[leia] Empresa Nordeste desrespeita usuários
Abaixo relato/denúncia de um leitor do TL, estudante de jornalismo, João Victor Leal, sobre as más condições da empresa que faz o transporte de passageiros Natal-Mossoró. A empresa Viação Nordeste também faz o percurso Natal-João Pessoa e com os mesmos relatos de condições de ônibus e desrespeito com os consumidores, e sem perspectiva nenhuma de melhora nas condições do serviço oferecido.
“Não é de hoje que a Empresa Viação Nordeste desrespeita os consumidores que usufruem de seu serviço de transportes disponibilizando veículos em péssimo estado para fazer os trajetos intermunicipais. Essa prática da Nordeste resultou, nesse final de feriadão, em um ônibus quebrado e consequente prejuízo para quase 50 passageiros que tiveram esperar no meio da estrada o socorro da empresa.
O veiculo de número 0960 (placa Natal – MYL 2392) disponibilizado para fazer o trajeto Mossoró-Natal estava em condições precárias de uso e desde a saída , às 16h45, apresentava problemas na embreagem e no sistema de marchas. Por volta das 17h45, o ônibus ainda não havia saído de Mossoró e os passageiros foram informados que deveriam deixar o veículo, pois este não tinha condições de seguir viagem.
Os clientes da Nordeste ficaram cerca de 20 minutos expostos a chuva nas proximidades de um posto da Polícia Rodoviária Federal, quando um funcionário da empresa informou que o ônibus estava realmente com problemas, mas que a Nordeste ( mesmo sabendo que era véspera de um dos feriados mais importantes e de maior fluxo do ano) não tinha nenhum ônibus reserva disponível e a única solução apresentada foi a de seguir viagem com o transporte naquelas condições.
O ônibus estava lotado. Entre os usuários havia desde crianças até pessoas da 3° idade e ao oferecer essa alternativa, a Viação Nordeste abdicou de seu dever de oferecer transporte seguro e em boas condições para seus passageiros. O veículo seguiu viagem. É bom que fique claro que em nenhum momento a empresa ofereceu alternativa para seus clientes.
Durante a viagem quando o ônibus parava não se conseguia engatar a embreagem. O motorista manipulava com dificuldade a caixa de marchas, que em determinado momento passou a funcionar de forma precária ( sem todas as marchas funcionando).
Já com um atraso de quase duas horas, nas proximidades do município de Riachuelo, por volta das 20h30, o ônibus quebrou de vez e os passageiros tiveram que esperar mais de 1 hora por um novo ônibus.
Parados na beira de uma das estradas mais movimentadas do estado e a mercê dos perigos recorrentes de nossas rodovias, o que mais revoltou os quase 50 clientes da Nordeste foi o tratamento que a empresa ofereceu aos passageiros, não disponibilizando nenhuma informação clara sobre a ajuda que estava a caminho e sobre as causas da quebra.
Muitas pessoas queriam chegar na hora programada (20h30) ao destino final, pois pretendiam descansar já que voltariam as suas atividades profissionais na manhã desta segunda – feira. Esse desejo dos passageiros foi interrompido pela irresponsabilidade de uma empresa que coloca veículos em condições precárias a serviço de seus clientes. O ônibus acabou chegando por volta da meia-noite na capital potiguar. Com quase quatro horas de atraso.
Os usuários já estão se organizando para tomar as medidas cabíveis contra a Nordeste. Um grupo de passageiros irá ,por volta das 12h desta segunda-feira, ao guichê da empresa (localizada na Rodoviária de Natal) cobrar uma explicação e uma tomada de posição da Viação Nordeste sobre o ocorrido.”
“Não é de hoje que a Empresa Viação Nordeste desrespeita os consumidores que usufruem de seu serviço de transportes disponibilizando veículos em péssimo estado para fazer os trajetos intermunicipais. Essa prática da Nordeste resultou, nesse final de feriadão, em um ônibus quebrado e consequente prejuízo para quase 50 passageiros que tiveram esperar no meio da estrada o socorro da empresa.
O veiculo de número 0960 (placa Natal – MYL 2392) disponibilizado para fazer o trajeto Mossoró-Natal estava em condições precárias de uso e desde a saída , às 16h45, apresentava problemas na embreagem e no sistema de marchas. Por volta das 17h45, o ônibus ainda não havia saído de Mossoró e os passageiros foram informados que deveriam deixar o veículo, pois este não tinha condições de seguir viagem.
Os clientes da Nordeste ficaram cerca de 20 minutos expostos a chuva nas proximidades de um posto da Polícia Rodoviária Federal, quando um funcionário da empresa informou que o ônibus estava realmente com problemas, mas que a Nordeste ( mesmo sabendo que era véspera de um dos feriados mais importantes e de maior fluxo do ano) não tinha nenhum ônibus reserva disponível e a única solução apresentada foi a de seguir viagem com o transporte naquelas condições.
O ônibus estava lotado. Entre os usuários havia desde crianças até pessoas da 3° idade e ao oferecer essa alternativa, a Viação Nordeste abdicou de seu dever de oferecer transporte seguro e em boas condições para seus passageiros. O veículo seguiu viagem. É bom que fique claro que em nenhum momento a empresa ofereceu alternativa para seus clientes.
Durante a viagem quando o ônibus parava não se conseguia engatar a embreagem. O motorista manipulava com dificuldade a caixa de marchas, que em determinado momento passou a funcionar de forma precária ( sem todas as marchas funcionando).
Já com um atraso de quase duas horas, nas proximidades do município de Riachuelo, por volta das 20h30, o ônibus quebrou de vez e os passageiros tiveram que esperar mais de 1 hora por um novo ônibus.
Parados na beira de uma das estradas mais movimentadas do estado e a mercê dos perigos recorrentes de nossas rodovias, o que mais revoltou os quase 50 clientes da Nordeste foi o tratamento que a empresa ofereceu aos passageiros, não disponibilizando nenhuma informação clara sobre a ajuda que estava a caminho e sobre as causas da quebra.
Muitas pessoas queriam chegar na hora programada (20h30) ao destino final, pois pretendiam descansar já que voltariam as suas atividades profissionais na manhã desta segunda – feira. Esse desejo dos passageiros foi interrompido pela irresponsabilidade de uma empresa que coloca veículos em condições precárias a serviço de seus clientes. O ônibus acabou chegando por volta da meia-noite na capital potiguar. Com quase quatro horas de atraso.
Os usuários já estão se organizando para tomar as medidas cabíveis contra a Nordeste. Um grupo de passageiros irá ,por volta das 12h desta segunda-feira, ao guichê da empresa (localizada na Rodoviária de Natal) cobrar uma explicação e uma tomada de posição da Viação Nordeste sobre o ocorrido.”
Fonte: Território Livre.
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