terça-feira, 30 de março de 2010

[leia] A força da mulher

Grandiosa força que tentou nos demonstrar na perspectiva de mudar, perante as críticas lançadas ao estado ditatório de governantes passados e agora com oportunidade de mudar o perfil da política apodiense, vem retratando o espelho da velha politicagem, evidenciada no assistencialismo dos favores que perpassa décadas, tentando se consolidar no poder através de pequenos favores, como pequenos empregos, aluguel de imóveis, aluguel de transportes, entre outros, (O CHAMADO TIRA E BOTA ou AJEITADINHO), ora se não é a velha estória de molhar a mão dos que andam insatisfeitos, resumindo-se a política do cabresto. Isso nos induz a pensar na não contribuição do desenvolvimento da reflexão crítica do povo apodiense, empregada em uma velha e predominante oligarquia politiqueira.

Politicagem esta consagrada no assistencialismo mascarado, se não eis o reforço do tradicional coronelismo, que perpassa décadas no comando político de nossa cidade, tendo como auxílio uma equipe pedagógica bem dotada que trata a população como crianças fáceis de serem induzidas ao doce, impulsionada de uma educação manipuladora e barata, tendo em seus representantes a construção de um discurso filosófico acentuado, uma cúpula que despertaria inveja a qualquer CORONÉ.

Dotada de indivíduos que se julgam espertos, e que se prestam ao mesmo papel, no que se trata da sonegação de defender e apontar os direitos do cidadão que busca os serviços públicos, pois os que são verdadeiramente capazes não se deixam manipular pelo sistema, adotam-se esses preceitos aos que tem consciência do saber, e se apoderam deste para gozarem de uma carreira financeira duradoura, repudiando os que não têm a mínima condição de sobreviver dignamente.

Mas que democracia é essa? Ao qual deveria oferecer oportunidade igual para todos, será que não poderíamos denominá-la de OLIGARQUIA? Que se evidência no fortalecimento financeiro de pequenos grupos. Mas que Apodi é este? Mas que povo é esse que não tem consciência de seus direitos e/ou não se manifestam?. Pois sabemos que uma sociedade só tende a obter êxitos, quando a população toma consciência de seus direitos e deveres, e se mobilizam na busca de melhorias, reivindicando nas ruas, nos meios de comunicação, nos órgãos públicos, formulando reuniões em bairros, entre outros, na busca de conquistar seus ideais, diante dos que não cumprem com os deveres.

Outro fato que me envergonha, é saber que agora em Apodi, os meios de comunicação fazem parte ou interagem dos mesmos ideais politiqueiros, cadê a liberdade de expressão? Cadê o compromisso da imprensa? Que tem como dever defender a ética, a moral, o compromisso junto à sociedade, assim como os direitos e deveres do cidadão. Em fim para estes somente importam o lucro que se colhe no presente, somados as injustiças que se plantam para colher no futuro os frutos do atraso. Obtidos pela venda ou pela camaradagem que se concretiza no repasse da informação. Ficando restrita a população, pois agora ficou fácil calar a voz dos que são desprezados pelo sistema e não tem outra ferramenta de protesto.

É isso mesmo é como diz o ditado... É UM PÉ NA RODA, para omitir a informação a população, tirando o direito de saber o que se passa nos bastidores da politicagem, se é que não existe o ato da discussão política em nosso município, e muitos nem sabe o significado e/ou nem a diferença entre política e politicagem. Imagino que este é um dos caminhos trilhados, pela busca de constituir a indução de mais uma campanha politiqueira em nossa cidade.

Sabemos que diante das dificuldades vivenciadas, a maioria dos apodienses não tem privilégio a uma Educação de qualidade, pois as dificuldades econômicas encadeadas aos regimes políticos interesseiros do passado somados ao do presente, sempre contribuiu como obstáculos negativos para que a educação não se consolidasse em nosso município, pelo qual possibilitasse ao cidadão o conhecimento necessário para que jamais trocasse seu voto por migalhas, tornando-se cúmplice do atraso, ficando impossibilitado de reivindicar mudanças, já que pesa nos ombros o ato da negligência cometida. Desse ponto de vista vale frisar que o povo tem os governantes que merecem por isso é importante saber escolher os representantes que regem nosso município, se caso não tiver opção, a melhor escolha é não escolher.

Em se tratando do poder legislativo apoio plenamente suas ações, pois vem demonstrando uma façanha inédita de bons resultados, com atos de responsabilidades e coragem vem desempenhando belíssimo papel, apenas em poucos meses de mandato demonstraram que não estão sujeitos as mazelas que os representantes passados sempre se expuseram, mazelas estas da subordinação ou da aprovação de atos que não convém vantagens ao município. Chama-me a atenção a bater nesta tecla, é a busca da construção de um poder legislativo unificado e sólido formado em um curto espaço de tempo, a palavra chave é compromisso, ato este pouco visto na história da política apodiense, se é que existe história.

Constatei meses atrás no blog da Câmara Municipal, a conquista por parte dos vereadores da construção da Ponte da cidade pelo qual se encontra em andamento e pelo empenho constatado na luta pela construção da obra de duplicação da via de acesso que interligará a cidade ao bairro Bico Torto. Ao mesmo tempo lamentei a ausência da Prefeitura Municipal do Apodi, que tem se mostrado ausente na busca de melhorias em nossa cidade, pois sabemos que se agisse com a mesma integridade seria o norte fundamental para amenizar a situação de vida rudimentar ao qual passa a massa pobre de nosso município. No momento o que consigo constatar são pequenas maquiagens, que alguns conseguem chamá-las de OBRAS, sendo que vale salientar que compete aos órgãos municipais zelar pelo patrimônio público e aplicar o dinheiro destinados a determinado feito.

No entanto quando realmente conseguir verificar alguma mudança em que não haja registro interesseiro de cunho politiqueiro, buscando exposição de bandeira A ou B, ai sim, passarei a entender que força seria esta impregnada no suposto slogan “A Força da Mulher”.

Texto enviado por Souza Júnior

3 Comentários:

Anônimo disse...

Bonito... a conversinha é essa.

Anônimo disse...

grande obra essa da ponte, de que vale uma ponte sem a duplicação da br!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

A continuar com esse descaso administrativo,com certeza nestes próximos dias acontecerá um fato revolucionário que marcará a história da política administrativa do nosso Apodi. A irresponsabilidade desta administração é tão grande que não admira que seja reeditado em Apodi, o mesmo fato que marcou os últimos dias da administração do Prefeito joão Pinto no final de sua gestão no ano de 1958. Os fatos históricos incrivelmente se repetem em épocas diferentes, em circunstâncias diferentes,com personagens diferentes, porém, as consequências e os efeitos são os mesmos.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO