domingo, 10 de julho de 2011

[leia] Cinco Minutos de valores humanos para a Escola

O programa Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola foi idealizado para preencher uma lacuna existente no sistema de ensino fundamental e médio do Brasil, pois é fácil perceber que os grandes dramas sociais do país (e do mundo) estão alicerçados principalmente na ausência e/ou pobreza desses valores, como orientadores de atitude e condutas.

Em agosto/2008 foi publicado o 1º livro do Programa, mas logo percebeu-se que sua implementação nesse formato iria torná-lo muito restrito e de lentíssima difusão, sem falar no custo financeiro que iria acarretar.
Decidiu-se então que esse material seria disponibilizado através da Internet, de forma inteiramente gratuita, a fim de que pudesse atender a TODOS os interessados, sem quaisquer restrições.

Assim, no final de 2008 começou-se a disponibilizá-lo através do site: www.cincominutos.org, dando por concluída sua elaboração em meados de 2010.

Importante destacar que, de novembro/2008 a outubro/2010, já foram registrados mais de 22.000 downloads do material didático, em português. Convém observar, no entanto, que esses números quase nada representam ante o universo de escolas existentes em nosso país, e que ignoram a sua existência.

Em 2009, percebendo-se a necessidade de atender também ao ensino médio, e por solicitação de algumas secretarias de educação, foi feita a adaptação do programa para aulas semanais de 45/50 minutos de duração, com o título Ensinado Valores Humanos a Crianças e Adolescentes – volumes 01 e 02. Esse material é também adequado para uso no lar e em várias outras situações, e do mesmo modo, encontra-se disponível no site, de forma inteiramente gratuita.

No inicio de 2010 iniciou-se a tradução do Programa para espanhol, e em maio já começou a ser disponibilizado no site. Nos primeiros cinco meses, mesmo com poucas condições de divulgações em países de língua espanhola, já foram registrados mais de 800 downloads naquele idioma, com acessos de 68 países.


A equipe responsável pelo Programa pede a todos as pessoas conscientes da importância e urgência de se ensinar valores como, respeito, não a violência, afetividade, honestidade, ética, solidariedade, bom convívio, responsabilidade, justiça, etc. ás crianças e adolescentes, para colaborar na sua divulgação e implementação, tanto na rede de ensino quanto nos lares, tanto no Brasil, quanto em países onde se fala português e/ou espanhol. O Programa é inteiramente gratuito.

Contato:
Países de Língua Portuguesa: (85) 3249-6812
sspaliti@ig.com.br - caminhos2008@gmail.com
Países de Língua Espanhola: rosita_fonteles@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO