segunda-feira, 25 de julho de 2011

[leia] "NEPOTISMO", o que é?

O QUE É?

A palavra surgiu por causa das regalias a que tinha direito os sobrinhos dos papas medievais. Hoje, quer dizer favorecimento de parentes em especial na esfera pública.

É ILEGAL?

No Brasil, o único poder nacional que proíbe a contratação de parentes sem concurso público é o judiciário, mas em alguns estados e municípios a legislação local proíbe a prática em todas as esferas do poder público. Mesmo onde a legislação não proíbe nepotismo, políticos podem ser processados por ferir dois princípios constitucionais: o da moralidade e o da impessoalidade.

COMO FUNCIONA?

As técnicas vão desde a mais óbvia (contratar um parente como assessor) até a mais cara de pau, como errar por querer o nome do parente ao passar a lista de contratos para o Diário Oficial e depois publicar uma errata (que quase ninguém vai ler)

É EXCLUSIVIDADE HUMANA?

De acordo com duas pesquisadoras finlandesas, não. Elas estudaram colônias de formigas regidas por duas rainhas e viram que uma sempre saía ganhando em números de larvas. As operárias sabiam qual delas era a prima mais próxima e lhe davam ajuda extra.

Fonte: ApoDiário.

3 Comentários:

Anônimo disse...

Olha esta palavra Nepotismo nunca foi tão desrespeitada na administração municipal de Apodi, como esta sendo agora, para voce ter uma ideia, a chefe da adiministração Apodiense, tem nada mais nada menos ao seu lado doque, marido, sobrinhos, sobrinhas, primos, papagaio, periquito, gatos, toda uma familia junta e unida trabalhando para beneficiar a nossa população, isto é uma verdadeira berração absurda, duas coisas está acontecendo, ou os veriadores são tapados ou recebem algo para fechar os olhos, isto é triste para o nosso municipio, fizeram da prefeitura casa de mãe Joana, eita zé.

Anônimo disse...

se informem direito. nepotismo se caracteriza pela nomeação de conjuge, parentes consanguineos, ou por afinidade (em caso de adoção, ou parentes do conjuge), até o 3º grau, para CARGOS COMISSIONADOS.
no caso do secretariado são cargos POLÍTICOS. nada impede a nomeação.

Anônimo disse...

no brasil isso só fica no papel, principalmente em APODI.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO