segunda-feira, 26 de abril de 2010

[leia] Câmara de Vereadores em Apodi atuante de verdade

As câmaras municipais e os legislativos de uma maneira geral, são retratados na mídia e percebidos pelo público como poderes essencialmente antidemocráticos: irresponsáveis, não-representativos, aéticos, controlados pelo poder executivo e que visam unicamente atender interesses pessoais. Mas, felizmente, não é esse o Legislativo que temos atualmente.


Clientelismo, troca de favores e subserviência sempre foram marcas de boa parte da antiga casa, o que fez com quê a população em geral tenha a Câmara como uma casa que troca favores, que pratica caridade e que funciona como uma extensão dos interesses da prefeitura e não é esse seu papel. Sua função é legislar, fiscalizar e ser independente do executivo. Bem ou mal, é o que temos feito.

Nossa cidade tem sua história política manchada pelos desmandos do poder executivo que sempre contou com o aval da câmara. Por isso, precisamos com urgência recuperar o prestígio político e da política. Mas a imagem externa negativa dos legisladores é muito similar em todo o país. Precisamos então ter consciência de que não existe regime democrático sem um legislativo que se constitua em frente de resistência contra forças como a corrupção, a prepotência e o fisiologismo, que distorcem a representação popular.

Como órgãos representativos e decisórios, os legislativos têm a função de agregar a diversidade da população representada como um todo, estabelecendo uma relação de mão dupla: o Legislativo toma decisões que serão impostas sobre toda a população, e, se puder limitar o Executivo, terá o consentimento público. São instituições paradoxais, uma vez que representam a população e, ao mesmo tempo, são a fonte das leis que são impostas sobre essa mesma população.

Quando ocorre uma grande e incomum renovação no legislativo, como aconteceu nesta gestão, há grandes movimentos pela reforma da instituição porque, além dos membros não terem familiaridade com os procedimentos, trazem suas experiências de atuação em outros lugares. Quem são estas pessoas, como foram eleitas, suas trajetórias políticas, experiência parlamentar, forma de organização partidária e tempo de permanência no cargo são importantes para determinar sua atuação no parlamento e a feição que este adquirirá.

Diferentes graus de experiência no Legislativo são uma fonte de diferentes graus de poder. Um Legislativo inexperiente deparando-se com um Executivo e estruturas administrativas veteranos, estará em desvantagem tanto para analisar a legislação proposta, quanto para investigar o Executivo. Dentro da Casa Legislativa, os membros mais experientes podem ser menos ativos e ainda assim conseguirem resultados mais efetivos que seus pares mais novos e menos experientes, pelo simples fato de estarem familiarizados com a estrutura do poder.

As sessões da Câmara Municipal de Apodi têm sido marcadas pelo elevado nível dos debates, onde oposição e situação têm atuado de forma harmoniosa, marcando suas posições, mas em um nível de discussão que preserva as relações pessoais e pontua a unidade dos parlamentares em defesa do Poder Legislativo. Isso tem valido o título de uma das câmaras mais atuantes do Estado, não só pelo volume das matérias apresentadas e votadas, mas, também pela qualidade das mesmas. Tem sido um poder que não atua de forma subserviente, como estávamos acostumados a ver em nossa cidade e como ainda testemunhamos em outros municípios.

É preciso uma nova postura da sociedade diante de nossa política e de nossos políticos, pois só assim iremos coibir peculatos, prevaricações e outros delitos no serviço público. Fiscalizar o uso das verbas públicas e torná-las as mais transparentes possíveis, reaproximar sociedade e poder público, entre outras questões. Construímos o caminho da mediação política e para consolidar esse caminho precisamos contar com o apoio de toda a sociedade.

Escrito por João Evangelista - Pres. da Câmara Municipal de Apodi.

12 Comentários:

reginaldo disse...

vereador não é para dar medicamestos( FUNÇÂO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE),vereador não e para dar cirurgias,(FUNÇÂO DO SUS E SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE),a função do vereador é fiscalizar e denunciar,votar leis e projetos,aí sim poderemos trocar a palavra VIRIADOR MERCADORIA,pelo de VEREADOR,parabens a voces vereadores em ação.

Anônimo disse...

Caro DeAssis Oliveira.Favor publicar este comentário,no seu excelente Blog(ApodiBaixodoPano).Sou sua e-leitora assídua:
-Presidente da Câmara Municipal do Apodí- João Evangelista, gostei muito dessa matéria, fruto da sua inteligência brilhante. Porém, discordo um pouco, ainda com relação ao clientelismo e assistencialismo. Nós Apodienses, ainda temos vereadores desta atual representatividade, que continuam em realizar assistencialismo, clientelismo e a subserviência, como exemplos: Paulo de Telércio,(realizações de cirurgias); Hélio da Ambulância,(conduzindo pessoas para Hospitais e Clínicas em Natal); Arnaldo Costa e Júnior Sousa, (Meninos de Recados)do Prefeito de fato do Apodí-Dr Klinger e; da Prefeita de Direito do Apodí-Gorete Pinto).
Muito obrigada.

Anônimo disse...

eu não sei atuação dos vereadores só sei que aprefeita gorete faz o que bem quer no nosso municipio e os vereadores ficam calado de cabeca baixa porque isso.

Anônimo disse...

tao boa

geralda disse...

tambem acho,e os nossos de apodi estão de parabens,pois alem de realizarem o papel de um verdadeiro vereador,não se renderam ao dinheiro da prefeitura.

marcondes disse...

parabens aos vereadores,voces são os unicos politicos dignos de uma reeleição,pois a prefeita que votei estar ZERO,nunca mais,porem em voces vereadores em ação vou votar.

Anônimo disse...

Atuante de verdade? Deve ser dito a população que essa Câmara durante a Presidência do Sr. Evangelista (2009 a 2012)vai gastar quase SEIS MILHÕES de reais com apenas 9 vereadores, com tanto dinheiro daria para construir sua sede própria e comprar carro para o poder legislativo, mas não os Srs. vereadores preferem gastar com apadrinhados políticos empregando, alugando imóvel, carro e passeio, depois querem criticar o poder executivo que faz a mesma coisa. É aquele negócio faça o que digo e não faça o que faço. Vamos refletir sobre isso.

francisco disse...

esse rapaz queria que os vereadores andaçem a pé? e que a camara funcionasse debaixo da ponte? e a prefeitura que tem esse valor em maõs em apenas tres meses?o que estar fazrendo,onde estar aplicando,os vereadores tem esse valor para quatro anos.edigo que horrivel estar a minha prefeita,que nada faz,só esperando por verbas federais e estaduais,vem ai carro de lixo HENRIQUE ALVES,olha trocamos pela UFERSA,caraúbas,caraubas,,,,

Anônimo disse...

os veresdores de apodi estão em alta, em alta que eu conheço é um cabaré na cidade de tianguá no ceara

Anônimo disse...

concordo plenamente com esse segundo comentário...todos os erros das outras administrção, ainda estão acontecendo na atual..vereadores e prefeitura só trabalham pra um certo grupinho, nós q somos a maioria e colocamos eles no poder, ficamos chupando o dedo,... á ver navios...tudo isso acontecendo, debaixo das nossas VENTA(como dizia a minha vó)só vendo o patrimônio deles aumentar.... e ainda falam q Apodi está mudando... a única MUDANÇA q vejo em Apodi, é quando uma família resolve sair de uma casa para outra

Anônimo disse...

deveriam mudar essa frase:Apodi está mudando...para: APODI está se afundando

Anônimo disse...

tudo isso acontecendo e a POLITI...CALHA dando milho aos bombos

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO