quinta-feira, 17 de junho de 2010

[leia] CINECLUBE - Apodi

"Bom dia a tod@s!


Finalmente alguma notícia positiva em relação à concretização de nossa proposta de atividade - Cineclube Apodi.

Andei conversando com uns amigos de outros carnavais, definitivamente me parece que em nossa "cidadezinha" a cada dia o paternalismo e clientelismo embriaga as relações sociais (AINDA), e esses se mostraram dispostos a contribuir na LUTA POR UM ESPAÇO FÍSICO para as exibições do Cineclube.

A nível de informação, já foi dito NÃO à nossa idéia: Casa de Cultura Popular e Núcleo da UERN. Ora por falta de material, ora por falta de dedicação e empenho em prol do desenvolvimento cultural de nossa cidade. É triste saber que mesmo se tendo material humano suficiente para tocar essa idéia tão estimulante para a sociedade de Apodi como um todo, ela não seja tirada do papel.

Me responsabilizo, mais uma vez, mesmo com a falta de aproximação da Diretoria, em "tocar o barco pra frente". E dessa vez, com uma "estratégia de ataque" diferente. Se através de relações políticas transparentes a coisa desandou e quase afundou, vamos apelar para os laços de boca-a-boca pra ver até onde poderemos chegar.

A partir de hoje, está aberta a campanha CINECLUBE APODI. Diariamente estarei acompanhando, infelizmente à distância, e postando informações. Acompanhem. Participem".

A primeira ação da campanha será tentar juntar 30 pessoas na comunidade do orkut.
Cineclube Apodi - http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=103009311&refresh=1

Saudações,
Isaac Medeiros
Professor substituto do Departamento de Ciências Sociais e Política/UERN.

1 Comentário:

Irani Benicio disse...

Boa tarde!
Gostaria de dar o meu apoio a essa idéia.
Em Apodi há muita gente boa, que tem capacidade de atuar em palcos teatrais, representando a dramaturgia. Infelizmente falta incentivo, tanto por parte do setor privado quanto do público.
No setor privado, não temos apoio financeiro. Quando alguns poucos têm a coragem de arquitetar um projeto teatral, e vai ao setor privado em busca de parceria, encontra muita dificuldade. Já no setor público, não temos projetos sociais, e quando, de ano em ano, porque somente acontece nos festejos dos padroeiros, idealizam um projeto e buscam o apoio devido desse setor, quando recebem algum incentivo, são subjugados aos interesses do setor.
Apodi ganhou um investimento gigantesco, tanto financeiro quanto cultural; estou falando da Casa de Cultura Popular. Pergunto: Qual o verdadeiro objetivo desse empreendimento? Não será o incentivo a cultura local? Com certeza SIM. Continuo a perguntar: Qual incentivo à cultura popular local existe neste lugar? Respondo: NENHUM.
As únicas expressões culturais que existem naquele lugar são: um grupo de regae que se reúne para ensaiar e a exposição do artesanato local; nada mais.
Está na hora de o diretor da Casa de Cultura começar a enxergar o real valor da cultura, e convocar essas nobres pessoas que tem o talento da representação para apoiar-lhes em projetos culturais.
Quero deixar algumas idéias para a direção daquela casa, e gostaria que ela, a direção, tomasse conhecimento e começasse a pensar nelas:
1 – Convide as pessoas que são interessadas em teatro para fazer uma parceria com a casa de cultura: abra concessão do auditório para o(s) grupo(s) que se formar(em), afim de que ele(s) se reúnam e possam ensaiar peças teatrais; em contra partida, a Casa de Cultura requeira que essas pessoas abram espaço para outras pessoas, principalmente alunos das escolas públicas, para também, se quiserem, ingressar no mundo do teatro. As apresentações poderão ser cobradas uma bilheteria a preço popular, afim de que os grupos tenham condições financeiras para se manterem. Essas apresentações poderiam se mensais, ou quinzenais.

2 – Abra espaço para a exposição de filmes que tenham o propósito de levar a platéia a refletir, principalmente sobre a vida, gerando percepção de valores individuais e coletivos. Para esse tópico poderá também haver uma bilheteria simbólica, para o ressarcimento dos gastos.

O auditório da Casa de Cultura tem sido quase somente para uso privado, não encontramos uma apresentação de expressão cultural pública.
Espero que a Casa de Cultura Popular em Apodi possa fazer jus ao seu nome, e possamos ter um espaço onde seja permeado pela cultura.

Um abraço.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO