do Norte.
Alé disso, cobram políticas de acesso á água e rejeitam a construção de barragens. A luta também é pela redução das tarifas de energia, água e gás.
A mobilização na sede do Dnocs, que que fica na Avenida Duque de Caxias, vai permanecer por tempo indeterminado.
A sede da Caixa Econômica Federal, em Fortaleza, também foi ocupada 800 trabalhadores da Assembléia Popular.
A mobilização faz parte da Jornada Nacional de Lutas, que acontece em todo o Paí para cobrar um plano emergencial do governo federal para o assentamento das 60 mil famílias acampadas até o final deste ano. Em Brasília, mais de 4.000 camponeses estão acampados.
De acordo com a coordenação da Via Campesina existem famílias acampadas há mais de cinco anos, vivendo em situação difícil. No Ceará são mais de 3.000 mil famílias acampadas
Os movimentos exigem dos governos estadual e federal um plano de metas de assentamentos em áreas desapropriadas até 2014 para 100 mil famílias por ano.
A pauta da jornada é nacional, mas existem pontos específicos da região Nordeste como, a construção de escolas em assentamentos e reassentamentos, infraestrutura para as famílias, projetos de irrigação para a produção nas áreas rurais.

Unknown disse...

O MODISMO RELIGIOSO. Por Antonio Praxedes.
-Tudo está mudando, até mesmo a religião pois as tradições religiosas já não são mas seguidas respeitadas e admiradas como antigamente, hoje tudo é moda nesse mundo globalizado, e no Brasil não é diferente, segue-se hoje no sentido religioso, a moda do evangelismo. Sempre nós brasileiros copiamos em todos os sentidos o EUA, um pais onde quase só existe a religião evangélica, mas como tudo está mudando rapidamente, é só uma questão de tempo, para se ter em alta uma nova religião, e como toda nova moda multidões irão segui-la.
Isso só faz aumentar a descrença religiosa do povo, pois se tivermos uma visão ampla, em termos mundiais percebemos que, o Cristianismo não é a maior das religiões, se a religião pregada pela igreja mãe não deve ser seguida, nos enche de dúvidas se devemos ou não seguir as religiões que derivam da mesma mas são protestantes e se denominam evangélicas.

Wesley disse...

olá . Pedimos a presença do blog na movimentação dos servidores do IFRN , em frente ao cemitério, no dia 31/08.Precisamos conscientizar a sociedade para a problemática de nossa educ pública no Brasil e em Apodi. Se possível , faça uma pequena matéria falando da movimentação.Esperamos a sua colaboração.

Wesley disse...

complementando . O movimento ocorrerá Às 08:00hrs da manhã. Maiores informações , visite o twitter do prof Raul http://twitter.com/#!/RaulN_Santos

Anônimo disse...

em apodi com o novo padre,cai muito mais porque os catolicos que ele quer na igreja.e so quem tem dinheiro,o exemplo foi a festa de padroeiro nas barracas so se vc.tivesse no minimo pra gastar 100 reais.com comidas que pobre não conhece.ETA apodi BOM.que continue assim que NOS EVANGELICOS,agradecemos;não deixe de publicar meu comentario obrigado.

Anônimo disse...

Acho que esse negocio que o cara falou das barracas não teve nada aver. O negocio é que as pessoas, principalmente os jovens tem uma nova mentalidade, e são mais sujeitos a mudanças, ao contrário da população idosa. E a mudança é que o evangelho de Jesus tem sido pregado mais intensamente nesses últimos, alcançando um numero maior de pessoas, esclarecendo que no Céu só existe 1 intercessor pelos homens, Jesus Cristo.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO