[leia] Produtores do Vale do Apodi recebem miniusina de beneficiamento de algodão
O Governo do Estado, por meio da Emparn, adquiriu uma miniusina de beneficiamento de algodão, que vai beneficiar os produtores da região do Vale do Apodi. A aquisição da máquina representa um grande avanço na cultura algodoeira de produção familiar, uma vez que proporcionará aos produtores separar a pluma do caroço, agregando valor ao produto. Os agricultores poderão vender a pluma, o produto final, que é comercializado ao preço de R$ 5,50/kg, enquanto a mesma quantidade do algodão com caroço é vendida ao preço de R$ 1,00/kg. Além da comercialização da pluma, obtêm-se os subprodutos extraídos do beneficiamento do caroço da amêndoa, extrai-se o óleo, usado na matriz energética do biodiesel, e os resíduos servem como fonte de proteína para o rebanho. Com isso, aumenta a renda familiar e melhora as condições de vida das famílias.
A miniusina será entregue nesta sexta-feira na cidade de Apodi, onde acontece a terceira etapa do VI Circuito de Tecnologias Adaptadas à Agricultura Familiar, na Estação Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). Neste ano, o circuito tem como tema "Conservar os Recursos Naturais do Semiárido gerando renda e mais alimentos" e está sendo realizado em seis etapas. A primeira foi realizada em Cruzeta e teve como foco a bovinocultura, superando as expectativas, com 600 participantes; a segunda foi a realização de um seminário em Mossoró, com o tema"Água no semiárido: Conservação e manejo racional"; e a terceira etapa será em Apodi, com foco no uso das oleaginosas - principalmente na atividade algodoeira - e nas culturas alimentares.
De uma maneira geral, as atividades dos circuitos de tecnologias promovidos pela Emparn têm como objetivo levar aos pequenos produtores da agricultura familiar conhecimentos, técnicas e esclarecimentos que contribuam para a otimização da atividade agropecuária desenvolvida por eles. Com um vasto portfólio de pesquisas, informações técnicas e tecnologias apropriadas, a equipe da Emparn utiliza o circuito para fazer uma disseminação desse conhecimento junto aos pequenos produtores, que muitas vezes ainda têm dificuldades em ter acesso a elas. A exemplo dos anos anteriores, o Circuito 2009 da Emparn será executado em parceria com a Emater-RN e conta com o patrocínio do Governo do Estado (por meio da Agricultura, da Pecuária e da Pesca) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Também recebe apoio do Sebrae, Embrapa e do Banco do Nordeste.
As próximas etapas do circuito serão nos dias 24 e 25 de setembro em Ipanguaçu; dias 29 e 30 de outubro, em Pedro Avelino; e 26 e 27 de novembro, em São Gonçalo do Amarante.
Fonte: De Fato
2 Comentários:
será que a administração CARONA,(pois gosta de se apresentar onde lula gasta) e as camisetas são dela vai dizer aio seu secretario VAI LÀ ,FALA O NOSSO MOME,sei não estou mais que decepcionado,mudanças da boca para fora,isso éra pura enganação.
concordo correligionario,a administração de nossa prefeita é desde o corte de terra que a petrobras fornece o óleo,PSF,merenda escolar,programa do idoso,vacinação,e ou seja programas do governo federal proporcionando a todos os prefeitos que nada querem realizar,pegarem carona nos programa sociais e aplicação dos recursos em viabilizações como:apodi irá terá:caixa economica federal(DUAS APODI E SÂO GONÇALO DO AMARANTE),sede do banco do nordeste,cartorio eleitoral(OITO PARA TODO O ESTAdo,com terreno já doado anteriormente),INSS,quatro agencias para o rn ,inclusive apodi,enfim obras do governo lula na sua politica de expansão e o dinheiro do nosso municipio,segundoouvi falar o ROYALDS,foi utilizado para pagamento de água,energia ,internet etc,pode é brincadeira,a sorte é que existe por ai alguns vereadores ,que diga se de passagem,apesar de não ter votado neles,e que vejo que tenho que votar,estão reralizando o papel independe de fiscalização e estão colocando os ABSURDOS na justiça.
Postar um comentário