quarta-feira, 28 de abril de 2010

[veja] Lajedo de Soledade: como fazer turismo assim?








O que vocês acabaram de ver são fotos atuais do distrito de Soledade no Município de Apodi. É exatamente nesta comunidade que está localizado o famoso Lajedo de Soledade. As fotos acima mostram como se dá o acesso ao local.

O Lajedo é famoso não só pelas belezas naturais, mas também pela importância histórica. Considerado uma das formações rochosas mais antigas do Brasil, sua origem remete a 90 milhões de anos, quando os continentes africano e sul-americano ainda encontravam-se unidos. O que num passado remoto era um mar de águas rasas, resultou, na atualidade, na maior exposição de rocha calcária da bacia potiguar, com cavernas e fendas repletas de pinturas rupestres.

Não é necessário ser um historiador ou mesmo um arqueólogo para calcular o valor que o Lajedo tem para a história da humanidade e para o turismo local. É grande a movimentação em Soledade. O motivo é um só: dezenas de turistas viajam até a comunidade só para conhecer o Lajedo. Aproximadamente 100 mil turistas já visitaram o local.

No entanto, o acesso é um dos piores. O lixo tem tomado de conta; a quantidade de entulhos é enorme; estradas que favoreçam o acesso revela-se, por fim, como uma das maiores dificuldades. A situação é de abandono.

Há quem diga que temos um enorme potencial turístico. E aí eu completo, um enorme potencial turístico mal explorado e adormecido. Numa cidade que recebe tanto dinheiro proveniente dos royalties não dá mesmo pra entender por que as coisas são como são.

E antes que digam que gestor A ou B não tem culpa, eu pergunto: de quem é a culpa? Minha? Sua? Não importa de quem seja; importa saber de quem é a responsabilidade de fazer.

6 Comentários:

Anônimo disse...

No guia de turismo mais conhecido do Brasil, "O GUIA QUATRO RODAS" o Lajedo de Soledade é um atrativo turisco de MOSSORÓ. os turistas q stam vindo do Sul, Sudeste, pensam q o Lajedo pertence a Mossoró, e ñ a Apodi. Me envergunho disso.

Anônimo disse...

e a professora gorete,prefeita,sabe lá o que é esse valor,se soubesse cuidava e valorizava.

Anônimo disse...

ontem uma equitpe de reportagem da tv globo de campinas, esteve em Soledade. O q encontraram? um LAJEDO BESSÍMO!porém encontram também uma estrutura turísca sucatiada. "àrea de preservação sem nenhum vigia, placas de sinalização destruidas,praça ao lado do museu orrivel."

O comentador disse...

Poisé conterraneos apodienses, temos uma prefeita que nenhuma identidade tem com o povo de apodi, com as comunidades rurais e distritos como é o caso da Soledade (um lugar bonito, de grande potencial e promissor de apodi). Uma pena a falta de lucidez dessa prefeita. Acorda apodi!!

Anônimo disse...

essa oposiçao acha que vai mudar alguma coisa. oposiçao só tem direito de ficar calado enquanto todo mundo apanha. quem acha que a prefeita tá preocupada com isso tah bem enganado. ela é dona de apodi e o marido dela é dono do mundo.

menininho disse...

Falou o cientista politico ai acima, alguem tem duvidas de que é um bacurauzinho babão?
Ôhh prefeitinha ruim!

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO