sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

[leia] Anônimo opina o "Por que faltam empregos em Apodi"

Apodi, como já vem sendo dito e escrito em muitos lugares, é uma cidade que exporta muita mão-de-obra, muita matéria prima e muito capital intelectual, mas como fazer para que essas riquezas fiquem em nossa cidade para desenvolvê-la sócio-economicamente?

Após a segunda guerra mundial o Japão estava destruído no âmbito estrutural, moral e principalmente econômico, no entanto com a ajuda do EUA e uma série reformas o Japão começou a entrar no direcionamento do desenvolvimento. Houve grandes investimentos em várias áreas e principalmente na EDUCAÇÃO, é aqui onde quero chegar. A educação tem sido o fator desenvolvedor de muitas sociedades e para nossa cidade não será diferente, ou seja, necessitamos que seja direcionado mais foco para a Educação de Apodi.

Não adianta só implantar Parque Industrial e importar mão-de-obra, Apodi precisa de Universidades, unidade do SENAI, cursos técnico, cursos profissionalizantes entre outras formas de adquirir conhecimento porque só assim teremos como atrair empresas para a nossa cidade. Temos que oferecer terrenos da União e incentivos fiscais para que as empresa possam trazer unidades para nosso solo, porém devemos ter a garantia de que elas irão empregar nossos conterrâneos, a garantia de que elas irão desenvolvê-los como profissionais para que desta forma não tenham que trazer mão-de-obra externa.

Se não tivermos interesse e foco em fazer essas ações tudo irá continuar da mesma maneira, parados no tempo. Enquanto Mossoró cresce a passos largos e o Médio Oeste da mesma forma nós estamos no meio, esquecidos e abandonados pelo poder público.

Surgem os questionamentos: Qual empresa virá para a nossa cidade sem nenhum benefício? Qual empresa virá para a nossa cidade se não temos mão-de-obra qualificada porque não damos essa oportunidade aos nossos conterrâneos? Manter uma empresa produtora em cidades distantes de portos e aeroportos exige muito custo operacional de logística e esse custo deve ser compensado com incentivos dos governantes.

Temos o principal, terras e pessoas, então o que falta?


Nota do blog: É muito interessante sabermos o quanto esse Anônimo está certo e mesmo assim pouco se investe em educação ou nos acessos que nos fazem chegar até ela. De quem é a culpa se não nossa que escolhemos representantes que nunca tratam isso como prioridade. Ao escritor da matéria, o qual prefere se reservar no anonimato e que de mim tem uma grande admiração faço questão de parabenizar e agradecer por ajudar na nossa formação política e social. E, por fim, fica a dica para darmos uma maior atenção ao que estão fazendo com nossa "EDUCAÇÃO".

5 Comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente, pelo poder de libertar o homem e uma sociedade do julgo das elites, principalmente políticas, a educação não é o foco de interesse da maioria das administrações públicas.
Apodi é uma cidade que nem precisamos repetir o seu potencial, é do conhecimento do nossos administradores, e de todos que passaram ao longo dos anos. Porém, qual deles se atreve a investir numa coisa que eles sabem que no futuro poderá ser contrária aos seus ideais?
Todos, até aqui preferiram investir em "NADA" somente no caixa para a próxima eleição, que é o que garante a permanência no poder porque os eleitores valorizam a política do compra e vende votos. Para eles é melhor, pois podem pegar "no dinheiro" e acreditam que com isso levam vantagem. Embora mais tarde eles mesmos sofram, não com a falta de tudo.

O PIOR É QUE ESSE TIPO DE ELEITOR (QUE É A MAIORIA) ACABA POR COLOCAR NO JULGO DA ELITE POLÍTICA, TODA UM SOCIEDADE.

Anônimo disse...

não tem emprego em apodi porque não tem investimentos do poder publico da cidade não só em apodi como tambem em outras cidades da região oeste

Anônimo disse...

Meu caro adorei a matéria mas acho que você não deveria ficar no anonimato. Essa é uma visão muito real do que pode ser feito para Apodi.

Anônimo disse...

ANONIMO DISSE ENTAO NAO LEIO

HOMEM DA CAPA PRETA disse...

Eu concordo em certo pontos com o anônimo, mas esquecemos de ver nossas potencialidades. Apodi é uma cidade que tem uma área de extensão rural muito grande mas pouco explorada, precisamos de Indústrias, de empresas, mas que essas empresas sejam de cunho ligado a agricultura(EX: COAFAP) não precisa de industriais de fora não, precisamos que nosso povo, nossos agricultores invistam em suas terras, em novas culturas e não só o feijão e o arroz como é de costumes, o poder publico tem que atuar e esta atuando na formação de tecnicos com os cursos que vem realizando mas é pouco, ai eupergunto qual a empresa ou loja em Apodi que paga um salario digno aos seus funcionários? eu sinceramente só conheço a prefeitura. os nossos comerciantes são os maiores responsáveis por esse atraso no que diz respeito a mão de obra de apodi que sai em busca de novos mercados, pois aqui eles não pagam corretamente, muito menos seus impostos. O Bouka Louka fez uma matéria no ano passado e mandaram os cara calarem a boca. pense nisso? será só a prefeitura o culpado disso? investimento na agricultura e Apodi seria um celeiro para o mundo.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO