terça-feira, 29 de dezembro de 2009

[leia] Cratera em rua vai completar um ano


Apodi - Os efeitos destruidores dos últimos invernos ainda são sentidos em todo o interior do Rio Grande do Norte. No Vale do Açu ainda se contabilizam os prejuízos no agronegócio e na zona urbana de vários municípios. No Oeste, a situação se repete, deixando muitos moradores revoltados com a falta de ação dos órgãos públicos para superar os problemas ainda visíveis.

Em Apodi, uma cratera, de mais de três metros de profundidade e trinta de diâmetro, que se formou durante o período invernoso deste ano na Avenida Moésio Holanda, que liga o centro da cidade ao bairro Bacurau I, principal via de acesso ao sítio Córrego, um dos mais importantes produtores de mel e amêndoa de castanha de caju do Oeste, continua sem solução.

A avenida foi construída sobre um canal natural da lagoa do Apodi. Com a força da água, os bueiros que possibilitam a passagem da correnteza não resistiram, estourando um enorme buraco no lado direito da rua - sentido Centro da cidade.

Segundo o zelador Paulo Sérgio, conhecido como "Paulo do Poço", morador do bairro, o buraco se formou há mais ou menos um ano. "Faz um ano que aquele buraco está ali e ninguém fez nada. Já reclamamos na prefeitura, eles prometem concertar, mas até agora, nada", disse. Pelo menos duas pessoas de moto já se acidentaram no local. "Um ainda ficou gravemente ferido, mas por sorte ninguém morreu", acrescentou Paulo.

O ex-presidente do conselho comunitário do bairro Bacurau, Marcos Aurélio, que atualmente está morando em Mossoró, disse que a comunidade já falou em realizar um protesto fechando a rua. "Vamos usar o que tivermos: carnaúba, ferro, pregos, arames e tudo que 'empate' a passagem das pessoas, principalmente da prefeita. Se ela quiser ir para o Centro, que vá de lancha pela lagoa", determina Marcos Aurélio, se referindo à prefeita Goreti Pinto, que também mora no bairro Bacurau.

A preocupação aumenta ainda mais no período noturno, principalmente pela falta de iluminação na Avenida. No local, não há uma sinalização específica que alerte aos passantes sobre a anomalia provocada pela água. As famílias temem a repetição de novos acidentes.

Empresa já foi contratada

O secretário de Obras da Prefeitura de Apodi, Nilson Fernandes, informou que o problema da Avenida Moésio Holanda foi informado pela Defesa Civil do Município no Relatório de Avaliação de Danos (AVADAN), que foi encaminhado para a Defesa Civil do Estado. "A responsabilidade da restauração da Avenida cabe à Defesa Civil do Estado", informou Nilson.

Segundo ele, há mais de 60 dias a obra foi licitada e, a expectativa é que se resolva nas próximas semanas. "Queremos que a empresa aumente para três o número de bueiros no local, para facilitar o escoamento de água e evitar a repetição do problema", complementou o secretário.

O subcoordenador de estudos e projetos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), Paulo Tarcísio, disse que a empresa Enteco Engenharia, foi contratada para realizar a recuperação dos danos causados pelas chuvas em todos os municípios do Estado. "O contrato com a Enteco é até março de 2010, mas acreditamos que já na próxima semana os trabalhos em Apodi serão iniciados", disse Tarcísio.

O subcoordenador informou ainda que a empresa foi contratada para recuperar os bueiros e o tráfego de veículos, mas não será responsável pela pavimentação - de asfalto ou paralelepípedo - da Avenida.

Foto: Bocalloca
Fonte: Jornal de Fato

6 Comentários:

Anônimo disse...

CARA... Vamos ser mais original. Ficar repetindo sempre o que os outros ja falaram não dá. Ninguém aguenta mais esse papo. Precisamos tocar a vida pra frente. O negócio ta todo misturado você ainda não percebeu isto? Se ligue!!!

ronaldo disse...

e o que é de responsabilidade da prefeitura de apodi nilson?FAZER FESTAS?como uma prefeitura tem um milhão para um carnaval,e tendo tres MILHÔES e meio de ISS,e mais tres MILHÔES de roialdes,e naõ faz uma brueira dentro da cidade?essa é a pior administração de apodi,falo porque tenho o direito,pois votei para que APODI NÂO PODE CONTINUAR ASSIM.

Anônimo disse...

é a realidade do descaso do poder publico tanto estadusl como municipal, não está nem ai, tem os bestas para votar, "o eleitor."

Anônimo disse...

Pq vcs não noticiam o caos que vive a cidade por falta dàgua. Seria melhor vcs deixarem dessa policagem barata e ver as coisas como elas são... Se não esse blog não terá sentido, alias acho que faz tempo que perdeu a sua importância....

geraldo e familia. disse...

apodi baixo do pano,quando resolvie votar em gorete,foi para ter um apodi com uma POLITICA desenvolvimentista,porem o que vejo é uma incompetencia administrativa,onde nem a prefeita tem usa o poder a ela assegurado em contituição federal.festinhas,mensagens em carros de sons,circo de lona na rua,pinturas de meios fios,ornamentação de natal e a pintura de asfalto que realizaram em ruas que já tinham,afinal as rua que colocaram na relação nenhuma foi realizada completa,teve delas ,como a rua que se localiza por traz do cemiterio central,só foi colocado asfalto por traz do caneção.assim apodi vai parar aonde,com essa enganação?e olhem que os vereadores abriram uma CPI dos royaldes,imaginem se não existissem esses vereadores.

Paulo Trigueiro disse...

Não é só em Apodi que isso acontece. Aqui em Natal, no centro comercial do bairro do Alecrim, já aconteceu a mesma coisa, mas o povo resolveu fazer diferente. Fizeram uma festa com bolo, refrigerante e tudo mais, para comemorar o aniversário de um ano de buraco no mesmo local, chamaram a imprensa e foi aquele corre corre da prefeitura para resolver o problema.
O blog está ótimo, parabéns.

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO