sábado, 5 de fevereiro de 2011

[leia] A oposição da oposição em: O Enigma do 9º elemento.

Há alguns dias escrevi sobre a Essência da Oposição, justificando com uma foto onde continha apenas três vereadores.

Dos 9 vereadores eleitos em 2008, os três citados foram os únicos eleitos para ser oposição. Todos os demais fizeram parte da campanha de Goreti Silveira.

Mas ser eleito de um lado não o obriga a permanecê-lo lá durante todo o seu mandato, principalmente quando forem praticadas certas ações de que não concorda.

Assim foi o caso de alguns vereadores que tiveram que se unir aos vereadores essencialmente da oposição para elegerem o presidente da câmara, e juntos fizeram oposição à prefeita Goreti no início de seu mandato.

Por outro lado, as eleições 2008 mostraram claramente que em Apodi só há (pelo menos por enquanto) espaço para 2 lados: O lado que é eleito e o que não é eleito.

Ao lado 'eleito' dá-se o nome de Situação, e nesse quadro encaixa-se a prefeita Goreti Silveira, juntamente com 5 vereadores.

Ao lado 'não-eleito' dá-se o nome de Oposição, e nesse quadro encaixa-se o candidato Flaviano Monteiro, juntamente com 3 vereadores.

Somando 5 com 3 dá 8, e portanto, falta encaixar o 9º elemento.

De um lado está a prefeita eleita com mais de 11 mil votos.
Do outro está o professor Flaviano com quase 11 mil.
Dois grupos bem claros e bem definidos.

Digamos que, por um instante, Flaviano seja o líder da oposição, já que foi o candidato nas últimas eleições, e nada mais normal que se porte como tal.
E digamos também que Goreti seja a líder da situação.
Vamos então tentar encaixar o 9º elemento no meio deles dois, ou melhor, colocá-lo ou de um lado ou de outro.

Com qual lado ele tem mais afinidade?

Nos eventos promovidos pela prefeita é comum vê-lo ao seu lado, SEMPRE sorridente e solícito.

Nos eventos promovidos por Flaviano você NUNCA viu o vereador nem sorridente, nem muito menos solícito. Aliás, você NUNCA viu o vereador, ele NUNCA participou de nenhum evento. E até onde sei, ele SEMPRE foi convidado.

NUNCA, JAMAIS e EM TEMPO ALGUM ele participou de qualquer evento promovido por Flaviano, ou pela Nova Geração. (E nem adianta justificar dizendo que é porque o grupo não o aceita, que não gosta dele ou coisa e tal, porque se tem um grupo hoje em dia em Apodi que o rejeita, e quer vê-lo bem longe, esse grupo é o da prefeita que o ajudou a se eleger e viu mudar de lado no início do mandato, e nem por isso ele deixa de participar)

Ele NUNCA viu em Flaviano um possível aliado, muito pelo contrário, ele o tem como seu principal adversário. O povo escolheu, nas urnas em 2008 e ratificou em 2010, o professor para fazer oposição à Goreti, o colocando de forma natural como um líder no seu grupo. Não O ÚNICO líder, mesmo porque não chegou lá sozinho, mas alguma liderança todos devemos convir que ele tem.

Quer exemplo maior do que aconteceu há poucos dias atrás, quando o vereador organizou uma reunião entre partidos da oposição, e foram convidados o PV, PSB e PSDB, e o único a ficar de fora foi justamente aquele em que Flaviano é o presidente.

O que isso quis dizer?

Só mostrou que no Apodi de hoje há 3 grupos: A Situação; a Oposição; e a Oposição da Oposição.

1 Comentário:

Anônimo disse...

Você háde convir que esse nono elemento comovoce diz, representa o Poder Legislativo.Por isso,por força do cargo que ocupa, na condição de Presidente, esteja presente nos atos públicos.O próprio cargo impõe uma convivencia civilizada. Agora,com toda essa retidão política dessa nova geração, nãose pode negar e nem esconder que a nova geração se vendeu ao deputado Fábio Farias.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO