[leia] Apodi capacitara 450 jovens e idosos através do Programa Mova Brasil
450 jovens e idosos apodienses serão capacitados através do Programa Mova Brasil
APODI – O Programa Mova Brasil chega ao município de Apodi através de parceria da Prefeitura Municipal via Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Instituto Paulo Freire, que através das Secretarias Municipal de Educação, Assistência e Desenvolvimento Social, respectivamente estarão realizando um trabalho junto a 15 turmas sendo cada com 30 alunos, inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (EJA), criado pelo Educador Paulo Freire.
O trabalho será realizando na cidade e em varias comunidades rurais do território apodiense com um publico variado que envolve camadas como jovens, adultos, mulheres, idosos. Em Apodi a coordenação do Mova Brasil, ficou com Itamara Isis Sena que juntamente com sua equipe de trabalho já está montando um plano de trabalho.
Segundo o secretario de Assistência e Desenvolvimento Social, Laete Oliveira, o Mova Brasil tem como objetivo promover a dignidade humana alem das letras e números. Dando a oportunidade aos indivíduos e as comunidades a oportunidade de reconstruíres o seu destino e de conquistarem o direito a cidadania plena e participativa.
De acordo com a coordenada do Mova Brasil em Apodi, Itamara Isis Sena, a cidade de Apodi passa a ser núcleo do Mova Brasil, e terá 15 monitores e uma coordenadora. “Temos agora uma grande oportunidade de promover ainda mais a educação em nosso município. Este projeto é uma grande ferramenta para que os apodienses tenham seus direito, garantidos através da educação. É transformação pelo saber onde pela leitura ela passa a ter uma visão ampla do seu mundo”, comentou Itamara Sena.
A prefeitura do Apodi ficou responsável pelos os locais a serem realizadas as aulas que deve ter boa ventilação, iluminação e água de boa qualidade para os 450 alunos do importante programa no solo apodiense.
As aulas serão realizadas em residências e escolas pertencentes à rede municipal de ensino, com turmas de 25 a 30 alunos no máximo, com duração de quatro horas aulas de segunda a quinta-feira. As sextas-feiras acontecerão avaliações e planejamentos de aulas com os monitores e a coordenadora do núcleo local.
Além alunos com idade de 15 a 29 de idade que pararam de estudar, o Mova Brasil também terá em salas de aulas, idosos que tenham interesse em voltar a estudar. Os currículos dos monitores foram enviados através da Secretaria de Educação e Cultura de Apodi, comandada pela professora Mara Marlizete Marinho Duarte Paiva, para a Petrobrás onde será feita a seleção. Serão 15 monitores e uma coordenadora local. Após a avaliação dos currículos será feita a seleção e seguida será realizada a capacitação.
Os monitores aprovados terão carteira assinada com um salário mínimo e mais sete reais por dia de vale alimentação. Os horários das aulas acontecerão de acordo com a disponibilidade dos alunos nos três turnos pela manhã, tarde e a noite.
O Mova-Brasil Petrobras começou em 2003, com uma metodologia pedagógica que utiliza elementos do cotidiano do aluno para estimular suas habilidades de leitura e escrita, além de desenvolver uma visão crítica da realidade. As salas de aula são montadas em espaços da própria comunidade para grupos de, em média, 25 alunos a partir dos 15 anos que não tiveram acesso à alfabetização em idade apropriada.
Mulher com mais de 50 anos, mãe, trabalhando em roças de subsistência no interior ou prestando serviços domésticos em cidades grandes. Este é o perfil majoritário dos alunos do Mova-Brasil Petrobras. A maioria feminina nas salas de aula se explica pelo constrangimento dos homens adultos em admitir o analfabetismo.
5 Comentários:
onde a prefeitura de apodi pode receber carona,ai estará os funcionarios tentando repassar uma atuação de boa administração,porem vale salientar que todos esses programas são de ambito nacionale patrocinado pelo governo federal e os recursos do nosso municipio,qual o projeto 100 porcento do municipio ate agora,onde esta o dinheiraõ DOS ISS,do royalds,fundo de participação,icms,IPVA etc.
Gordinha massa essa Itamara, trabalhe linda vc é maravilhosa.
Parabéns para Apodi pelo programa e essa menina é merecedora deste cargo pois é guerreira e infelizmente ainda não deixaram ela desenvolver o conhecimento quer ela tem!!!!! parabens Itamara voce merece!!!!!!!!!
é assim,os administradores de apodi continuam realizando uma administração baseada nos programas do governo federa,pois o MOVA BRASIL,é do lula,vaõ querer aparecer apenas com camisetas e funcionarios,pode,e os recursos prorios,do nosso municipio?para onde e para é?
Conheço este programa. Aí não tem só números não. Vejo resultados. Parabéns ao Mova!
Postar um comentário