terça-feira, 9 de junho de 2009

[leia] O lapso da economia mundial: Como sobreviver nos tempos de crise

Se consultarmos o dicionário logo encontraremos diversas definições para o termo crise. A mesma é derivada do latim krísis, língua falada no império romano e hoje oficial da igreja católica. Economicamente falando essa palavra ganha contornos mais claros: Ponto de transição entre um período de prosperidade e outro de depressão. Se procurarmos nos livros de história, encontraremos uma referência bastante significante: a crise de 1929, quando aconteceu a queda da bolsa de valores de Nova York.

Nenhum país ou nação está livre das conseqüências ou efeitos causados pelas crises mundiais, não seria diferente com o Brasil. Ao depararmos com revistas e periódicos especializados no assunto, encontramos diversas explicações e hipóteses para os acontecimentos da crise. O ministério do trabalho brasileiro divulgou nesses últimos meses que o país perdeu 654.946 empregos com carteira assinada – isso aconteceu em janeiro e foi o pior resultado mensal da história desse país, tanto em números absolutos quanto em números relativos. O desemprego foi mais sentido nos setores da agricultura, indústria alimentícia e na construção civil.

Diante dessa situação, muitas pessoas começam a se desesperar a ponta de não conseguirem mais dormir direito ou desempenhar bem seu papel no ambiente de trabalho com medo de serem dispensadas das suas funções. Mas essa situação é para tanto pânico assim? A resposta sensata seria não, mas vale sempre a pena prestar atenção em diversas dicas e conselhos para não perder o emprego no caso de uma possível necessidade da empresa.

Primeiramente, o que precisamos entender é que a crise afetou as pessoas que menos eram culpadas pela mesma: os que são menos desprovidos financeiramente são os que sentem mais nas horas difíceis e muitas vezes nem conseguem entender de onde veio tamanha onda de desempregos.

Nas próximas linhas seguem algumas dicas para profissionais que desejam manter seu emprego. A primeira seria uma bem lógica: não se endividar em temos como esse. Contrair uma dívida, especialmente à longo prazo, seria correr muito risco. Ninguém quer ser pego de surpresa e ficar desempregado e ainda ter de pagar diversas contas com um orçamento bem mais limitado. Se já é ruim ficar individado com emprego, imagine desempregado. Gaste dinheiro de forma inteligente. Faça uma lista do que é mais necessário

Uma segunda dica seria referente aos seus estudos. Nunca pare de procurar qualificações. É sempre bom e necessário estar preparado. Nunca se sabe como será o dia de amanhã e o que ele nos reservará. Cursos universitários, treinamentos especiais, cursos técnicos e de idiomas já eram importantes e vão se tornar ainda mais nesse mundo cada vez mais competitivo onde somente os mais qualificados sobreviverão. Como diria José Augusto Minarelli, sócio da consultoria Lens & Minarelli Associados, especialista em aconselhamento profissional. “se você não cuidou do cérebro, chegou a hora de tentar recuperar o tempo perdido. Talento pode até ser um dom natural, mas para ele ser aplicado com sucesso requer esforço. Os estudos devem ser encarados co mo hora extra, cujo pagamento virá no longo prazo, no emprego atual ou no próximo.”

Outro ponto bastante importante é referente à empresa. Em determinados momentos o empregado precisa entender a situação da mesma. Se você agir como alguém que cumpri somente sua função ou tarefa, você é um alvo fácil e poderá estar sujeito a uma demissão a qualquer momento, pois agindo assim, você se tornará uma pessoa substituível. “É mais difícil trocar um profissional que tem idéias, entende os processos, sabe as conseqüências de suas ações, pois esse profissional se antecipa as ordens, sabe entender os processos, questiona as políticas sem nexo e pode enxergar coisas a serem melhoradas.” Seja um profissional moderno. Procure desempenhar suas funções e destaque-se com idéias e ações produtivas.

Um bom profissional não tem medo de errar. E é durante a crise que ele se aparece de forma mais intensa. Assim como um jogador importante de um time, que sempre aparece nos momentos decisivos para definir a partida e levar o time ao título do campeonato, deve ser o bom profissional. Ficar com medo de cometer algum erro não ajuda na hora de manter o emprego. Nas crises você precisa ser mais ousado, pois as empresas precisam de soluções, não de gente negativa que não trará nenhum beneficio.

A última dica fica por conta dos relacionamentos. O networking* é sempre muito importante. A boa administração da sua rede de contatos tanto na hora de manter seu emprego quanto na hora de encontrar outro pode te ajudar. Não estou falando aqui de bajulação ou adulação, mas de saber manter o contato com pessoas certas, pessoas influentes (key-people). Algo em torno de 60% das contratações acontece devido às indicações de conhecidos.

Lembre-se, nunca esqueça seus aliados, cuide bem das suas finanças, nunca se desespere e olhe sempre para frente, esteja sempre preparado para sacrifícios e procure sempre se auto-avaliar e continue sempre se qualificando, fuja das intrigas e das fofocas no ambiente de trabalho, afastar-se de pessoas negativas.

Bruno Coriolano
Professor especialista em Ensino da Língua Inglesa
bruno_coriolano@hotmail.com
brunoc@rn.senac.br

2 Comentários:

Anônimo disse...

LEGAL.

Anônimo disse...

2009........ acerto???

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