quinta-feira, 23 de setembro de 2010

[leia] Estudantes fazem protesto e evitam que os ônibus sejam paralizados pelo descaso público

Em uma oportunidade anterior, publiquei nesse mesmo espaço que possivelmente os ônibus universitários sofreriam uma paralisação por causa do atraso de três meses, por parte da prefeitura, no repasse da verba para a AENTS (Associação dos Estudantes de Nível Técnico e Superior). Em reunião com a associação a Prefeita Gorete Pinto mencionou que o pagamento não teria sido feito por que os vereadores estariam empatando ao não aprovarem o orçamento que seria repassado.

Exatamente por isso que nós da classe estudantil fomos até onde provavelmente estaria o problema e em forma de protesto comparecemos na Câmara dos Vereadores de Apodi, hoje dia 23 de setembro, para escutarmos o que eles poderiam nos explicar, falar o porquê o dinheiro que deveria ser repassado para a associação não estava chegando ao seu destino.

Os Vereadores, que já estavam sabendo da nossa participar na sessão, se armaram de argumentos e de provas materiais para nos explicar a real situação em que nós nos encontramos, assim desbancando que a culpa do atraso seria deles, como foi dito pelo Poder Executivo.

Na verdade desde o dia 05 (cinco) de maio já foi passado e aprovado um projeto de lei complementar de número 002/2010, na Câmara dos Vereadores, o qual faz menção a uma obrigação legal do Município, a partir da mesma data de aprovação, de “ajuda de custo” que “corresponderá ao valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais)” aos ônibus universitários, ou seja, o que os vereadores tinham em mãos para fazer eles fizeram ao aprovar essa lei complementar, a qual foi, além de aprovada na casa do povo, sancionada pela Prefeita.

Os representantes do povo falaram que não aprovaram vários dos pedidos para a deliberação do orçamento que a casa do executivo os mandou por que estavam chegando de forma solta e assim esses retornavam para a sua ‘casa’ de origem para serem especificados.

Após a sessão todos os estudantes desceram pelas ruas de Apodi em forma de mutirão até chegarem a Prefeitura, onde sentaram e conversaram com o Chefe de Gabinete Klinger e após mais de uma hora de conversa e pressão ele resolve cumprir em parte com sua responsabilidade. Hoje sai uma parte do dinheiro e a outra que ficará em débito está prevista para sair entre o dia 10 e 20 de outubro.

O que me deixa mais triste com tudo isso é que ainda tiveram certo vereadores e chefis de gabinetes, os quais não irei citar nomes por ética, que achavam que iriam receber vândalos, e pediram para alguns alunos e motoristas que pedissem aos alunos para se conterem. Nós, caros representantes do povo, fazemos parte de uma massa pensante e não de vândalos que resolvem suas indiferenças ou brigas quebrando mesas, achamos melhor usar nossa maior arma que é a voz. Podem ter a certeza de que essa nunca falha, e que a única coisa que estamos pedindo aos mesmos é que nos deem o direito ao acesso a educação para que não sejamos confundidos com vocês em nossas idéias e atitudes.

22 Comentários:

Anônimo disse...

impressionante como existem pessoas dependentes de uma certa classe política aqui do município!!! Grande gesto feito pelos universitários, força galera e quando for necessário invadiremos novamente a prefeitura, pois afinal de contas lá é nossa casa também, finalmente para concluir, deixo claro que não foi uma manifestação violenta, ao contrário, usamos da nossa educação e credibilidade como estudantes! FORÇA APODI... vamos expressar nossa indignação com os que estão no poder elegendo um filho da terra, Flaviano Neles 65.444

Pedro victor, sou universitário e defendo a liberdade...

Anônimo disse...

poder para o povo!!! boa galera universitária, mostramos que ainda existe vida inteligente em Apodi... lutar por aquilo que acreditamos não é e nunca será crime... quando for necessário invadiremos novamente a prefeitura... mesmo que aqueles que se oponham tentem impedir o progresso da democracia ... Quem é universitário e consciente vota FLAVIANO 65.444, viva a liberdade de expressão!!!

Anônimo disse...

Para ficar bem claro é preciso que se diga que a ajuda financeira concedida aos universitários, aprovada pela Câmara de Vereadores,é mensal. São R$ 20.000,00 por mês.

UNIVERSITARIO disse...

parabéns pela matéria de esclarecimento,sou universiário e também concordo que a atual administração é uma vergonha para nosso município.Eles acham que vão humilhar a classe estudantil de nossa cidade,deste que a atual gestão administra esse múnicipio tem sido frequente os empasses entre execultivo municipal e universitários.A vontade desses politcos que administram nossa querida apodi é que não exista uma juventude formada intelectualmente e profissionalmente para que eles continuem perpetuando essa desgraça de bicudo e bacural,e fazendo o povo vender o voto por qualquer bestera.Essa juventude que hoje lutou por seus ideais representa uma nova geração preocupada com o crescimento profissional de nosso munícipio.Não vamos nos rebaixar a esses maus educados que acham que seriamos iguais a eles fazendo baderna e quebrando o património municipal,acima de tudo temos educação pois não adianta ser chamado de Doutor e pelo outro lado estar quebrando as messas da prefeitura.termino parabenizando a AENTS pelo belo trabalho que realizam defendendo os interesses dos universitários de nossa cidade.

Anônimo disse...

Descupe cara amiga Kelly Regina, vcs está estrapolando ou não entendeu nada do que se passou pela manhã, dizer que os vereadores mostraram que a culpa é da prefeita vc está se equivocando pois eles nos mostraram uma lei que foi aprovada de ajuda custo de 20.000 reais, Lei orçamentária é uma coisa, ter a dotação orçamentária é outra totalmente diferente, pois a prefeitura necessita dessa aprovação quando sua dotação está no fim, não se cogitou que os vereadores não aprovaram essa lei e sim a dotação e ainda não foi votada, e mesmo assim foi garantido o pagamento dos meses em atraso, pois nesse caso não é a gente que estamos com esse problema, vários setores de nossa soiedade se encontra no mesmo modo devido a falta de dotação, de onde vem o erro eu não quero saber, só queria que os nossos representantes deixassem suas bandeiras de lado e pensassem no povo, em nós estudantes.
Descupe não queria te corigir mas que a justiça seja feita, estamos sendo usados como arma eleitoral, mas que ambos os lados tem suas razões e suas ideologias, agora usar nós estudantes é burrice.

Anônimo disse...

O que me chama a atenção é a quantidade de gente que se ocupa a fazer parte das mobilizações em prol da candidata a governo do estado Rosalba, pois sabemos que ela tem o apoio da prefeita gorete...

Será que o povo ainda não se interou!!!

Ela deve dizer eu faço o que faço , afundo Apodi e ainda tenho um bando de babacas todos ao meu lado.

Anônimo disse...

Dia 3 tem votação, deviamos da a resposta a essa cambada de incompetentes nas urnas, pois sabemos muito bem quais os candidatos que a Prefeita Gorete apoia...

Diga ñ aos candidatos da prefeita quem sabe assim ele se sensibiliza...

em nome da maioria de universitarios presentes lá na camara de apodi disse...

ficou bem claro que a culpa,toda a culpa não é dos vereadores que a prefeita tenta esconder a culpa de sua má administração,pois se desde maio os vereadores liberaram os recursos,ou seja 20 mil reais por mes.porque ela tenta colocar o povo contra os que tem o papel de fiscacalizar a aplicação dos recursos do municipio?os vereadores explicaram muito bem,mais muito claramente mais uma vez os universitarios de apodi são usados,primeiro na campanha com promessas de gratuidades nas passagens,agora como fantoches para aprovação de recursos,mais recursos que devem ser desvinculados deste problema dos onibus,pois esse os vereadores provaram por a mais que que nunca foram contra e que desde maio aprovara.portanto parabens a camara de vereadores que possuimos.

professor(A) disse...

o que é prioridade para o acesso a escola para a nossa prefeita professora. gente isso é um absurdo ao coletivo que busca o baber,a independencia economica,,dificultar o caminhar de universitarios é brincar com o futuro e a liberdade de consciencia de uma juventude,coisa que os poderosos não querem.ENTÂO JOVENS VALEM A PENA CORRENOS ATRAS DE CARROS DE SOM MASCARADOS DE ANTIGAS MUSICAS POLITIQUEIRAS QUE SÒ ENGANAM,QUE SÂO USADAS COMO SE FOSSEM A CHAVE DO GRANDE NEGOCIO PARA ELES? POIS ATE A POLITICAGEM SAI BARATA PARA ELES? SE ENGANE QUER QUISER,EU ESTOU FORA DESSA ALIENAÇÂO.por isso vou votar diferente,livre e buscando um futuro melhor para os que no amanha precisem de uma apodi melhor.livre de usurpadores politiqueiros da nossa terra.boi mora em curral.

Anônimo disse...

Kelly Regina,nem te conheço,mas me dê licença para te falar,para que vc seja tão esclarecida e tão pensante como diz,vc esquece de uma coisa:atualização,é isso mesmo antes de falar se informe e não se confunda tanto com certos grupos políticos de Apodi como vc tem feito,pense nisso.Da forma como vc tem agido não está contribuindo em nada com o desenvolvimento de sua cidade.

Unknown disse...

E SEMPRE ASSIM, QUANDO O POVO SAI NAS RUAS REIMVIDICANDO SEUS DIREITOS, E TIDO COMO VANDALISMO, a palavra vandalismo deveria ser empregada para expresar o não comprimento dos direitos da população. O povo tem que sair as ruas mesmo. GRITAR E BRIGAR Para que seus direitos sejam cumpridos..

Unknown disse...

Vamos lutar por nosso direitos, Parabens a todos os estudantes que sairam para reinvidicar seus direitos..

Unknown disse...

NADA DE FICAR CALADO TEM QUE CORRER ATRÀZ MESMO

Anônimo disse...

Parabéns Kelly... tenho certeza que os que aqui te criticam estão amparados pela situação... Força e liberdade de expressão, nunca resolveremos este problema se continuarmos a bajular a elite dominante""!!! Vergonha senhora prefeita, as passagens gratuitas estão a preso de ouro, mas é de se apreciar a " boa gestão do município" Que engana os filhos da terra e culpa os que estão com a razão,mas a razão é de quem manda!!! Abaixo a repressão, força nova geração, 65.444 Flaviano!!!

Anônimo disse...

Parabéns Kelly, vc esta com a razão!!! enquanto houverem pessoas que se iludam com meras quantidades de dinheiro ficaremos envolvidos pela teia de corrupção exposta em nosso município!!! Força Flaviano... 65.444

Kelly Regina disse...

Só para esclarecer
Nessa mesma manha estva ali dois problemas: A falta do dinheiro para os ônibus universitários e a falta do dinheiro para os ônibus que rodam na cidade transportando alunos de ensino médio e fundamental
No caso de nós universitários a verba ja estava mais do que aprovada, apenas presa nas mãos da Prefeita, por isso que só resolvemos nossa problemática quando descemos p a prefeitura

no segundo caso é que os vereadores ainda nao tinham aprovado!
Me pareci que foi você que não entendeu muito bem o que aconteceu la na câmara.
Preste mais atençãO

Anônimo disse...

uma campanha onde visava mais a educação, Senhora professora prefeita, você devia olhar mais para os seus alunos (filhos de Apodi) que necessita de emprego (marginalizados), Sáude (humilhado)e Educação (universitários).
;)BeleZa!

Anônimo disse...

esse pessoal que fica falando que estamos errados nos universitários, são os grandes babões da prefeitas eles são pagos para fazem isso só pode ser.kkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

vlw kelly Parabéns pela coragem e iniciativa... se pessoas que tem visam política minima não se conscientizam sob a verdade do nosso municipio é hora de mudar, força galera universitária e viva a liberdade... Flaviano neles 65.444

Anônimo disse...

Kelly Regina os nobres vereadores usaram voçês para englobar os dois problemas, fazendo parecer que já tinham votados os dois projetos.
no caso de voçes universitários existe dotação (orçamento) e o problema era mesmo o dinheiro, já no caso dos transportes de ensino fundamental o problema é exatamente o contrário, temos o dinheiro depositado em conta específica podendo ser usado apenas p/ pagamento dos próprios transportes fundamentais, pois fica assim o município não autorizado a executar qualquer despesa sem a existência de orçamento, se houve erros da parte de alguem é uma possibilidade inclusive os próprios vereadores remanejaram dotações orçamentárias p/ fazerem suas emenda, pois eles tem esse direito e a unica solução agora é eles aprovarem esse projeto pois não existe nem uma possibilidade dos motoristas receberem sem essa aprovação. há so lembrando a dotação para voçes tambem estaá proxima de acabar e ai eles vão ter que aprovar novo projeto, isso por causa do aumento de 13.500,00 p/ 20.000,00, o saldo do empenho global está próximo de zerar. no mais muito obrigado pelo espaço concedido para fazer o meu esclarecimento, Jailton Souza

Anônimo disse...

parabens atods q se mobilizarão e reinvindicarão seus direitos e aAENTS por promover tal acontecimento q a muito não viamos em nossa cidade valeu DIRETORIA

Anônimo disse...

Kelly vc age assim pq a prefeita não te deu um cargo ,não é mesmo???pessoas como vc faz isso atras de ser comprada pela prefeita,olha fique quieta que agora não tem mail cargo não viu bonitinha...quer ser igual a gerlandio nao é????

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO