terça-feira, 21 de setembro de 2010

[veja] O contraste na Chapada de Apodi

O que fazer para mudar esse quadro na Chapada de Apodi ?

TRABALHO ESCRAVO

QUEM TEM.


QUEM NÃO TEM.

O problema será só água ?


O que fazer com essas riquezas que compõem a nossa Chapada?

Será que essas riquezas só são vistas por aqueles que estão longe?

E nós, apodiense, tão perto e não conseguimos ver tanta potencialidade do município e região. O QUE FAZER?

13 Comentários:

Anônimo disse...

A foto que mostra "quem não tem" é uma foto tipica da caatinga e na verdade o não ter é não saber aproveitar sua potencialidade não diz respeito a falta de água ou a qualquer tipo de cultura irrigada.

Muitas vezes o problema é só falta de conhecimento mesmo.

Anônimo disse...

O que fazer com a chapada? aproveitar as aguas da barragem e irrigar a chpáda para os agricultores da chapada aproveitarem o beneficio e produzir produtos organicos para o consumo familiar e vender para sua sobrevivencia e de sua familia, com isto todos viverão bem , em paz e com saude. E não fazer um projeto de irrigação despejando os moradores que la residem a muitos anos, e entregar para o agronegocio, empresarios forasteriso que se utilizam do trabalho escravo, e usando agrotoxico para envenenar o nosso povo. Inclusive dia 01/10/2010 havera um palestra no STTR com agronomos e advogados para falar do desastre e tudo de ruim que causa um projeto de irrigação no modelo deste feito para a chapda de APODI, esperamos contar com a presença dos blogs apodienses para comprovar o que querem para o POVO apodiense.

Anônimo disse...

deixar de vender o voto,ai as coisas começaram a mudar,pois todos os males nascem dessa traição que fazemos a nois mesmo,ao nosso futuro.isso em campanhas de todos os niveis.

Anônimo disse...

ainda vão dizer que o culpado é o velho dr. pinheiro

Anônimo disse...

valha mim 'Deus'

Anônimo disse...

COMENTADOR ANALFABETO, ESTA PAISAGEM É TÍPICA DO CLIMA SEMI-ÁRIDO, É UM FENÔMENO NATURAL E NÃO POLÍTICO VÁ ESTUDAR OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS.
25 NELES.

Anônimo disse...

Não eleder Dilma, porque ela pesegue os pobres que é o qeu LULA quer fazer , despejar os agricutorwes e entregar ao empresarios financiadores de suas campanhas

Anônimo disse...

é triste mas e a realidade,em quanto apopulação não se concientizar e eleger governantes comprometidos esta situação tende a piorar, vamos dar uma oportunidade para quem conhece a lidade dos apodienses, vote flaviano para deputado estadual , pois propostas ele tem só falta a oportunidade. SIM E POSSIVEL

Anônimo disse...

"A foto que mostra "quem não tem" é uma foto tipica da caatinga e na verdade o não ter é não saber aproveitar sua potencialidade não diz respeito a falta de água ou a qualquer tipo de cultura irrigada".

Muito bem pensado: a vegetação típica da nossa região é a caatinga. Mas, qual motivo? Por que ela muda de cenário quando há água?

Quanto à questão das potencialidades:

Se uma destas potencialidades é o solo da chapada, não há como resolver o problema sem a água, que também é vista como uma potencialidade do nosso município, só que necessita da interferência humana em favor do uso correto desta água. Daí, é tão fácil tirar a conclusão: só se desenvolve essas potencialidades se houver investimento político, isso porque os benefícios originados são coletivos.

"Muitas vezes o problema é só falta de conhecimento mesmo".

É realmente falta de conhecimento...

CSM disse...

A Caatinga tem os índices pluviométricos muito baixos, em torno de 500 a 800 mm anuais. Com a média de temperatura na Região de Apodi/RN entre 29 a 30 graus e variando um pouco durante o ano, está submetida a ventos fortes e secos, que contribuem para a aridez da paisagem nos meses de seca. Vale ressaltar que as plantas da caatinga possuem adaptações ao clima para sobreviverem, por exemplo: são caducifólias, ou seja, perdem as folhas, para não perder água pelo processo de evapotranspiração [a grosso modo seria a “evaporação” pela folha ] e às vezes ficam só os galhos e o caule, sendo assim a FOTO “quem não tem”realmente é uma foto típica da Caatinga do PRERÍDO SECO. Mas, se existir ÁGUA o cenário muda! E teremos as FOTOS “QUEM TEM” e a “O problema é será só água?” Faço mais uma ressalva que uso da água [IRRIGAÇÃO] deve ser racional para não causar dois outros problemas sérios do Bioma Caatinga a SALINIZAÇÃO e a DESERTIFICAÇÃO DO SOLO. Concordo com o TÍTULO dado pelo dono da matéria: “O que fazer para mudar esse quadro na Chapada de Apodi ?” Só falta aos APODIENSES ATITUDE para saber como aproveitar as potencialidades de APODI/RN para mudar este cenário.

Anônimo disse...

Uma dessas fotos é da SAÍDA das ARARAS, uma das áreas q integram o SÍTIO ARQUEOLÓGICO DO LAJEDO DE SOLEDADE, q é o um dos mais importantes sítios de arte rupestres da TRADIÇÃO AGRESTE de todo o BRASIL.hoge recebe em torno de 700 visitantes p/ mês. Sendo eles (os turistas)de todos os cantos do Brasil e até do esterior.
observo q o poder público municipal, em 19 anos de história ( do projeto soledade) ñ fez nada de concreto em benefício desse patrimônio harqueológico. o q poderia ser feito:passarelas para portadores de necessidades especias e e o pessoal da 3ª idade poderem ter acesso ao SÍTIO;mirante;qualificação de guias, por ex. curso de inglês;seder pelo menos um funcionário para ficar a disposição da fundação;cuidar da estrutura física do museu.
Essas sõa medidas q tornariam o projeto muito mais forte.

Anônimo disse...

CSM, muito bom o seu comentario, e digo tentarm fazer um projeto de irrigação na chapada, digo tentaram porque nos agricultores jamais aceitaremos este modelo de projeto, que é desapropriar as terras, tirar os moradores de suas terras, e (onde vão morar estas pessoas), e entregar para o agronegocio e assim envenenando nosso lençol freatico, que inclusive parte dele ja esta envenenado pelo projeto de irrigação do cabeça preta, inclusive uma empresa ja foi contratada para estudar melhor o nosso solo e mostrar para os governantes que o agronegocio é um crime, e este crime os politicos querem cometer com os moradores da chapada, mas seremos firmes e nem que tenhamos que usar a força bruta mas nossa terra ninguem toma e ninguem envenena. obg.

CSM disse...

Peço a permissão ao dono da reportagem para responder a pergunta: “Mas, qual motivo? Por que ela muda de cenário quando há água?” - de forma simples. As plantas precisam de água, ar, elementos do solo chamados nutrientes e da energia do sol para germinar, desenvolver e reproduzir. A Chapada do Apodi oferece solos ricos em nutrientes, energia solar e o ar. O fator que limita o crescimento, desenvolvimento e reprodução das plantas na Chapada é água. Dessa forma, o solo fica seco sem condições de cultivar qualquer cultura [milho, sorgo, feijão e outras], das plantas nativas e do pasto se desenvolverem. Uma vez que, a água é fornecida seja pelas chuvas e/ou pela irrigação as condições tornam-se favoráveis para o desenvolvimento das plantas. Portanto, a planta fica “verdinha” mudando o cenário.
A falta de água nas áreas da Caatinga, hoje, em APODI/RN é sim um problema político. A falta de uma gestão adequada dos recursos hídricos causa um grande entrave para a consolidação da agricultura, pecuária e apicultura de Apodi. Apodienses façam o exercício do PENSAR: para que esta BARRAGEM em Apodi?!

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO