segunda-feira, 29 de novembro de 2010

[leia] De volta para casa

Muitas vezes para sermos alguém, crescermos profissionalmente temos que sair de nossas cidades ou, como no caso de Apodi, nos deslocarmos todos os dias para cidades que nos oferecem estrutura educacional.

Apodi é uma das cidades que mais exporta matéria-prima intelectual, como estudantes universitários, técnicos e secundaristas, que saem de suas casas para serem lapidados lá fora. Nesse meio tempo muitos deles não conseguem retornar e se estabelecerem aqui novamente.

Mas o que começamos a perceber hoje é que em alguns momentos começa a ser diferente, pois uma pequena parcela de corajosos conseguem retornar e se fixarem em sua terra natal, o que ajuda econômico e socialmente a nossa cidade

Foi justamente pensando nesses que essa matéria surgiu, e alguns depoimentos desses profissionais ficaram a exposição para que possamos ver o quanto é grande o amor daquele que consegui voltar a sua terra e quantas são as dificuldades.



Neide Feitoza, esteticista

Fui estudar em Fortaleza porque na minha cidade não tinha o curso que pretendia. E por lá pude perceber o quanto é difícil está fora de casa, longe das pessoas que sempre me ajudam. Mas não desisti e consegui terminar meu curso.

Voltei por que amo minha terra e já atuava na área, assim tinha uma boa clientela que mantenho ate hoje, para isso tinha que vir todos finais de semana para atende-los exatamente visando o futuro.

Não foi fácil, mas foi muito bom por que ampliei meus conhecimentos e pude ter uma visão do mercado de trabalho lá fora e optei pela minha cidade.


Francisco Wilquer, fisioterapeuta

Me formei em Natal-Rn em agosto de 2008. Tive uma dificuldade imensa na convivência longe de casa, em que faltou até dinheiro para meu próprio sustento, porém minha mãe, se sacrificando aos poucos, sempre tentou deixar-me confortável na medida do possível decorrente de suas condições, então sem ela não conseguiria chegar até aqui. Me mudei de endereço 8 vezes. Morei com vários colegas diferentes em pensionatos e até dividindo apartamentos (em gerais pequenos).

Passei 7 (sete) anos e meio na Cidade de Natal, esse tempo tentando entrar na faculdade e me formar, depois desse período retornei para minha terra (Apodi-RN) com o propósito de arranjar trabalho por essa região e dar progresso a minha vida perto de casa. Assim também objetivando obter certas coisas aos quais sempre sonhava em ter: uma delas é melhorar o conforto dos meus pais.

Iniciei meu trabalho atendendo em domicilio, apenas com dois pacientes. Após 3 (três) meses finalmente arranjei meu primeiro trabalho na cidade de Caraúbas, em um programa de saúde adquirido por recursos federais pelo município ( NASF). Este programa dar suporte aos Programas de Saúde da Família (PSF´s) da cidade, e também atendo numa policlínica de Apodi, porém ainda continuo atendendo em domicilio.

A fisioterapia de nossa cidade (Apodi) vem crescendo a cada dia, com renovações, melhores condições de atendimento e melhor entendimento pela população, ao qual em até algum tempo atrás achava que fisioterapia era apenas exercícios físicos, assim valorizando ainda mais essa profissão bem como aumentando a procura por atendimentos nesta área. Atualmente estou começando um trabalho pela prefeitura de nossa cidade (Apodi) e pela cidade de Felipe Guerra.

8 Comentários:

Anônimo disse...

O fisioterapeuta Francisco Wilquer, é um profissional muito competente, tratou do meu pai por alguns meses; obtendo um êxito total,neste período demonstrou profissionalismo e competência naquilo que faz;Deus te abençoe grandemente e continue servindo ao nosso querido Apodi. Pastor Welitton Souza

Melo-Anestesiologista disse...

Desses que foram citados,nenhum sofreu o que meu amigo e companheiro RAIMUNDO SOARES(BIOQUIMICO)sofreu,tive a honra de passar na casa do estudante de Natal onde o conheci,e conheço a sua história,esse sim é um vencedor apodiense.

Anônimo disse...

sou testemunha do grande esfoço dedicado pela mãe de Dr. Wilquer para formar este filho, mas com a graça de Deus ela venceu. Graças a Deus. Deus abençõe grandemente este profissional iluminando todos os seus passos. Mazinha.

Anônimo disse...

caro amigo de assis eu sofro muito por ter deixado minha amada terra, mas eetou me preparando para retornar e contribui pela minha cidade pois sei que posso dar o melhor de mim para ver um apodi melhor para seus municipos e que mas nimguem no futuro uito proximo não precise sai de sua terra pra ser alguem e apodi tem potencial suficiente para que todos possam ter uma vida melhor.
ass:marcos aurelio mossoro/bacurau 1

Anônimo disse...

kim é um cara massa!

Clemente Carlos disse...

Ambos da matérial acima merecem nosso respeito e gratificação, tanto pela história vivenciada, quanto pela CAPACIDADE dos dois. Tenho o PRAZER e a SATISFAÇÃO de parabenizá-los por todas as conquistas na viida de vocês. Um forte abraço, e desejando mais e mais vitórias.

Anônimo disse...

PERCEBE-SE QUE AMBOS PROFISSIONAIS, SÃO DE FAMÍLIA POBRE, MAS COM DIGNIDADE PERSEVERANÇA E CORAGEM VENCERAM, COMO MUITOS QUE ESTÕA A CONCLUIR CURSOS FORA DA NOSSA APODI, SEJAM BEM VINDOS, FILHOS DE APODI.

Anônimo disse...

Parabenizo a matéria e todos que com muita garra, força e coragem saem para Mossoró ou cidades mais distantes, em busca de conhecimentos que lhes farão profissionais futuramente, deixando familiares com saudades, mas com a esperança de dias melhores. Felicidades à todos e muito êxito.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO