segunda-feira, 9 de maio de 2011

[leia] Rio Grande do Norte é destaque em uma das reportagens principais do Fantástico

Em um mês de investigação, uma equipe do programa flagrou a péssima qualidade da merenda em escolas públicas do país: comida estragada, vencida, armazenada de qualquer jeito, intragável.

Atenção, mães e pais com filhos em colégios públicos. Em um mês de investigação jornalística, o Fantástico encontrou na merenda escolar: comida estragada, vencida, armazenada de qualquer jeito, intragável. Uma situação revoltante, de deixar qualquer um indignado.

"Uma boa alimentação, coma frutas, verduras e legumes", diz o recado no mural. Na teoria, tudo certo. Mas, na prática... Um homem traz os alimentos da merenda: carne moída. A comida veio em um caminhão, exposta ao sol e sem refrigeração. Nas embalagens, não há nome do fabricante nem data de validade.

A equipe do Fantástico visitou mais de 50 escolas públicas – estaduais e municipais – de cinco estados: São Paulo, Goiás, Rio Grande do Norte, Paraíba e Bahia. Todos sempre se apresentaram como jornalistas.

Quinta-feira, 7 de abril. Natal registra 31ºC e uma escola não tem água. as crianças têm que levar de casa. E esse não é o único problema. Às 15h, os alunos foram embora mais cedo porque não havia merenda.

“Está sem lanche”, contou Micarla dos Santos, de 11 anos.

Foram apenas duas horas de aula – uma situação que se repete em outras escolas municipais de Natal.

“Nos sentimos obrigados a diminuir o horário pelo fato de muitos passarem mal, com dor no estômago e até mesmo desmaios”, revela a coordenadora pedagógica Elaine Medeiros.

Em um colégio com 400 alunos, a cozinha está completamente vazia. Percebe-se que o fogão não é usado há muito tempo, nem as panelas. No depósito foi encontrado milho vencido.

“Isso é um descaso com os pais, com as crianças”, comenta Marlene da Silva, avó de uma aluna.

“Nós já estamos com toda uma logística montada para a normalização completa em todas as escolas da rede”, assegura o secretário de Educação de Natal, Walter Fonseca.

FONTE: FANTÁSTICO.GLOBO.COM

Nota do Blog: Além de estarmos em um dos primeiros lugares na disputa do pior índice da educação, o RN também se destaca nessa reportagem a nível nacional em relação a péssima merenda escolar oferecida aos alunos.

Até quando seremos um Estado esquecido por nossos governantes, pois esse tipo de dado só nos remete a uma série de administrações ineficazes e irresponsáveis, seja a nível estadual ou/e a nível municipal, já que ambas trabalham em conjunto e temos essa realidade não tão distante como podemos observar na matéria escrita pelo Professor Toinho, sendo que a mesma está reproduzida nesse blog.

9 Comentários:

observador político disse...

enquanto votarmos em:

Maias, Alves e Rosados, o que esperar?

Parabéns povo norte-riograndenses vcs conseguem perpetuar o que há de pior na política nacional.

tia de aluno disse...

em apodi se faz diferente,todo inicio de ano falta a merenda e depois var la no 12 de outubro e veja.

Anônimo disse...

Amanhã 10/05/2011 acontecerá a licitação do projeto de irrigação da chapada do Apodi logo mais as desapropriações de varias famílias de chapada. Seja você um defensor dessas famílias, divulgue essa matéria no seu blog.
Obrigado !



C A R T A D E N Ú N C I A
DESAPROPRIAÇÃO DA CHAPADA DE APODI/RN

Sou membro de uma família camponesa (serrana), cuja prole é de 06 (seis) filhos, contando hoje com 49 anos de idade. Meu pai para nossa maior alegria completou ontem (03.06.10 - dia Santificado de Corpus Cristi) 89 anos de vida pacífica, cuja índole merece respeito e admiração, com perfeita saúde e total lucidez.
Nascemos todos nesse torrão rachado da serra de Apodi/RN, hoje mais conhecida como chapada de Apodi, ambicionada por empresários vorazes e outros... que tentam usurpá-la do nosso domínio, deixando-nos à margem do abandono e do esquecimento como sempre temos vivido, apesar de exercermos o direito do voto na escolha dos nossos governantes que tudo prometem e nada fazem.
Vivi, ao lado de meu pai e de meus irmãos, no decurso desses anos de camponês sofrido e abandonado, bons invernos, por vezes enchentes cruéis, como também vivemos o drama terrível de várias secas por vezes até consecutivas.
Assistimos com tristeza, sob um sol causticante e inclemente, a fome devorar quase por completo nossos pequenos rebanhos de gado e bode sem a ínfima condição de salvá-los. Mas quando a voz do trovão anuncia a chegada da chuva, o verde da paisagem serrana colorindo nossos olhos, enche-nos o coração de alegria, a alma de felicidade! E é nesse estado de arrebatamento íntimo que vejo quão profundo é o amor que sentimos por essa TERRA.
Meus pais, avós e outros ascendentes também fizeram histórias nessas paragens, quando os recebeu em seu solo bendito, os criou, os alimentou, resguardando com esmero rastros inapagáveis de tantas gerações.
Enfrentaram eles, àquela época remota feras vorazes como onças-vermelhas, onças-pintadas que perseguiam e desfalcavam seus rebanhos caprinos, ovinos e bezerros recém-nascidos, por vezes matando o onceiro (cão caçador de onça) e enfrentando o próprio homem quais lobos famintos e traiçoeiros.
Hoje, extintas tais feras surgiram outras, MAIS, MUITO MAIS avassaladoras - o HOMEM! Este sim, vem destruindo todos os nossos sonhos, nossa paz, nossas terras, porquanto desapropriando-as, blefando para nossa população pouco instruída, desenhando um quadro belíssimo através de um falso projeto de irrigação, que não passa de lavagem de dinheiro, como se constata nos demais projetos de irrigação dos Estados do Ceará e do Pernambuco, todos em total falência.
Quando não conseguem iludi-los, fazem ameaças, invadem as terras sem comunicar ou pedir permissão aos seus proprietários, abrindo picadas, colocando marcos, se sobrepondo ao direito de propriedade amparado pela Constituição Federal.
Perguntei em um desses dias ao meu pai: Pai, como o Sr. Receberia a notícia da desapropriação de nossa terra?
Vi a tristeza estampar-se em seu semblante, seu sangue parecia esvair-se do seu rosto, tive medo! Arrependi-me de tal questionamento.
Ele, com muita dificuldade respondeu, com voz trêmula e sumidade: Que Deus me tire desta vida antes dessa hora. Como se vê é uma morte para todos nós.
Que os governantes se querem se reeleger, defendam nossa causa, amparando nosso direito à propriedade privada. A G U R D A M O S...+

Anônimo disse...

vc como td apodiencio pobre fica sempre procurando comentario besta sobre a cidade ou estado pra poder fala mal do luga que te fez gente kd se vc coloca quando sai uma reportagem falando de bem de sua cidade ou do estado rn vai procura chichico pra dividi o dinheiro que ele pego da prefeita que vcs da nova geracao se entende com dinheiro kkk

Anônimo disse...

pai de aluno:
no 12 de outubro a merenda é um pão com um copo de suco

Anônimo disse...

isso é a força das mulheres

Anônimo disse...

acabou com a prefeita de natal essa realidade.q absurdo


era pra vim para Apodi tbm verificar a merendo das escolas do municipio, com certeza é do mesmo jeito dessas.

Anônimo disse...

não é só em natal não, aqui em Apodi tá bem pior!

Anônimo disse...

“C A R T A D E N Ú N C I A DESAPROPRIAÇÃO DA CHAPADA DE APODI/RN”
Lindas são as palavras deste excelente escritor que acima fez esta denúncia, pena que tanta inteligência, para o desenvolvimento do texto, não passa de falácia, conversa sem propriedade, sem argumentos, ou seja, “ tudo é conversa fiada”

A priori, o sonho de irrigação da chapada do Apodi é bastante antigo e tenho certeza que se seu pai é realmente quem você descreve, ele é um dos principais sonhadores e ficará entorpecido de felicidade com a realização de um sonho coletivo, de uma classe tão sofredora que é o Agricultor.

Seguindo os relatos, é notório que as secas que assolam a Chapada do Apodi deixam os agricultores que lá vivem, em desespero, sofrimento e na maioria das vezes com um sentimento de abandono dos representantes dos poderes públicos.

Agora, por conta de um mero capricho, ou pelo que parece, uma questão política, você fazer campanha para que o Sonho Coletivo de uma Irrigação em nossa chapada seja destruído é uma tremenda, que me desculpem os leitores, Estupidez.

Fica tentando por vendas nos que não dominam o assunto com a falácia de Desapropriação, segue uma pequena explicação sobre o que realmente seja uma desapropriação:

“É o Procedimento pelo qual o Poder Público transfere, compulsoriamente, para si a propriedade de bem móvel ou imóvel pertencente a terceiro, para atender interesse social, utilidade pública ou necessidade pública, em regra, mediante pagamento de justa e prévia indenização.” Isto amparado pela Constituição Federal no artigo 5º em seu inciso XXIV.
Ou seja, niguem terá seus sonhos prejudicados com a desapropriação, pois estas terras que serão desocupadas serão muito bem indenizadas. Ex: é como se o Municípios compra-se os terrenos “propriedades”, para favorecer toda a coletividade.

Depois vem as bobagens de Lavagem de Dinheiro, não sabe nem o que significa tais palavras, antes de acusar o que nem mesmo se concretizou, seja mais digno e leal com a sociedade para quem você clama por justiça, quer ajudar? Fiscalize e não impeça que o façam.
Pois pelo que se sabe é que o estado do Ceará, onde a irrigação passa, é bastante rico e isto pode perguntar aos inúmeros agricultores, de nossa cidade, que por falta de irrigação em nossa cidade, foi submetido a trabalhar nos campos irrigados do Ceará, Ex: Cabeça Preta.

Quanto a falta de sangue no rosto de seu pai, tenho certeza que é por sua conta, pois quem conhece a realidades dos agricultores do Apodi sabe que é um sonho de longas datas a irrigação que só trará benefícios para a sociedade.

Por tanto, deixe de estupidez, conheça a realidade dos fatos, pelo menos entreviste alguns agricultores antes de escrever tais idiotices.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO