[leia] Curtas
CPI que investigava mensalão do DEM é derrubada por aliados de Arruda
Dez dias após o início das investigações do mensalão do DEM, a CPI da Corrupção foi extinta pela base aliada do governador do Distrito Federal José Roberto Arruda. O motivo foi a decisão do juiz Vinícius Santos, da 7ª Vara de Fazenda do Tribunal de Justiça do DF, que afastou dez deputados distritais envolvidos no esquema de corrupção das investigações da CPI e ordenou a imediata posse dos suplentes dos parlamentares envolvidos no escândalo. O presidente da CPI, deputado distrital Alírio Neto (PPS), entende que, quando os suplentes assumirem as vagas, a Câmara Legislativa terá uma nova composição partidária e o rateio das vagas deverá ser refeito. Segundo reportagem do Estado, Neto anunciou na tarde de ontem a nulidade da criação da comissão, assim como toda ação por ela praticada.
Lula ataca PSDB durante reunião ministerial
Na primeira reunião ministerial do ano ocorrida na tarde de ontem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva elevou o tom da disputa entre o PT e o PSDB, chamou o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), de “babaca”, disse que ele está “desconectado da realidade” e que só fala “bobagem” por não conhecer o Brasil. As citações foram uma resposta a declarações recente de Guerra, que afirmou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é uma ficção e definiu Lula como “o último presidente a fazer política com as mãos sujas”. De acordo com reportagem do Estado, Lula também alfinetou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao declarar que lançará a segunda versão o PAC. “Não quero que meu sucessor encontre a situação que encontrei quando assumi a Presidência, em 2003: não tinha Orçamento para investir nem projeto pronto”.
Grupo de Sarney teria recebido propina da Camargo Corrêa
Relatório da Polícia Federal publicado com exclusividade pela Folha indica que PT e PMDB teriam recebido propina de pelo menos R$ 2,9 milhões em obra no Pará. A informação, resultado da Operação Castelo de Areia, aponta que a propina é referente à obra da eclusa de Tucuruí, no Pará. O relatório cita como supostos beneficiários integrantes do grupo político do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que ocupa cargos importantes o Ministério de Minas e Energia. M resposta Sarney classificou como “absurda” a denúncia, o PT negou envolvimento. PMDB e Camargo Corrêa não se pronunciaram.
Oposição acusa Lula e Dilma de antecipar campanha
Partidos de oposição protocolaram ontem no Tribunal Superior Eleitoral uma representação contra a suposta antecipação de campanha eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Casa Civil Dilma Roussef. No documento, PSDB, DEM e PPS afirmam que durante a inauguração de uma barragem na cidade de Jenipapo, em Minas Gerais, Lula teria feito comício a favor de Dilma. De acordo com reportagem do Estado, a oposição alega que “muitos são os adjetivos utilizados pelo representado (Lula) com a finalidade de projetar a representada como sua sucessora ao Palácio do Planalto”, entre eles “minha candidata” e “mãe do PAC”. O prazo legal que fixa o início do período eleitoral entra em vigor a partir de 5 de julho.
Igreja Católica ataca novamente presidente Lula
O Programa Nacional de Direitos Humanos volta a causar polêmica. Divulgado em dezembro pelo governo, o plano já causou a revolta de diversos setores da sociedade entre eles a Igreja Católica, que voltou a se manifestar nesta quinta-feira. Panfleto distribuído em São Paulo pela Igreja indica pontos dos quais discorda e chama o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de “novo Herodes”, em referência ao personagem da Bíblia que ordenou a matança de crianças em Belém, entre elas Jesus Cristo. No panfleto Lula seria o “novo Herodes” que autorizará o mesmo extermínio ao se posicionar a favor da descriminalização do aborto. Segundo reportagem do UOL Notícias, outros pontos do plano incomodam a Igreja como a união civil entre pessoas do mesmo sexo, o direito de adoção por casais homoafetivos e a proibição da ostentação de símbolos religiosos em estabelecimentos públicos da União.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário