sábado, 22 de janeiro de 2011

[leia] Anônimo opina o "Por que faltam empregos em Apodi" Parte II

O nosso Brasil teve um avanço muito grande nos últimos 10 anos, isso se deve a um bom planejamento na política econômica, a qual seguiu o mesmo direcionamento do governo FHC, tivemos diversos programas sociais, controle da inflação, capital externo investido no país, programa Minha Casa Minha Vida, Programa da Agricultura Familiar entre outros. O Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo, devido o clima tropical, terras férteis e outros.

Apodi tem um enorme potencial agrícola e pouco é feito para ser aproveitado, ou seja, temos uma barragem com um enorme poder de abastecimento, mas que no momento só está servindo para turismo. Estou querendo dizer que foi desenvolvido todo um projeto de irrigação para a Chapada do Apodi e até agora não foi implantando um metro de encanamento, grande parte dos agricultores continua dependendo das chuvas para poder produzir apenas o que comer.

Por que não aproveitamos a nossa grande barragem para fazer os agricultores produzirem o ano todo? Devemos lutar por esse projeto de irrigação, devemos desenvolver um trabalho conjunto com a EMATER/RN dando o conhecimento e acompanhamento necessário para os agricultores, devemos garantir a compra da produção do pequeno agricultor para as nossas merendas escolares do município e quem sabe do estado, devemos atrair uma usina de castanha para aproveitar a nossa castanha de caju, devemos aproveitar as nossas frutas para produzir polpas, devemos promover feiras agrícolas para estimular os negócios em nossa cidade e por fim fazer os agricultores produzirem não somente o que comer, mas também para que possam ter sua vida socio-econômica ativa e desenvolvida.

É verdade que demos um passo modesto com a indústria de polpa implantada, porém temos que dar embasamento através de parcerias com CDL e SEBRAE às empresas existentes. Nesse ponto não dependemos apenas do poder público, dependemos também da vontade de nosso CDL em desenvolver essa cultura da gestão empresarial focada na profissionalização empresarial, irei abordar esse assunto com mais detalhes em outras matérias.

Prezados leitores desenvolver uma cidade não é simples, deve haver um trabalho conjunto entre sociedade, poder público e investimento privado. Se a cidade não cresce e não desenvolve essas três “entidades” tem culpa e responsabilidade. Vamos à luta por nosso Apodi, independente de credo, cor, raça, bandeira ou partido, quando a cidade cresce todos crescem é isso que temos que correr atrás

13 Comentários:

Anônimo disse...

Kelly Regina
Quando você fala em PROJETO DE IRRIGAÇÃO que deveria sair do papel, pergunto? alguma vez voce assistiu reunião sobre o projto de irrigação? acredito que não, mas vamos aos fatos e bem resumidos, no decorrer do tempo postarei algumas duvidas que voce venha a tere aconselho que quando houver reunião sobe este projeto voice participe, para não dar opinião sem saber do que se trata, e dos maleficios que traz este projeto, que espero não ser implanado neste modelo proposto por LULA.
ponto
. Este projeto não é para os agricultores da chapada, e sim para o agronegocio ou seja os empresarios é que ficará com as terras,
.Os agricultores só poderão concorrer a 8 hectares de terra, e o empresario a 48, digo como sobrerviverá um agricultor com apenas 8 hecares se ele tem que pagar pela terra que um dia foi sua e ainda pagar energia e qualque benfeitoria que ele venha a necessitar? tudo isso é pago ao governo federal.DIGO concorrer, não significa dizer que voce terá terra.
.Só quem pode concorrer é o dono da terra. E os filhos onde fica?

.Quem tem mais de 60 anos não concorre? onde vão morar? na sua casa?
. Toda palntação é feita com agrotoxico, e ai vamos morrer envenenados? a cultura é determinada pelo projeto será que precisamos de cacau, nin e outras culturas que não conhecemos.
O projeto está parado porque a população pediu socorro e o unico politico a ficar ao lado do povo foi FATIMA BEZERRA, esta pediu a suspenssão do projeto.
. O ministerio publico do ceará pediu um estudo a universidade federal do ceará, devido o aumento assustdouro do indice de cancer no ceará , e foi constatado que o aumento de cancer foi no perimetro irrigado, inclusive a chpada de Apodi está envenenada por ser vizinho ao ceará, voce quer ser envenenada, inclusive esta equipe esteve em Apodi e alertaram ate quem mora na zona urbana será atingido pelo veneno.
. Tem mais um vmorador proximo ao projeto que denunciou o uso exagerado de agrotoxico, foi assassinado com 19 tiros na cabeça, este projeto também traz violenciAa
.Os pequenos agricultores que não tem condições de tocar com sua pequena terra, para não morrer de fome são obrigados a vender suas 8hecatres aos emprersarios e passarão de donos de terras a escravos e que lutar por seus direitos trabalhistas morres, foi o que aconteceu no vale do Açu,
. Algumas pessaos em Apodi foram caloteados por empresarios do projeto do ceará e tiveram prejuizo de mais de 70.000,00, a empresa abriu falencia e nossos conterraneos se ferraram uma das empresas e a BELMON.
Em resumo que mora na chapada ser´´a obrigado a vender suas terras e a partir dai não sabe como será o seu futuro, muitos passara a te mas quando receberam a visita do DNCS, pois estes ameaçaram os moradores da chapada, e onde está a etica destes funcionarios.
No momento so, espero ter sua resposta de volta, pois tenho a certeza que voce não sabia destes detalhes e este é apenas um resumo, visit o blog noticias do campo que verá a materia sobre o assassinato do denunciante sobre agrotoxico do ceara´, por segurança publicarei em outro blog.

Kelly Regina disse...

Só pra lembrar não é minha a matéria.

Anônimo disse...

Descupla KELY e que vi embaixo escrito por Kelly, espero que o qutor da mateira se manifeste, e que tudo que escrevi me referindo a voce, que ele ou ela quetione e respoda.
Marcos

Anônimo disse...

Vejo como o qutor da materia está desinformado, o projeto foi desenvolvido para a chapada e não para o vale, seria bem melhor para o vale, porque teria uma grande economia de energia, mas o DNOCS que gastar mais para justificar a lavagem de dinheiro, o DNOCS diz que já gastou mais de 50.000,00 na chapada, e ate agora nada feito, graças a DEUS porque queremos que O DNOCS vá para o inferno.

Anônimo disse...

Pessoal vamos discutir isso com mais seriedade; vejamos Apodi é hoje um dos maiores produtores de mel do País, caso se instale um peímetro irrigado nos moldes tradicionais, nossas abelhas vão morrer envenenadas; por outro lado os Apodienses que são os donos das terras em sua maioria serão expulsos e farão parte da lista de suburbanos de um município sem estrura alguma na área urbana para receber novos habitantes (ou seja vão passar de proprietários para favelados); lembre-se que em Assu quem é dono das terras são as empresas. Outro fator a considerar é que para os agricultores que pegar um lote de terras, na chapada vão falir no primeiro ano, pelas altas taxas de nergia que será necessário para elevar a água até a chapada; no caso de Assu é um viável do ponto de vista econômico, embora não seja social; porque a água chega por gravidade na maioria das áreas ou em alguns casos com um pequeno recalque(elevação da água); o que não é nosso caso. Outra possibilidade de irrigação seria no Vale, mas isso pessoal já está acontecendo, o rio foi perenizado, graças a construção da barragem e os agricultores passaram a ter água disponível durante todo o ano, e o melhor estão produzindo (Pessoal no vale do Apodi se concentra uma importante bacia leiteira, além da produção de frutas) e são donos de suas terras (EM UM PROCESSO HISTÓRICO DE REFORMA AGRARIA NATURAL); o precisa ser feito é perenizar os dois braços do rio Umari, pra todo o vale ter acesso a água gratuita, sem ter q pagar nada a ningém. VALE SALIENTAR QUE UMA DESAPROPRIAÇÃO NO VALE DO APODI SERIA UMA CATASTROFE, POIS EXPUSARIA UMA GRANDE QUANTIDADE DE AGRICULTORES. O problema é que para muitas pessoas só existe produção se desmatar tudo e entregar as terras a um grande grupo internacional e os Apodienses passem apenas a olhar elhes enriquecendo e enriquecendo ainda mais a cidade de Mossoró (POIS OS GRANDES GRUPOS SÓ FAZEM COMPRAS EM MOSORÓ OU DIRETAMENTE) (NADA DE COMERCIO DE APODI).

Anônimo disse...

Pessoal vamos discutir isso com mais seriedade; vejamos Apodi é hoje um dos maiores produtores de mel do País, caso se instale um peímetro irrigado nos moldes tradicionais, nossas abelhas vão morrer envenenadas; por outro lado os Apodienses que são os donos das terras em sua maioria serão expulsos e farão parte da lista de suburbanos de um município sem estrura alguma na área urbana para receber novos habitantes (ou seja vão passar de proprietários para favelados); lembre-se que em Assu quem é dono das terras são as empresas. Outro fator a considerar é que para os agricultores que pegar um lote de terras, na chapada vão falir no primeiro ano, pelas altas taxas de nergia que será necessário para elevar a água até a chapada; no caso de Assu é um viável do ponto de vista econômico, embora não seja social; porque a água chega por gravidade na maioria das áreas ou em alguns casos com um pequeno recalque(elevação da água); o que não é nosso caso. Outra possibilidade de irrigação seria no Vale, mas isso pessoal já está acontecendo, o rio foi perenizado, graças a construção da barragem e os agricultores passaram a ter água disponível durante todo o ano, e o melhor estão produzindo (Pessoal no vale do Apodi se concentra uma importante bacia leiteira, além da produção de frutas) e são donos de suas terras (EM UM PROCESSO HISTÓRICO DE REFORMA AGRARIA NATURAL); o precisa ser feito é perenizar os dois braços do rio Umari, pra todo o vale ter acesso a água gratuita, sem ter q pagar nada a ningém. VALE SALIENTAR QUE UMA DESAPROPRIAÇÃO NO VALE DO APODI SERIA UMA CATASTROFE, POIS EXPUSARIA UMA GRANDE QUANTIDADE DE AGRICULTORES. O problema é que para muitas pessoas só existe produção se desmatar tudo e entregar as terras a um grande grupo internacional e os Apodienses passem apenas a olhar elhes enriquecendo e enriquecendo ainda mais a cidade de Mossoró (POIS OS GRANDES GRUPOS SÓ FAZEM COMPRAS EM MOSORÓ OU DIRETAMENTE) (NADA DE COMERCIO DE APODI).

Anônimo disse...

seu babaca deixe de julgar as pessoas pelo o que voce é o pelo que voce pensa isso é radicalismo e egoismo

Anônimo disse...

Eu só queria fazer uma pergunta para os comentaristas. Qual o volume de negócio e dinheiro gerado por nossa imensa agricultura local? Esses acricultores ainda sofrem pagando os tubos de dinheiro com energia usando um motor para puxar água de poço. Ninguém falou em desapropriação, mas confesso que estou feliz com os comentários porque assim desperta o interesse de todos para um bem maior.

Anônimo disse...

Caro Marcos,

Realmente você está certo o projeto não é para o Vale e sim para a Chapada, de fato foi um equívoco meu. Eu tenho acesso as 235 páginas do projeto e não foi por falta de informação, repito que foi um equívoco. Eu tenho uma pergunta a você. Você acha que está bom? Vi uma matéria de agricultores quebrando pedra para ganhar 0,50 por milheiro.

Anônimo disse...

IDIOTICE MORA AO LADO DA INTELUGÊNCIA

Já reli a matéria inteira do anônimo e até agora não encontrei nenhum parágrafo em que ele defenda um projeto que envenene o povo, tome as terras dos agricultores, não valorize o pequeno agricultor e outros coisas mais. É pura falta de leitura mesmo, o cara que escreveu a matéria defende tudo isso que está nos comentários e ainda por cima, o senho Josenias Freitas, (outro que não sabe ler, ou sabe e usa os equívocos para se promover) posta no blog dele a resposta do pseudônimo usado como "Marcos" como uma resposta a Kelly Regina, sei não viu, ô povo de Apodi pra gostar de fazer politicagem em cima de qualquer assunto, AGORA ISSO SIM É POLITICAGEM.

Anônimo disse...

estar tudo errado,sabe porque,porque imbecilmente votei em gorete pinto,adeus ingrata.

Anônimo disse...

Os erros desse texto são minimos, portanto, esse texto não foi escrito pela universitária(?) Kelly.

Kayo César disse...

Grande Marcos PhD em agronomia, economia e vida humana.

Me responda uma coisa. O que vc prefere. Ter escravos como vc diz de empregos ou ter escravos da fome? Vc já andou nessas comunidades e viu alguma dessas pessoas comendo farinha com café porque simplesmente não tem dinheiro para comer? Você acha vantagem um agricultor ter terra e não produzir? Você acha que quebrar pedra como W. Oliveira mostrou em uma reportagem é diferente de escravidão? Meu caro eu sinto muito, mas as suas teorias só funcionam para professores que só conhecem a realidade de uma sala de aula e não sabem nada além do que os livros mostram. A vida ensina muito mais do que essas teorias idiotas. Você acha que hoje nós só comemos comidas orgênicas e será que as pessoas pobres teriam condições de pagar 15 reais em 1 Kg de tomate. Prezado me desculpe mas desenvolver socialmente as pessoas e dar dignidade a elas vai muito além do que comentários técnicos baseado puramente no conhecimento de quem tem o que comer todos os dias e nunca provou café com farinha.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO