domingo, 22 de agosto de 2010

[leia] Prefeitura intensifica ações de saúde no CDP de Apodi


A Prefeitura do Apodi via Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Centro de Detenção Provisória de Apodi, realizara mensalmente ações de saúde para os cerca de 30 apenados da unidade prisional do município.

O trabalho já foi iniciado pelos profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) e Programa Saúde Bucal (PSB), que realizam o atendimento medico e odontológico junto aos apenas no próprio Centro de Detenção Provisório, em casos mais complicados o apenado é encaminhado para atendimento medico nos centro de saúde da cidade.

”Os atendimentos médicos dos apenados, sempre foi feito no Centro de Saúde ou no Hospital Regional Helio Morais Marinho, e para receber o atendimento os presos precisavam ser escoltados e com isso expostos para a população e agora com esse serviço sendo realizado aqui no próprio Centro de Detenção, fica melhor para nós Agentes Penitenciário e para os apenados”, conclui Airton do Carmo Lucena, diretor do CDP de Apodi.

Logo que foi procurado pela direção do CDP, o secretário de saúde de Apodi, Ivanildo Lima, colocou a estrutura da Secretaria de Saúde do município a disposição para garantir melhorias na atenção básica da saúde do preso.

A equipe do Centro de Saúde de Apodi responsável pelo atendimento no CDP realizara campanhas de vacinação, palestras e orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis e AIDS e coleta de sangue para a realização de vários tipos de exames, consultas e varias outras ações.

“A parceria que realizamos com a Secretaria de Saúde de Apodi, tem como principal objetivo detectar doenças entre os internos e, em casos positivos, encaminhar os pacientes para tratamento na Rede de Saúde”, afirmou Airton Lucena que considera a parceria muito positiva, pelo envolvimento de profissionais especialmente treinados na saúde para esse tipo de trabalho e pela importância de destacar a prevenção à saúde entre os internos da unidade. O trabalho foi coordenado pelo medico, Jose Gilliano e a emfermeira, Dayane Monaliza.

O trabalho de saúde no Centro de Detenção Provisória atende recomendação da prefeita da cidade, professora, Maria Goreti Silveira Pinto, para levar também aos internos da cadeia local o serviço de saúde, ação jamais vista na historia administrativa do município de Apodi.

Assessoria de comunicação da PMA.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO