sexta-feira, 6 de agosto de 2010

[leia] Sociedade organizada cria Arranjo Institucional para discutir Projeto de Irrigação da Chapada

 Empresário Terceiro Melo defende que o projeto é importante para Apodi, mas que ele precisa ser melhor discutido com a sociedade.



 Reunião com integrantes de alguns seguintes da sociedade apodiense.

Profa. Célia e Alex do Carmo
IFRN e Grupo T. Melo

Aconteceu nessa quinta-feira (05 de Agosto) uma reunião na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi para tratar de um assunto que tem trazido muita preocupação aos agricultores e agricultoras da região da Chapada do Apodi: O Projeto de Irrigação das águas da Barragem para a Chapada.

O DNOCS, órgão responsável pela obra, até o momento não fez qualquer tipo de apresentação do projeto à população apodiense, o que tem gerado uma grande inquietação junto aos agricultores da Chapada do Apodi. Há rumores de que alguns moradores poderão ser desapropriados, e isso tem gerado um grande desconforto no povo daquela comunidade.

Foi pensando nisso que algumas entidades representativas como o STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) e o Sindicato Patronal Rural de Apodi procuraram o DNOCS há tempos atrás para obter maiores informações, ou até mesmo para que o órgão viesse até Apodi e apresentasse o projeto à sociedade interessada no assunto, mas não obteve sucesso, já que o DNOCS não mostrou interesse na discussão do problema.

Por conta da necessidade de unir forças foi que ontem alguns representantes locais iniciaram uma nova tentativa, vez que entenderam que seria preciso arregimentar representações da sociedade local para tratar da questão, principalmente, diante do clamor dos agricultores(as) que continuam desamparados diante dessa situação.

Por iniciativa do STR, Sindicato Patronal e CDL, juntamente com o apoio do Empresário Terceiro Melo, houve uma reunião com diversos órgãos como: Banco do Nordeste - José Carlos; Banco do Brasil - Gerente Robson; STR - pres. Edilson Neto; Sindicato Rural - pres. Evandi Souza; CDL - pres. Rosivan Duarte; FCDL - José Maria; Fórum da Juventude - pres. Jerlândio Moreira; Cooperativa da Agricultura Familiar (COAFAP) - pres. Catraca; IFRN - prof. Célia; Empresário Terceiro Melo; Grupo T. Melo - Alex do Carmo.

Dessa reunião ficou definido um Arranjo Institucional que já começou a dar resultados. A ideia é juntar as Federações de cada segmento envolvido neste processo, e nesse sentido já foi feita uma articulação à nível estadual e já está marcada um encontro na próxima terça-feira (10 de Agosto) em Natal com as seguintes Federações: FIERN (Indústria), FCDL (Lojistas), FECOMERCIO (Comércio), FETARN (Agricultura) e FAERN (Agricultura).gricultura) com o Arranjo Institucional local.

Outro encontro acertado na reunião dessa quinta-feira foi com a Promotoria Pública às 14hs00 também na sede do STR, onde na oportunidade será estendido o convite para que a promotoria também integre o Arranjo.

O objetivo final é provocar um Seminário para discutir a obra, e o apoio das Federações fortalece bastante esse ato, que deseja juntar o DNOS e os governos Federal e Estadual para debater junto à sociedade apodiense e demais interessados.

Vejamos agora o que falou alguns dos participantes do encontro:

"Gostaríamos de saber qual o modelo do Projeto de Irrigação e a forma como as famílias serão beneficiadas", Catraca, Presidente da COAFAP.

"Não queremos que ocorra aqui, o que houve em Assu e no Cabeça Preta, no Estado do Ceará, onde a agricultura familiar foi desprestigiada, dando vez ao agronegócio onde só os grandes tiveram vez". Edilson Neto, Presidente do STR.

"Já expomos ao DNOCS toda a problemática que este projeto está gerando, infelizmente, a FAERN não obteve resposta, o DNOCS parece que não quer discutir". Evandi Souza, Presidente do Sindicato Patronal.

"Partindo do princípio de quando se pretende levar água para uma região seca como a Chapada do Apodi e com grande potencial para irrigação, não podemos ser contra, mas, temos que garantir para as famílias que ali residem o direito de posse de suas terras e que de fato sejam os principais beneficiários". Terceiro Melo, Empresário Grupo T.Melo.

O Arranjo Institucional aproveita para reconvidar algumas entidades que não estiveram nessa quinta para comparecer à nova reunião no STR na próxima segunda-feira às 14hs00, as entidades são as seguintes: COOPAPI, ACEMA, Sec. Agricultura, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, UERN, EMPARN, DIRED, Projeto Dom Helder Câmara, ASFOCO, Cooperativa Terra Viva e EMATER. O convite também vai para demais entidades e órgãos que tenham interesse no assunto.

5 Comentários:

Marcos pinto disse...

Pessoas credenciadas com livre trânsito nos gabinetes de Brasília afirma que não procede a informação de alguns setores do DNOCS sobre projeto de irrigação da Chapada do Apodi com o manancial hídrico da Barragem Santa Cruz. Segundo técnicos do setor hídrico,o manancial irá abastecer 36 cidades da região oeste,incluindo Mossoró, o que impossibilita a implantação desse projeto de irrigação da chapada. O que existe é uma remota possibilidade desse projeto ser alavancado com as águas oriundas da transposição do São Francisco,o que de logo afasta-se essa possibilidade,uma vez que o RN ficou de fora da primeira etapa da transposição. O que existe é que o Sr. ELIAS FERNANDES,Diretor Nacional do DNOCS tem um filho que é candidato à Dep.Estadual (Gustavo Fernandes) e está empregando o já manjado método da intimidação mediante artimanhas como medição de terras de humildes pessoas,sob a alegativa de que estas serão desapropriadas. Tal artimanha prende-se à forçar estes humildes proprietários à recorrerem ao Elias Fernandes objetivando que as terras da qual tiram o sustento de suas famílias não seja objeto de desapropriação. é lógico que o Elias vai fazer uso do seu cargo de chefe do DNOCS para receber empenho desses humildes proprietários no que consiste à votarem em seu filho,garantindo-lhes na ocasião que sustará as supostas desapropriações. Isso configura terrorismo psicológico, que requer seja acionado judicialmente o Diretor do DNOCS. Nesse sentido já estou ajuizando a competente Ação Judicial para coibir esse terrorismo psicológico,como patrono de alguns proprietários da chapada.

marcos disse...

parabens pelo ideal participativo de apodi na problematica,apodi tem hojeuma cultura consolidada de sociedade organizada,só a senadora rosalba não percebeu isso,QUANDO A MESMA DISSE QUE A UFERSA NÂO TINHA VINDO PARA APODI PORQUE A SOCIEDADE APODIENSE NÂO TINHA SE ORGANIZADO,ja pensou ?por isso rosalba que sendo agripinista,mesmo assim não voaterei em voce,por isso,e aos parcicipante da sociedade organozada que busca descutir a irrigação da chapada meus parabens.

Anônimo disse...

Olho estas fotos e não vejo um agricultor da chapada, porque não levar um agicultor que corre risco de perder suas terras, o que voces vão resolver por eles, os agricultores não aaceitam de forma algumaa vender sus terras, ou este projeto beneficia 100% aos agicultores ou nada feito, vamos ao ministerio publico e se não resolver, vamos ao confronto brutal, mas estas terras ninguem toma, estas entidades em Natal precisa ouvir um agricultor e não voces que não serão afetados e querem que o projeto aconteça de qualquer forma. Voces so se interessaram pelo assunto depois que viram que o caldo engrossando para os politicos, por parte dos agricultores, mas se ficamos calados voces não estavam nem ai, e espero que alguns ai não estejam querendo tirar proveito politiqueiro.

Anônimo disse...

essa turma estar é atraz de dinheiro para eles um bando de egoista desses

Gildevania Santos disse...

ABERTURA DO I CAMPEONATO DE FUTSAL FRANCISCO DIASSIS DA COSTA – SITIO JUAZEIRO

TORNEIO INICIO

Terá inicio dia 08 (DOMINGO) de agosto de 2010, a partir das 19h30min o sorteio das equipes que participarão do torneio inicial, o evento acontecerá no sitio Juazeiro e tem como objetivo arrecadação de dinheiro para a construção da murada da quadra de esporte.

Somente poderá participar as equipes inscritas na competição:

* Juazeiro
* Rio Novo
* Arroz da Mesa/Rio Novo
* São Vicente
* Ceará/Apanha Peixe
* Resto do Mundo
* Real Madri/Cidade
* Bernaldo

*Taxa de Inscrição do torneio inicio: GRATIS.
Lembrando: A taxa de inscrição do campeonato e a ficha de inscrição deveram ser quitadas no torneio inicio.
*Premiação: 1º - um troféu (Junior Carlos) e uma bola de futsal (Jairo César)
2º - um troféu (Junior Carlos)
*Seresta e um bingo de uma grade de cerveja: a entrada para a seresta é a cartela do bingo.


CAMPEONATO

Já o I CAMPEONATO DE FUTSAL FRANCISCO DIASSIS DA COSTA, terá como abertura a disputa entre JUAZERIRO Vs ARROZ DA MESA/Rio Novo dia 10 de agosto de 2010 as 19:15.

CHAVE “A”
*Juazeiro
* Rio Novo
* Arroz da Mesa/Rio Novo
* São Vicente

CHAVE “B”
* Ceará/Apanha Peixe
* Resto do Mundo
* Real Madri/Cidade
* Bernaldo


PREMIAÇÃO DO CAMPEONATO:
1º - R$400,00
2º - R$200,00
ARTILHEIRO – um tênis de futsal (Genivan valera)

Nota: O campeonato está sendo organizado pela associação dos pequenos agricultores da comunidade do sitio Juazeiro, e está sob coordenação de Rummening Marinho.

Telefones para contato:
(84)9405-5607
(84)3333-2554
Rummening

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO