terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

[leia] Saber mais de um idioma garante vantagem na disputa por vaga

Não é de hoje que escutamos que o inglês é primordial e contribui de forma decisiva em um currículo profissional. O mercado mudou, e as exigências estão ainda mais excludentes, tanto que para alguns setores o idioma deixou de ser um diferencial e se transformou em necessidade. "Saber a língua inglesa é uma necessidade para alguns setores específicos do mercado, como os setores petrolíferos, exploração turística, segmentos tecnológicos, empresas que trabalham com exportações e para o ingresso e crescimento profissional em grandes grupos empresariais", destaca o consultor de Recursos Humanos Rafael Demétrius.

E não é só o inglês que conta; quanto mais idiomas, melhor. Mirla Oliveira, técnica em saneamento ambiental e graduanda em Gestão Ambiental, estudou a língua espanhola durante quatro anos e costuma ler alguns livros técnicos que exigem o idioma. Por algumas vezes, conversou com grupo de pessoas que falavam espanhol e colaborou em reuniões de trabalho. "Levei a sério meus estudos diários, e consigo ler e falar fluentemente. Este é um diferencial importante para destacar-se no mercado", comenta.

Segundo o gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Mossoró que oferece cursos de idiomas, Glauco Coutinho, algumas empresas exigem o domínio de uma língua diferente da nacional como pré-requisito nos currículos profissionais, entre elas, prestadoras de serviço da cadeia produtiva do petróleo. "As rodadas de negócios internacionais em feiras da cidade costumam contratar intérpretes para colaborar na comunicação dos empresários", acrescenta.

Porém, para a realidade de Mossoró, o consultor revela que ainda são poucas as vagas de emprego que solicitam a obrigatoriedade da fluência em inglês. O que não significa dizer que aprender o idioma não é importante. "Nestes casos, falar esta língua é um diferencial competitivo forte, que pesa no momento da contratação, mas não um requisito obrigatório", esclarece Rafael.

Ainda segundo ele, como inglês é a língua universal dos negócios para as empresas "ter em seu quadro alguém que domine este idioma é garantir que o relacionamento com clientes e fornecedores de qualquer parte do mundo está mantido. Por este fato as empresas veem este fator como um aspecto positivo do candidato, e como um forte critério de seleção", aposta.

Mesmo quando o idioma não é indispensável, ter no currículo a garantia de fluência no inglês ou em outras línguas é muito importante. "Nesses casos, a língua inglesa servirá como critério de desempate na hora de selecionar o candidato ideal para a vaga ofertada", garante o consultor.

Mesmo com a garantia da importância dessa língua, Rafael garante: o candidato não pode deixar de lado as demais habilidades indispensáveis para o cargo. "Dominar a língua inglesa, e até mesmo um terceiro idioma não é o fator de maior importância na hora da admissão. Mesmo que a fluência no inglês seja importante, as características e habilidades pessoais e comportamentais ainda pesam mais na hora da contratação", diz ele.

Para o consultor, isso acontece porque a fluência em línguas é algo que pode ser adquirido posteriormente. "Já relacionar-se bem com os colegas de trabalho, ou os resultados obtidos na carreira, não se ensina, o profissional possui ou não", reforça o especialista.

CURSOS

Para quem quer investir na carreira, o Senac oferece cursos de inglês intensivos e extensivos para os interessados em incrementar o currículo. Conforme o instrutor das turmas, Bruno Coriolano, a metodologia aplicada no curso segue a abordagem comunicativa que utiliza situações do cotidiano para aprender outro idioma. "A intenção é que o aluno estude diariamente, e passe aprender uma língua estrangeira da mesma maneira que adquiriu o conhecimento do português. Ele identifica as situações e reage a elas, naturalmente, porque integra sua vida", explica Bruno.

Na área de idiomas, a unidade de Mossoró lança a promoção "Quem tem amigo tem tudo" para os alunos interessados em matricular-se na instituição. Ao fazer a matrícula, o aluno que indica um amigo que não tenha cursado algum idioma na unidade, ganha 30% de desconto e o indicado também é premiado com 15% nos cursos de inglês ou espanhol. As indicações devem ser realizadas até o dia 26 de fevereiro de 2010, último dia de matrículas para as turmas intensivas, semi-intensivas e extensivas.

Para mais informações, o telefone do Senac é o 3422-5000.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO