[leia] Produtores rurais do Vale do Apodi revoltados com serviços prestados pela Defesa Civil
Os produtores rurais do Vale do Apodi que foram atingidos pelas enchentes do ano de 2008 e que somente agora estão sendo atendidos pela Defesa Civil Estadual, estão reclamando da forma como os poços artesianos do município estão sendo recuperados e pedem providências da coordenação estadual da Defesa Civil.
O presidente da Associação dos Produtores de Arroz do Vale do Apodi, Francisco Antônio Gama, e o vice-presidente da Associação dos Agricultores do Sítio Baixa Fechada, Francisco Jorge dos Santos, "Poroca", denunciam que a Comissão Municipal de Defesa Civil juntamente com as Associações Comunitárias do Vale do Apodi realizou um levantamento em 2008 em que foi detectado problemas em 54 poços artesanais (cacimbão), e agora a Defesa Civil Estadual está recuperando através de uma empresa contratada, mas eles alegam que os serviços estão sendo executados de forma errada e isso levará prejuízos aos agricultores.
"Em vez de poços (cacimbão), estão fazendo verdadeiras cisternas com cimento, isso faz com que não haja infiltração e os reservatórios não recebam água", comentou o produtor rural Francisco Antônio Gama.
De acordo com o jornal Omossoroense. Cerca de 30 produtores rurais se reuniram na comunidade rural de Trapiá para discutir o problema, e a maioria defendeu que a Comissão Estadual de Defesa Civil faça uma visita às comunidades para ouvir os agricultores e buscar uma solução para o impasse. Em Apodi, tanto o Sindicato dos Trabalhadores Rurais quanto a Secretaria de Agricultura não foram procurados pela empresa que está realizando a recuperação dos poços artesanais das comunidades rurais do Vale do Apodi.
Os produtores rurais estão articulando uma audiência com o secretário de Recursos Hídricos, Iberê Ferreira, para que providências sejam tomadas. Uma comissão foi formada e até segunda-feira estão se deslocando a Natal para manter o contato.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário