quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

[leia] O Pessoal do Tarará faz a alegria dos apodienses

Desde a última terça-feira (26) que a Casa de Cultura Popular de Apodi está sempre cheia. O motivo de tanta agitação é simples: prestigiar o grupo de Teatro O Pessoal do Tarará e assistir ao seu novo espetáculo Tem Gato na Cachorrada, ou O Pulo do Gato.

As apresentações do espetáculo vão até o domingo (31), mas os apodienses fazem questão de assisti-lo o quanto antes. São crianças, jovens e adultos que fazem fila diante da Casa de Cultura para receber a sua senha de forma gratuita, graças ao apoio do Banco do Nordeste através do programa BNB de Cultura 2009.

O espetáculo está sendo bastante apreciado pelo público da cidade, que reconhece também a oportunidade de acesso à cultura. É o que se percebe pela fala da dona de casa Maria Ferreira:

“Esse trabalho que eles fazem é muito importante pra gente, é maravilhoso, e o que é melhor, de graça. A gente fica muito feliz”.

E através da felicidade dos apodienses, O Pessoal do Tarará ganha ainda mais energia para continuar o seu trabalho. Em nome do grupo, Dionízio do Apodi agradece: “Aos apodienses pelo carinho constante, e ao Banco do Nordeste por nos trazer aqui e fazer a alegria desta
cidade”.

O NOVO ESPETÁCULO – Tem Gato na Cachorrada, ou O Pulo do Gato, é um espetáculo do Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará, de Mossoró (RN) que não utiliza a linguagem verbal. Nele, os atores expressam sentimentos humanos, a partir de situações corriqueiras de violência, carinho, solidão, amizade, utilizando o corpo como ferramenta fundamental para expressar o que é vivido no interior de cada ator. Para dificultar mais ainda o jogo e o exercício, o grupo resolveu viver as situações com os atores interpretando animais (cachorros e gato).

O espetáculo partiu da necessidade de valorizar o encontro do ator com o espectador, como o maior momento do teatro, e por isso assume a influência do Teatro Pobre de Grotowski, que estimulou, em diversos momentos da montagem, uma maior atenção para as inúmeras possibilidades que o ator dispõe para se expressar, sem ter necessidade de figurinos, cenário, música instrumental, e da própria linguagem verbal.

Apesar dos atores viverem cachorros e gato, o humano está presente o tempo inteiro, transformando o espetáculo em um espelho de nossa sociedade. Cada espectador constrói a sua própria dramaturgia, o que torna o espetáculo O Pulo do Gato (Tem Gato na cachorrada) numa grande metáfora que pode ser compreendida em qualquer país. Mais informações no site www.opessoaldotarara.com.br.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO