domingo, 15 de maio de 2011

[leia] Apodiense faz sucesso com e-commerce nos EUA

O desencadeamento de uma série de fatos com início em 2007 resultou numa verdadeira revolução na vida da apodiense Roana Hernandez. Da pacata vida de universitária na cidade de Pau dos Ferros, a apodiense de 24 anos acompanhou uma verdadeira revolução em sua história de vida após casar e seguir um rumo completamente inusitado.

Do Rio Grande do Norte, a potiguar passou a residir no Rio de Janeiro, e após dois anos de residência no estado fluminense, Roana iniciou uma nova vida no Texas, EUA, onde reside desde novembro de 2010. Adaptada ao novo país, a apodiense transformou suas habilidades pessoais num rentável negócio que cresce a cada dia a partir de uma fórmula que une ousadia à tecnologia.

"Sempre gostei de maquiagem, tecnologia, fotografia, e em minha passagem pelo Rio fiz um curso de Web Design que durou dois anos. Com minha chegada aos EUA, passei a conhecer um outro mundo. Tudo mudou", destaca Roana Hernandez.

Criado em 2007, um blog pessoal que era utilizado para a aproximação com sua família acabou ganhando um novo formato, a partir do uso de hobbies para formatar um negócio que começa a ganhar força.

"O blog surgiu em 2007. Mas quando vim morar nos Estados Unidos, vi um mundo totalmente diferente do Brasil. Além dos preços bem mais acessíveis, encontramos tudo o que precisamos. Daí identifiquei a oportunidade para ajudar as meninas que moram no Brasil a terem acesso a maquiagens e produtos de beleza com preço razoável", destaca a empreendedora.

O blog, que se limitava a abordagens da rotina pessoal, passou a ser utilizado para divulgar produtos de beleza e práticas de aplicações.
Fotografias, textos com dicas e até mesmo vídeos passaram a servir como estímulo para o aumento da audiência do blog, que mantém um crescimento gradual no número de acessos e abriu uma perspectiva até pouco tempo inimaginável para a apodiense.

"Depois que comecei a falar de maquiagem no blog, ele cresceu muito e passou a ocupar a maior parte do meu tempo. Hoje, recebo cerca de 200 e-mails e até 4 mil visitas diárias. Passei a ajudar as pessoas a comprarem produtos que sempre quiseram, por preços acessíveis", reforça. O negócio que começou quase como uma brincadeira, ganha força com o passar dos dias, e o número de encomendas cresce de forma gradual.

"Ainda é muito cedo. Meu serviço é novo e está crescendo. Mas posso afirmar que é melhor do que muitos empregos que existem aqui nos EUA", conclui.

Estratégia favorece credibilidade nas negociações

Adentrar num negócio sem fronteiras e com mercado globalizado não se configura como missão das mais fáceis. Para superar esta dificuldade básica foi adotada uma estratégia que tem rendido bons resultados. O repasse dos produtos adquiridos a preços originais tem favorecido a abertura de uma relação de confiabilidade com influência direta no crescimento da demanda.

"Não vendo os produtos. O preço cobrado é o original das lojas. A este valor é adicionado o transporte e uma taxa fixa de serviço pelo meu trabalho", destaca Roana Hernandez. O trabalho de intermediação foi iniciado em janeiro deste ano, e o número de encomendas cresce a cada dia.

"Como todo negócio desse tipo, no início a demanda era pequena, já que as pessoas não me conheciam. Depois que os produtos começaram a chegar, a notícia foi se espalhando. As meninas encomendam vários produtos, e eu envio em um único pacote. E mesmo para quem compra somente um produto ainda sai mais em conta do que no Brasil. Já recebo mais de 100 encomendas ao mês", reforça. A apodiense não fala em valores, mas afirma que o negócio que começou como uma brincadeira no último mês de janeiro já conta com uma boa participação no orçamento familiar.

ROTINA

As horas que eram dedicas à internet sem maiores resultados passaram a contar com objetivos bem definidos desde a criação do projeto de intermediar a aquisição de produtos nos EUA. Atualmente, a empreendedora divide seu tempo entre ações para divulgar o blog com os procedimentos de aquisição e envio dos produtos aos clientes de vários estados do Brasil.

"Para divulgação, eu uso rede sociais como o Twitter, onde faço sorteios. Minhas clientes geralmente publicam em seus blogs as aquisições. Isso ajuda muito. Mas a maior publicidade ocorre quando os produtos chegam e as meninas fazem comentários positivos para as amigas, pessoalmente ou pela internet". A partir da aplicação de bom trabalho de e-marketing, a empreendedora dedica boa parte do dia para atender os pedidos, efetuar as aquisições e encaminhar os pedidos ao Brasil.

"Recebo cerca de 200 e-mails por dia. É preciso responder a todos e fechar os negócios. É a primeira etapa. Existem as etapas seguintes. Dedico cerca de duas horas diárias para as compras em shoppings, sem falar que tenho que preparar as caixas, preencher formulários e encaminhar as encomendas", destaca.

Com o crescimento da demanda, a potiguar já pensa em contratar uma assistente para facilitar o crescimento do projeto.

"A carga de trabalho tem crescido. Tenho minha família. Um marido e um filho que também exigem minha atenção. Diante do crescimento penso em contratar uma assistente. A intenção é de expandir e integrar novos produtos", conclui.

MÁRCIO COSTA

Eu vi no apodiario.blogspot.com

2 Comentários:

Anônimo disse...

Gente qual o site da garota??? aff.

Anônimo disse...

ae esta o site dela http://roanahernandez.com.br/

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