segunda-feira, 1 de agosto de 2011

[leia] Ainda há espaço para bandeiras?

Baixem as bandeiras!!!

Baixem as bandeiras!!!

Tem frases que marcam a política apodiense, e "Baixem as bandeiras!!!" é um a delas.

Contextualizando, se não estiver enganado, aconteceu num comício em que estavam no palanque o ex-prefeito Pinheiro e a deputada Sandra Rosado. A relação entre os dois não andava 'lá essas coisas', e justamente na hora em que Pinheiro foi falar os eleitores de Sandra não paravam de vibrar suas bandeiras, tomando a visão do político. E quanto mais Pinheiro pedia, mais as bandeiras vibravam.

Baixem as bandeiras!!!

Baixem as bandeiras!!!

E de lá pra cá, o que se vê é uma tentativa literal de 'baixar as bandeiras', de esquecer as cores na hora de votar, e escolher aquele que melhor representar os anseios do nosso povo, independente de sua cor partidária.

Fiquei preocupado quando na semana passada ouvi o radialista Fábio Soares e o vereador Evangelista exaltarem as cores Verde e Vermelho.

"Em Apodi não há espaço para outras cores. Só tem lugar para o verde e o vermelho." - diziam os dois.

A impressão que eu tenho é que Apodi já vem demonstrando esse desapego há pelo menos duas eleições. Aconteceu, por exemplo, com Flaviano em 2008, quando saiu candidato 'numa terceira via', contra Simão (Vermelho) e Goreti (Verde). Naquele ano, surgia a Nova Geração, que não se denominava nem bicudo, nem bacurau. Que não hasteava nem a bandeira Vermelha, nem a Verde. A campanha deu tão certo que a prefeita Goreti Silveira resolvera mudar de estratégia política no decorrer de sua campanha.

Goreti adotou o inédito nome de 'Professora Goreti'. Lançou mão de um Plano de Governo. Pautou sua campanha na defesa dos direitos da mulher, e se elegeu a primeira mulher prefeita do Apodi. Naquele momento não bastava apenas tocar a famosa lambada, era preciso mostrar que havia algo mais além da cor.

O apodiense, mesmo aqueles mais apaixonados, queriam votar em alguém que fosse capaz de mudar a cara de nossa cidade. E eles sabiam que não seria a cor da bandeira, nem o seu lado partidário. Goreti foi escolhida porque era MULHER, porque era PROFESSORA, porque era MÃE, e se apresentava como uma boa opção para o Apodi.

Também não quero dizer que a cor não contou naquelas eleições. Claro que contou! O bacurau roxo, aquele que tem sangue 'verde' correndo pelo corpo, estava satisfeito de estar votando em alguém do seu lado partidário, que vestia sua cor, mas que além daquilo tudo era uma pessoa capacitada. Não foi atoa que a candidata foi Goreti, e não Klinger. Os motivos são óbvios.

Como também não sou utópico em achar que as cores não terão efeito nas próximas eleições.

Só não podemos, nem devemos, insistir na ideia de que nosso povo vota por cores. Que em Apodi só tem espaço para 2 cores. Insistir nisso é o mesmo que matar a esperança dos nossos jovens que almejam alcançar um posto político em nossa cidade.

Por isso faço ecoar o pedido do ex-prefeito Pinheiro: Baixem as bandeiras!!! Baixem as bandeiras!!!

18 Comentários:

Marcos pinto disse...

O texto me fez remontar a um passado histórico não muito remoto. Em 1962,O Sr. Izauro Camilo,então Vice-Prefeito e cria da antiga oligarquia política da família PINTO, percebendo que o povo sentia-se cansado do comando dos PINTO nos destinos do município,argutamente rompeu com o velho Coronel LUCAS PINTO,e saiu candidato a prefeito,derrotando o Dr. Newton Pinto,filho do Lucas Pinto. De 1962 a 1976 Izauro e Valdemiro foram eleitos,intercaladamente, duas vezes prefeito. Valdemiro elegeu Hélio Marinho em 1982 para um mandato de 06 anos.Simão foi eleito em 1988,tendo sido o último Prefeito eleito pelos comandantes políticos Izauro e Valdemiro. Dois fatores contribuíram para a mudança do cenário político em 1992 e vitória de Pinheiro: Primeiro,os velhos eleitores vinculados ao Izauro/Valdemiro faleceram; Segundo,já se fazia notar uma nova concepção política,presente no significativo contingente de universitários Apodienses,formadores de opinião,com visão macro para um futuro em que se vislumbrasse perspectivas de progresso para o Apodi e seu povo,cortando as amarras de um atraso estigmatizado como espécie de câncer maligno. Acordem conterrâneos!.

Anônimo disse...

enquanto voce tenta se esforçar no intuito, de mostrar para todos que flaviano não tem bandeira ou cor partidária, na verdade agente ver o eleitor "friviando" todo de amarelo, e apaixonado igualmente ao eleitor verde ou vermelho, demagogia, pura demagogia, pois eu te digo que em uma das maiores democracia do mundo, ou se democrata ou republicano. e aí? não precisamos proibir cores e sim escolher o melhor candidato. poste esse comentário por favor....

Anônimo disse...

"UM ABSURDO":
Porque fizeram essa maldade com a pobre da Casa do nosso Amigo Fábio Soares, o problema não é a cor que aplicaram no imóvel, é a qualidade do serviço aplicado, me pareçe que pintaram com uma vassora, e deixaram de pintar a lateral da Casa, pra pintar a calçada, como diz o prórpio Fábio "GENTE", quem já se viu pintar calçada.

Anônimo disse...

BANDEIRAS: faz parte de nossa politica umas baixas outras sobe todos os anos de campanha é assim

Anônimo disse...

seria bem melhor se tivesse 3 ou 4 candidatos, ai sim seria uma eleição mais democratica...mas infelizmente quem se candidata quando ver q vai tirar poucos votos se vende p o verde ou p o vermelho....INFELIZMENTE e o q vale mesmo nessa política suja é o dinheiro p comprar votos e compromisso só com alguns após eleito.

Anônimo disse...

Infelizmente hj não temos um nome realmente novo capacitado e com compromisso com o seu povo, olho p o verde tem a msma corja q não é muito diferente do vermelho ou amarelo....são todos rodeados pelos mesmos de muito tempo.


PRECISAMOS DE ALGUÉM NOVO CAPACITADO COM O NOME GESTÃO EM SEU CURRICULLO E Q REALMENTE NÃO VÁ SE CANDIDATAR POR COR, MAS SIM P MOSTRAR Q QUEM QUER FAZ E FAZ BEM FEITO EM PROL DA POPULAÇÃO.

Anônimo disse...

Apodi precisa é de uma nova idiologia política pois esta de engana o povo com cores apelidos e as vezes em trocas de favores não da mas. o prefeito exercer um cargo que deve ser justa e honesto com o seu povo é o dever dele e não um favor que ele faz onde em apodi eles pensam assim.

Anônimo disse...

É blogueiro vc esqueceu de dizer que dr.pinheiro e fla vão se juntar em 2012 com objetivo de derrotar gorete.Um outro pedido que ainda ecoa aos ouvidos de bacurais e bicudos foi a frase do dr.pinheiro em tom bastante ironico:''bicudos enfiem a cara na lama''...''vão tomar diasepan''...quem esqueceu disso?ninguem,ele disse que hoje se sente bem com 'os bicudos'e a 'nova geração'que se disfarçou de melhor opção pra apodi hoje esta a um passo de se vender para dr.pinheiro,almejando futuramente ele prefeito e em 2014 fla deputado,essa é a cara da 'nova geração de apodi'.Gente é apenas mais uma das decepções que essa corja tramou,graças a Deus o povo não os colocaram no poder se nao estavamos mil vezes pior.

Anônimo disse...

Concordo pois a nova geração que tem propositos velhos tenta enganar a todos com isso; presta atenção seu diassis? o projeto filho da terra já se foi viu flaviano já fechou compromisso com leonardo rego que alias era filho de um forasteiro lembra daquele passeata que vcs fizeram contra getulio aqui( ha perda de tempo vc n posta mais fique sabendo que nós sebemos ...

Anônimo disse...

as bandeiras que foram baixadas foram,os filhos de joão de Filipe.

Anônimo disse...

IDEOLOGIA??? ONDE? QUANDO? AQUI EM APODI???

KKKKKKKKKK

Anônimo disse...

as cores são usadas para fazerem a gente de bobo,para que alguns usufruam das benesses do poder e a cidade e seus povo continuem acorrentados na idiotice de duas bandeiras,e a bandeira do desenvolvimento da nossa cidade,cade universidade,cade geração de emprego,sim empregos de 500 reais se dar ate o dia da votação,depois rua...eu ja votei demais em cima desta burrice,na ultima ainda estava embriagado com a LAMBADA,que nada ao povo em geral proprociona,mais apenas poder e usufruto a pocos,e esses poucos ficam tentando influenciar a gente,agora vou enganar e renovar em apodi,seja flaviano ou outro novo que aparecer,mais RENOVAR MANDATO NUNCA MAIS,pois o segundo sempre sera pior que o primeiro mandato.

Anônimo disse...

TEM GENTE SE CONFIANDO NO DINHEIRO,MAIS ESQUECE QUE OS PISÕES E INDIFERENÇA TEM PREÇO,EU ACHO É GRAÇA,VÃO SER ENGANDOS PARA SABER SE É BOM,EU VOU NESSA E VOCES APODIENSES.

Anônimo disse...

Eu baixo as bandeiras quantas vezes o Doutor pedir.....kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Enganam-se quem diz que os bandeiras foram baixados. Em 2012 vem um Bandeira (L. B.) com tudo, inclusive com o apoio de Goreti, Pinheiro, Dalton, Klinger, Drª. Lourdes e toda a família Bandeira, que mais.

Anônimo disse...

ACHO QUE REALMENTE DEVEMOS DEIXAR AS CORES PARTIDARIAS DE LADO,E SIM VOTAR EM QUEM FEZ OU TENHA ENTERECE EM FAZER ALGUMA PELO CRESCIMENTO DO NOSSO APODI.
Os jovens pra entrar na política, tem que começar debaixo pra cima,não de cima pra baixo,tem que ter humildade,n impor isso ou aquilo, da uma passada depois a outra,n querer da uma passada enorme e cair cair cair sempre.principalmente querer ser prefeito,pra querer ser prefeito, tem que ter alguns serviços prestados alguns não!!! muitos serviços prestados a nossa querida terrinha maravilhosa Apodi.não é so ter um papinho bonito conversinha daqui dali não prometer prometer! se nunca fez nada. ai só com promessa vai fazerr?.tem que ter feito alguma coisa pra ser prefeito. Por isso eu To com quem tem serviços prestado ao nosso Apodi. Dr.loudes x Mara(esposa do vice-prefeito vandinho,sempre esquecido mais forte do que nunca) ou vice e versa!nunca foram as urnas,esposas de dois Ex prefeitos com muitos serviços prestados com erros e com acertos.ai sim tem ao menos o que um locutor dizer que ela fizeram alguma coisa pelo nosso apodi uma na área da Educação e a outra na área da Saúde.
Minha opinião própria,e com todo esforço da minha parte pra que seja concretizado.
EDDINHO RDM.

Anônimo disse...

adeus gogo,com meu voto a sra não é mais nem vereadora.

Anônimo disse...

sou apaixonada por pmdb,mais o candidato sendo gorete votarei em outro,não vou ser enrolado duas vezes,emprego nessa época é só para enganar,quando votar o emprego desapaqrecera.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO