segunda-feira, 28 de setembro de 2009

[leia] Curtas

Em busca de minutos
À procura de maior espaço na propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio, o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE), que diz que vai concorrer à presidência em 2010, deve fechar acordo com o PDT e indicar o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que também é presidente do partido, para vice. Segundo o Estadão, além dessa oferta, o PSB trabalha para resgatar na Câmara a parceria entre o PDT e o PCdoB em busca de mais alguns minutos de exposição. O PSB tem direito, segundo o jornal, a 1 minuto e 11 segundos em cada um dos blocos de 25 minutos da propaganda eleitoral diária na TV. Se conseguir o acordo com o PDT, o tempo dobra – mas ainda, claro, é pouco. Um interlocutor de Ciro e Lupi afirmou ao jornal que o ministro quer aceitar o convite para vice, mas só o fará com a aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Cada cidade e seus vereadores
O portal G1 traz hoje um levantamento bem completo sobre como poderá ficar a situação das Câmaras de Vereadores nas cidades acima de 500 mil habitantes. Na semana passada, foi aprovado pelo Congresso o aumento em cerca de sete mil vagas de vereadores em todo país. A única coisa que ainda falta decidir é a partir de quando que a decisão será válida. O texto diz que ela é retroativa às eleições de 2008 – portanto, quem não assumiu pode se animar. Mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) avalia que o aumento do número de vereadores deve valer só a partir de 2012. Ao que tudo indica, quem vai bater o martelo será o Supremo Tribunal Federal. Quando, ninguém sabe dizer.

Ponto cego do Bolsa Família
Um relatório do Ministério do Desenvolvimento Social mostra que o governo federal ignora a frequência escolar de um em cada quatro adolescentes que participam do Bolsa Família. O programa remunera famílias que têm filhos matriculados em escolas e com frequência superior a 75% das aulas. A Folha (para assinantes) informa que, segundo os dados do relatório, dos 1,9 milhão de adolescentes beneficiados pelo programa em julho do ano passado, não havia informações disponíveis de 447,8 mil. Três fatores, segundo o ministério, colaboram com a falta de informação: mudança de cidade, mudança de escola e o não envio de dados por parte das instituições. Do total de adolescentes beneficiados pelo Bolsa Família, 70% ainda cursam o ensino fundamental (aos 15 anos, já deveriam estar no ensino médio).

A coqueluche do Congresso
O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tem causado preocupação aos congressistas. A prova: existem nada menos do que 276 propostas de mudança do FGTS em tramitação hoje no Congresso. Destas, 227 estão na Câmara. O restante, no Senado. Segundo levantamento encomendado pelo O Globo, as preocupações são principalmente a baixa rentabilidade do fundo, a ingerência do Executivo na sua administração e o uso cada vez maior do dinheiro do trabalhador em programas do governo. Alguns exemplos: projeto do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) substitui a correção dos recursos, atualmente feita pela TR mais 3% ao ano, pelo IPCA, o índice oficial de inflação. O senador Paulo Paim (PT-RS) propõe alterar a composição do Conselho Curador, que gerencia o fundo, de modo que o governo tenha o mesmo poder de decisão sobre o destino dos recursos.

Concorrência desleal
Que a Telecom Italia, a dona da TIM, espionava seu rival Daniel Dantas, o banqueiro que junto com os italianos controlava a Brasil Telecom, todo mundo já sabia. Depoimentos de ex-diretores da operadora à Justiça italiana revelam agora que a TI também bisbilhotou operadores concorrentes, como Vivo, Telefônica, Embratel e Claro. A Folha (para assinantes) teve acesso aos testemunhos, que contam como a TI invadiu a rede de computadores dos adversários, admitem furto de documentos e falam até em como um deles foi usado como “isca” para a Polícia Federal prender um agente da Kroll no Rio de Janeiro. A Kroll é uma agência de investigação, que foi contratada pelo Opportunity, de Daniel Dantas, para espionar os italianos na briga pelo controle da Brasil Telecom. Na época, a guerra entre Dantas e TI extrapolou e atingiu integrantes do alto escalão do governo Lula. Os testemunhos são de três ex-diretores da TI que foram indiciados na Itália em 2008, junto com outras 31 pessoas, acusados de violar sistemas de informática e fazer escutas ilegais.

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO