[veja] Natal do IFRN - Campus Apodi
Um Natal Sertanejo
O projeto de decoração natalina do IFRN Campus Apodi surgiu em conseqüência de várias motivações: o convite inicial do diretor geral, o professor Marcos de Oliveira, a parceria presente da professora Cléia Souza, a observação da paisagem e das tradições culturais apodienses, a reutilização de tábuas utilizadas na construção do próprio edifício do IFRN, o aproveitamento de elementos extraídos da vegetação de caatinga para a criação artística e a possibilidade de desenvolver um projeto com a participação sempre bem-vinda de um grupo de colaboradores.
O processo de produção foi norteado pela referência ao barroco brasileiro, com seus oratórios domésticos destinados às devoções familiares, suas pinturas de forro das igrejas e capelas, suas cores contrastantes das figuras de anjos morenos e flores “ingênuas”.
Da natureza generosa, foram tomados de empréstimo os troncos e talos de carnaúba, as varas para as cercas de trançado, a sinuosidade do cipó de leite, além de sementes, vagens e capuchos de timbaúba, urucum, pereiro, jatobá e flor de seda.
Da participação direta, às soluções técnicas e sugestões dos essenciais colaboradores que concretizaram com eficiência a idéia geral, surgiram as cercas no entorno do presépio e da árvore de natal “para afastar jumentos”, os bancos de carnaúba “para tirar retratos”. Por fim, a imagem foi complementada com a sonoridade da música sacra, exemplos de obras de autores consagrados no gênero e tocada no início da manhã e nos fins de tarde.
A mensagem implícita na obra fundamenta-se na simplicidade, um ensinamento cristão exemplificado na figura de um Menino nascido num estábulo, distante da magnificência dos palácios.
Nilton Xavier
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário