terça-feira, 21 de setembro de 2010

[leia] Descaso com os estudantes em Apodi poderá acarretar na paralisação dos ônibus universitários

Os ônibus universitários muito provavelmente não seguirão sua rota (que é levar os estudantes dos cursos técnicos e universitários para Mossoró). Além dos muitos problemas enfrentados por nós universitários, tais como o pagamento da mensalidade para usufruto do transporte, a superlotação, a viagem cansativa, o perigo de assalto, de acidente, entre outras coisas, ainda temos que enfrentar o descaso público.

O pagamento desses transportes é feito pelos estudantes em convênio com a prefeitura, cada um tem sua obrigação de certa quantia pré-determinada que é usada para pagar os motoristas e os alugueis dos ônibus.

Ha três meses o repasse, que é de obrigação da prefeitura, não está sendo realizado e os motorista só estavam aceitando continuar trabalhando por que o dinheiro repassado pelos estudantes estava chegando e também porque eles vêem o sacrifício que é para nós nessas cansativas viagens e o quanto são necessárias. Mas estão em seus limites, afinal de contas eles também têm suas contas pra pagar, concerto nos seus ônibus pra fazer e só o dinheiro dos alunos não está mais dando pra "quebrar o galho".

O Poder Executivo fala que são os vereadores que estão brecando a verba, já os vereadores se defendem e dizem que a prefeitura até manda para a câmara certa quantia para ser aprovada, mas que não especifica em que a mesma será utilizada, e que por isso não podem aprovar, assim, só podem esperar que o chefe do executivo (no caso, a prefeita) especifique onde será usada a verba para que eles possam dar continuidade ao processo.

Diante disso, existe uma pergunta que não quer calar: Será que nós universitários não estamos sendo usados como 'marionetes' pelo Poder Executivo para pressionar os vereadores para que os mesmos aprovem essa verba sem especificações de uso?

Na verdade não entendemos porque a classe universitária é sempre colocada em segundo plano pelo poder público de Apodi. Será que é difícil entender que nós temos o Direito ao acesso à Educação e que é de responsabilidade do poder público (e isso inclui o município e o estado) promover esse acesso?!

Sinceramente, não sei se acontece com vocês, caros e-leitores, mas essa situação me deixa bastante indignada, porque enquanto dentro de nossas casas, e eu tenho certeza, a prioridade é a educação de nossos filhos, para nosso "município" é apenas uma obrigação que se cumpre pela simples tradição que os outros chefes da prefeitura já vinham cumprindo. E assim nós ficamos dependendo de "migalhas". Esperamos que isso mude e que nossos filhos não precisem passar pelo mesmo.

21 Comentários:

Anônimo disse...

A solução para muitos tem sido: ir embora de Apodi!

Anônimo disse...

desde quando o transporte universitário é de responsabilidade do município. se informe melhor sinha louca.

Anna Universitária disse...

Justamente no mandato da "professora", que discursava em praça pública e dizia que a educação seria prioridade na sua gestão. É impressionante como o povo se deixa enganar por trocados em quatro em quatro anos...
Já passou da hora de nós nos libertarmos desse políticos antigos e corruptos; É hora de inovação:65444.

Anônimo disse...

cara colega o muniípio colaora em consideração aos universitários, mais não é responsabilidade do município.

Anônimo disse...

ARROXA BACURAU. É A FORÇA DA MULHER.

Anônimo disse...

Kelly Regina, minha querida, já te conheço há muito tempo, mas por razões óbvias não irei revelar minha identidade. Venho aqui, não querendo criticar-lhe sem fundamento, venho aqui te fazer uma crítica, que espero que você entenda como construtiva. Acompanho o blog desde o início, e por consequência seu início nele também, devo dizer que é notória sua evolução como jornalista, mas tem uma falha em suas postagens que me incomodam bastante, os erros ortográficos. Peço encarecidamente que tome um pouco mais de cuidado antes de escrever, assim você estará melhorando a qualidade do blog, e a suas próprias como jornalista. No mais um abraço, e repito, por favor não leve a mal.

FUNC. municipal disse...

essa de tentar colocar os vereadores como culpados é papa na boca de criança,pois quem estar pagando o combustivel,carros de som e fogos de toda a campanha dos candidatos que a prefeita apoia?pois para ter PRESTIGIO com esse povo,com esses politicos tem que se pagar as custas de todo esse processo e de onde estar saindo esse dinheiro?oleo diesel para se dar material de contrução como arisco e areia do rio?quem estar pagando?alem do mais quando pedimos dinheiro aos nossos pais temos que dizer para onde vai,então porque a prefeita não tem a obrigação de dizer aonde vai ser aplicado o dinheiro que é do povo?nosso dinheiro?parabens vereadores,votei em gorete,mais voces estão corretos,estão usando voces como bucha de canhão.

universitaria disse...

ou esses vereadores engrossam o caldo ou vamos ter uma camara realmente igual a todas do passado,guiada pelos prefeitos.acordem vereadores nois,a sociedade sabe que a prefeita não dependem de voces para pagarem o onibus de estudantes,e onde estar 400 mil reais dos royaldes do mes passado.

Anna Universitária disse...

Não prometa o que não pode cumprir...
Vê se enxerga a realidade seu babão sem estudo, pois somente alguém burro é quem acompanha e apóia os desfalques do PREFEITO.

Anônimo disse...

a culpa eh dos vereadores que nao sabem fazer oposição...

pq não aprovam e prontoo poww

Anônimo disse...

eu sou universitário, vi e ouvi a prefeita, quando candidata em 2008, subir no ônibus e prometer insenção no pagamento quando eleita.
agora vem me dizer que universitário não tem direitos, ora pra que prometeu?
Perai Apodi, vamos evoluir para o século XXI, vamos votar conciente, sem partidarismo, voto casado, compra de votos e entre outros.

Anônimo disse...

De acordo com o Art. 221, §2 da nossa Carta Magna em vigor, o Municipio atuará prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil. Ficando dessa maneira implicita,que o oferecimento de onibus para estudantes deslocarem de seus municipios para outro,desígnio de estudos, não é obrigação do Município.

Anônimo disse...

Ei, não reclame, não. Culpa da prefeta que não cumpriu com a palavra? Não. Culpa do povo que vendeu seu voto e está sofrendo com as consequencias. Arrocha bacural, pea neles!

2012 votem novamente, vendam o voto novamente... e levem outra surra de saia, short, calça...

Marlus Vinicios disse...

Então isso ai em cima é o argumento de defesa para a omissão da prefeitura sobre esse fato?!

Anônimo disse...

QUEM VENDE O VOTO NÃO TEM O DIREITO DE EXIGIR ABSOLUTAMENTE NADA!
É verdade sim que a PREFEITA prometeua exensão em campanha, mais ela ainda tem tempo de cuprir essa promessa o mandato ainda não acabou hihihihihihihahhahahahahahaha!!!!!!!!!!!
ô veinho bom... ô saudade dele!!!!

Anônimo disse...

Ou o transporte universitário é de responsabilidade do município, ou a Gorete, a prefeita, está mentindo e nos enganando, pois isso foi promessa de governo dela.
Ela não cumpre o que diz. A verdade é essa!

Anônimo disse...

Não sei como ainda existe gente defendendo que a prefeita negue o transporte esclar para Universitários. Embora a nossa Constituição ñ obrigue o poder público a arcar com despesas de transportes para deslocameto de estudantes de níveis superuiores; tbm ñ proibe, é uma questão de reconhecimento e boa vontade. Nós, universitários precisamos nos deslocarmos todos os dias! Ou devemos abandonar nossos estudos? Fica todo mundo burro né! É mais fácil para eles comprarem o voto. Acorda Apodi!

Anônimo disse...

Então ai vai outro argumento
Constituição Federal art. 30 -compete aos municipios
ins. I-legislar sobre assuntos de interece locaL

obs. essa questao do onibus passou sim pela câmara.

artr.23 Compete a União. aos estados, ao distrito e AOS MUNICIPIOS

ins.V-proporcionar os meios de acesso à cultura, à EDUCAÇÃO e à ciência

e quando a CF fala que Municipio atuará prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil, é de obrigação dele esta responsabilidade e ele não poderá fugir de maneira alguma dessas, mas isso não exclui a viabilização à educaçãO

Os nossos chefes políticos não se importam pq seus filhos ja moram fora e estudam nos melhores colegios de Natal, João Pessoa, Fortaleza entre outros.

Anônimo disse...

onde vai parar este descaso do poder publico com a educação, brasileira, QUANDO NOSSOS GOVERNANTES TOMARÃO CONCIECIA QUE SÓ COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, CONSEGUIREMOS MUDAR A SOCIEDADEE MELHORAR A VIDA DA POPULAÇÃO.. sei as dificuldade que nos universitário passamos,s SERIA IMPORTANTE QUE O TRANSPORTE UNIVERSITÁRIO FOSSE GRATUITO POIS , ALEM DE GASTOS COM APOSTILAS, LANCHE TEMQUE PAGAR O Ônibus... Na constituição diz que A Educação e direito de todos e dever do estado. esse dever está sendo cumprido??????????? Onde estão nossos direitos????????????????

Anônimo disse...

Caros amigos universitários, o que vcs escrevem sem fundamento é de uma precisão absurda, estudamos no ensino superior que devemos buscar a essência do problema para poder resolver qualquer coisa, Correto?
Pois é, ficamos jogando culpa na Prefeita, nos vereadores, em nós, no governo federal e tbm estadual e não buscamos a verdade, investiguei, busquei, e encontrei várias situações.
1 - O Orçamento anual da prefeitura para 2010 foi reduzido pela camara municipal, pois os dignissimos vereadores acharam que era muito dinheiro e reduziram, eles estão no direito deles agora saber se eles tiveram algum apoio técnico pra isso eu não sei, emfim reduziram.
2 - Não é só os estudantes universitários que estão sofrendo com isso, pois os do estado e do município tambem estão sem receber devido a ese corte no orçamento, as contra-partidas nas obras e na compra de equipamentos também estão estagnadas, os auxilios financeiros para compra de medicamentos, cadeiras de rodas e etc.... tbm estão parados desde junho, pois é de direito da prefeita solicitar dotação orçamentária para realização dessa obrigações.
3 - Como é ano eleitoral alguem estar fazendo um jogo para atrapalhar as coisas na prefeitura, se as coisas não anda quem levará a culpa? Isso a Prefeita dona Gorete.
4 - quem é o responsavel pela aprovação? Isso Sr Sorriso Presidente da Silva, um anjo que adora dar facada nos outros e esconder o que faz.
5 - Chamou os funcionários da prefeitura de imcompetentes alegando que os documentos estavam errados, pois não vinha especificando onde seria gasto esse dinheiro. Acho muito infeliz sua declaração pois o documento é feito por um dos mais competente Contadores do Rio Grande do Norte, agora se eles não tem conhecimentos técnicos para entender a documentação, peço que por gentileza, renucie ao cargo.
Pois tenho certeza e convicção que por traz disso tudo tem dedo sujo de alguem usando todos: a prefeita, os estudantes, os motoristas, enfim todos para tirar proveito eleitoral em favor de forasteiro usurpador da prefeitura apodiense, muito comum na administração de Pinheiro onde os vereadores ditavam e ele lia a cartilha para votação dos seus projetos.
VEREADORES ABRAM O OLHO, POIS TEM GENTE COM PODER DEMAIS USANDO O DE VCS...

PARA BOM ENTENDEDOR QUE ENTENDA.

Anônimo disse...

Corrupção... roubo... sacanagem... chamen do q quiser mas é impressionante a capacidade de enganar as pessoas de bem residentes neste ensaio de município chamado Apodi... A "prefeita" ( repito o prefeito Klinger...) esta brincando com a face de todos os universitários.Dane-se o comando dessa droga de política municipal.É hora de promover a revolução por meio do voto usem a consciência e votem limpo. FORA GORETI>>> PRECISAMOS DE PAZ E EDUCAÇÂO<<<

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO