terça-feira, 12 de maio de 2009

[leia] Letícia é obrigada a andar 6 Km para poder estudar

Letícia e o presidente da câmara de vereadores, João Evangelista

Imagine uma criança de 6 anos de idade que mora na zona rural e que sai de casa todos os dias às 6h da manhã, de bicicleta e só retorna ao meio dia. Essa garota que percorre seis quilômetros (ida e volta) para freqüentar a escola chama-se Letícia e mora na Lagoa do Feijão, comunidade localizada na Chapada.

Morando numa comunidade rural, enfrentando todas as dificuldades para ter acesso à escola, Letícia poderia muito bem ser mais uma criança a engrossar as estatísticas do analfabetismo no Brasil. Mas, ela é uma garota especial e demonstra uma crença inabalável de que somente através da educação poderá mudar sua trajetória de vida.

Alimentando o sonho de aprender a ler, Letícia reclama de dores nas costas por carregar a mochila por seis quilômetros, enquanto pedala a bicicleta, mas não demonstra qualquer sinal de que desistirá da sua árdua missão. Quando perguntada sobre o porquê de não desistir de ir à escola, ela prontamente responde: “pra ficar sabida!”

A história dessa garotinha encantadora foi contada a todos os que ouvem a Rádio Lagoa FM, de Soledade, há cerca de dois meses, quando o pai dela esteve na emissora para pedir aos vereadores que solicitassem à secretaria municipal de educação para que o transporte escolar que leva os alunos até a comunidade de Lagoa Vermelha (antigo terreno dos Adriãos) pudesse ir até a Lagoa do Feijão, para pegar Letícia.

Segundo ele, a mãe de Letícia, Oscarina Paiva, já havia participado de uma reunião de pais e alunos, na qual participavam também a prefeita Goreti Silveira e a secretária de educação Mara Marlizete e pediu que o carro fosse até a Lagoa do Feijão para transportar Letícia, mas a prefeita alegou que não poderia fazer nada, pois não tinha como aumentar o percurso do carro, para beneficiar somente uma criança.

Essa versão foi confirmada por Oscarina ao presidente da câmara, João Evangelista, em visita feita pelos vereadores à comunidade onde Letícia mora. Ele ficou impressionado com a história dessa garota decidida a estudar a qualquer custo. “Acompanhamos o percurso feito por ela, no qual enfrenta lama, mato fechado e gado bravo, entre outros obstáculos normalmente intransponíveis para uma criança de 6 anos”, relata.

Quando não está na escola, Letícia ajuda a mãe nas tarefas domésticas, mas o que ela gosta mesmo de fazer, é estudar e indaga: “Por que as pessoas não entendem que eu preciso estudar?” Cuidadosa com os livros, ela mostra um volume que quase ficou estragado por causa da chuva e revela: “Adoro a Tia”, referindo-se à professora Lucineide.

Decidida, inteligente e cativante, Letícia impressiona pela desenvoltura, apesar da idade, e pela firmeza no propósito de estudar, direito básico que lhe está sendo negado. “A gente fica sensibilizado quando conversa com essa garotinha doce, mas decidida e que acredita na educação como a única forma de sair daquela situação em que vive”, emociona-se o vereador Genivan Varela.

Fonte: Vereadores em Ação.

29 Comentários:

Anônimo disse...

Q injustiça e falta de vergonha,uma prefeita que diz ser professora fazer isso, negar um transporte a essa humilde criança que poderá ter um grande futuro estudando, sem justificativa, que decepção e dizer q votei nessa mulher, fico triste com isso, cada dia me decepciono com atual gestão.

Anônimo disse...

pela sua cara evan nota se que voce ficou tocado com essa situacao pois voce e uma pessoa que da muito valor ao estudo eu sei que tantos que tem condicoes e nao quer enquanto essa garotinha quer e nao pode portanto facam alguma coisa por essa menina enquato e tempo pois eu ja passei por isso e nao teve ninguen pra me dar a mao LKL

Vania disse...

Não!!!isso foi demais..
Uma prefeita professora.É de
não acreditar.Vcs vereadores,faça alguma coisa por essa criança,cobre do executivo,vão a justiça, não pode uma criança ficar sem aula por falta de transporte.Que vergonha prefeita!!!

Anônimo disse...

quem ver cara não ver coração,quem diria que um direito ao acesso a educação seria negado numa administração de uma professora a uma pobre criança.

Anônimo disse...

Mas que mulher insensível essa prefeita.E dizer que não tem como resolver esse problema.Mas se fosse prá buscar uma banda prá carnaval nem que fosse no inferno,ela resolveria o problema logo,logo.Prefeita,o mundo não é só de fantasia não,voce pensou que prefeitura fosse um brinquedinho?pois administrar é prá quem tem competencia,determinação,coragem(coisa que voce não tem)inteligencia,sabedoria,desonestidade,sensibilidade,e coração,etc,isso são coisas que não fazem parte da sua vida.

Anônimo disse...

Que absurdo!uma criança dessa sozinha enfrentando seis quilometros de mata,nos dias de hoje,tomem providências antes que seja tarde, os pais procurem a promotoria, educação é um direito de todos, segundo a LDB.

Fernanda Danielle Cavalcante Nogueira disse...

De todas as matérias publicadas neste blog nos últimos tempos, sem dúvida, esta foi a que mais me chamou a atenção. Minhas lágrimas ainda rolam diante de tanta determinação e vontade de vencer de uma garotinha de apenas 6 anos. Isso não é demagogia. Letícia é um orgulho e um exemplo para todos nós apodienses.

Por outro lado, o Poder Público Municipal mais uma vez nos envergonha. Uma professora, mãe de família, que apelava em seus palanques para a emotividade das famílias apodienses, hoje parece ter perdido toda a sensibilidade. Talvez, não seja nem exagero dizer que Hitler tenha sido mais sensível: ele ainda valorizava seu povo. Ela, ao contrário, pisa de todas as formas. É de uma infelicidade danada ver que questões tão simples, mas tão importantes são tratadas com tanto desprezo.

Eu quero saber agora onde estão aqueles professores que a apoiaram em troca de benefícios. O que me dizem senhores professores? Vão se esconder mais uma vez e fingir que nada acontece?! Estou me dirigindo exatamente a vocês que, orgulhosos do plano de Educação que elaboraram, compactuam com esses mandos e desmandos. Vão concordar com a Prefeita e obrigatoriamente acreditar no que ela diz?
Ainda vem dizer que oferece educação de qualidade...
Desse tipo de educação estamos dispensando. Nós queremos respeito com nossas crianças, com nosso povo.

Neste momento um sentimento de revolta me consome por tomar conhecimento de uma história como essa. Apodi, acorda! É apenas mais uma criança que quer estudar e quer tão pouco...não importa em quem os pais dela votaram. Dizer que não pode ajudar quando em um carnaval não tão distante se pagava tão caro para as bandas tocarem músicas que embalaram a campanha da atual Prefeita, para gritar o nome dela como se fosse a Salvadora...

É, mas isso não é só Letícia que enfrenta. Quantas Letícias não existem em nosso Município? Quantos universitários não se espremem dentro de um onibus para ir estudar lá fora todos os dias?

Vereadores, vocês são os únicos que no momento podem fazer alguma coisa de mais concreto. Minha vontade era todo dia dar uma carona pra Letícia poder ir estudar, mas isso não resolve o problema. Cobrem, cobrem e cobrem. Não se cansem porque a batalha é longa.


Fernanda C. Nogueira

Anônimo disse...

"Apodi não pode continuar assim...tow com Goreti, tow com Vandim.

Tá faltando emprego e Educação,
na saúde quase nada,
Goreti é a solução"

Anônimo disse...

e ainda tem gente que diz: aguanta bicudo.

Ora bolas, aguentem vocês eleitores que foram enganados e agora tem engolir mais essa.

Isso aí não é novidade pra mim, mas sim pra vocês que a elegeram.

A CULPA É DE VOCÊS. DESSA MAIORIA DE 543 VOTOS.

543 VOTOS, EU ACREDITO...QUE VOCÊS SÃO OS CULPADOS.

Anônimo disse...

FAÇA ALGUMA COISA, VANDINHO!

VOCÊ É O VICE!

Anônimo disse...

SENHOR, A MULHER BOTOU UMA PEDRA NO LUGAR DO CORAÇÃO.

Anônimo disse...

Pai nosso que estais no céu, santificado seja o vosso nome, seja feita a sua vontade, assim na Terra como no céu.

Rogais por nós, pecadores...

Ilumina, Senhor, nossas vidas.

Muito mais pesada foi a cruz que o Senhor carregou. O Senhor há de nos dar força para superar a tirania que se abateu sobre Apodi.

universiotários de Apodi disse...

O que é isso, Apodi?

É todo dia apanhando e não aprende?

O que você merece, Apodi, mais peia?

Você é tolo, Apodi! Você não aprende!


Sabida é a Prefeita que enganou a 11 mil e algumas pessoas e que hoje faz o que der na telha do marido dela. E vocês, apodienses de meia tigela, estão esperando no tempo, amargando o erro que cometeu.

Sabidos são os cargos comissionados que se prestam de laranjas, que na teoria ganham um salário e na prática, outro bem menor.

Sabidos são aqueles que financiaram a campanha da prefeita.

Sabidos são aqueles vereadores que estão do lado dela.

Sabidos são aqueles que defendem o nome da prefeita.

O resto é tudo tolo...

Muito tolos esses vereadores que estão perdendo tempo com os problemas desta Cidade. Deixem de besteira: vão viajar, gastar o dinheiro público, cobrar umas mesadinhas e alguns empregos pros seus familiares. Deixem de tolice!

Parabéns, Goreti! Você tem feito exatamente aquilo que eu imaginei!!!

e na próxima vou votar em você. Eu e minha família de quase 34 mil pessoas...

" Eu acredito, em Gorete, eu acredito".

"Gorete, hei, Gorete hou, lê, lê, lê, leo..."

Marcílio Sousa disse...

Isso é totalmente insuportável. Peço, assim como Fernanda Danielle, que os professores que apoiaram essa imundice, procurem ela para cobrar. aaa desculpa, vc's não estão em posição de cobrar nada, fizeram troca de favores.

Isso me envergonha muito ver que professores que um dia foram espelhos para mim, apoiaram um negócio desses.


É incrível, revoltante, saber que tem alguém que luta tanto para estudar, e o que lhe é de direito é negado.

Apareça, alguém aew para defender a atual administração....POVO tolo, talvéz vc's não sintam tanto, pelo fato de não ser um de seus filhos, mas saibam que essa garotinha vai vencer vc's ajudando ou não, pois maldito o homem que confia em outro homem.Vereadores ajudem de alguma forma, isso não pode continuar assim.

O povo já demonstra sua indignação.

Anônimo disse...

eu como apodiense lendo isso fiquei entalada como mae entao AI fiquei com uma vontade de chorar tao grande que so DEUS sabe meu DEUS onde e que nos estamos oque tem no coraçao dessa MULHER acorde mulher faça alguma coisa se coloque no lugar desses pais e dessa criança como esses pais devem esta revoltados com a vida sem poder fazer nada pra ajudar os filhos e quantos nao tem por ai nessa situaçao ISSO VAI TERMINAR UMA REVOLTA GERAL DA POPULAÇAO COM VOCE PREFEITA PENSE SE FOSSE COM UM FILHO SEU OU UM NETO O QUE VOCE FARIA SEI NAO E DE CORTAR CORAÇAO A POPULAÇAO PEDE SOCOOOOOOOORRO mbm

Anônimo disse...

GORETE O POVO DE APODI TEM CORAÇAO NAO E UMA NOTA DE 100 NO LUGAR NAO O POVO TEM SENTIMENTO TAMBEM O POVO TE ELEGEU E O MESMO POVO PODE TE BOTAR PRA FORA LEMBRA DE FERNANDO COLLOR O QUE FOI QUE O POVO FES HA E A MAIORIA ERA ESTUDANTE VOCE JA NAO ESTA BEM VISTA PELOS UNIVERSSITARIOS E MAS COM ESSA DESSA CRIANÇA VOCE ESTA PROCURANDO SEU IMPITMA

Anônimo disse...

O POVO ESTA PEDINDO SOCORRO MAIS NAO E TANTO POR CAUSA DA ENCHENTE E PELA FALTA DE VERGUNHA DESSES PODEROSOS QUE SO SABE OLHAR PRA PAO E CIRCO E ACHA QUE O POVO FICA SATISFEITO SOCORRAM AS LETIÇIAS QUE EZISTE EM NOSSO MUNIÇIPIO

Anônimo disse...

IMPITMA VOCE DEU UMA BOA IDEIA DEIXEM AS COISAS NAO MELHORAREM QUEM SABE A MULHER TAMBEM NAO FAÇA PARTE DA HISTORIA COMO A PRIMEIRA PREFEITA DO APODI

Anônimo disse...

foi o voto mais arrependido q dei. um voto d confiança a essa mulher q prometia muitooo, mas q não cumpre nada do q falava em seu palanque. "Professora Goreti", é uma vergonha para o povo apodiense ver vc dizer q não pode fazer nada por essa criança determinada a vencer na vida! realmente vc não pode fazer nada, pois, quem comanda a prefeitura é seu marido.

Anônimo disse...

fiquei indignada mesmo com essa situaçao e de cortar coraçao e de perder ate o apetite ISSO PRA QUEM TEM CORAÇAO MAS TENHA FORÇA MEU POVO E FE EM DEUS.

Anônimo disse...

Estou fora de Apodi. Estou longe, muito longe. No Rio de Janeiro pra ser bem preciso. Mas a saudade da minha terra me faz vir aqui neste blog.

Eu lastimo que ainda se viva assim em minha querida cidade.

Que prefeita é esta? É incompetente, mau caráter ou a prefeitura está na miséria?

Porque só mencionam 4 vereadores?
Cadê os outros 5? Comem no prato da prefeita? Cadê aqueles que se elegem a custa das doenças do outros? Não fazem nada?

Prefeita, aqui vai um recado pra você. Você me envergonha, envergonha todo o povo de Apodi. Meio ano já passou e o seu reinado vai passar também. Aproveite enquanto é tempo e limpe a lambança do início de sua gestão.

Pensavámos que a primeira mulher a governar o munícipio seria brilhante, mas pelo visto é sujeira.

Anônimo disse...

jairo cesar pq vc não coloca a boca no trombone? pq não é mais pinheiro, né?!

vc tá cego ou o que?

e o resto da cidade? acorda bando de conformados. vamos à luta!

Vania disse...

Fico muito triste com essa situação e votei em Gorete, pensando em uma mudança na cidade, mas é pena q errei na opção,o mais é ruim nessa história é que Gorete é professora e não pode fazer nada por essa criança.Misericordia!!!meu Deus do céu.Isso é terrivel!

Anônimo disse...

Diante dos fatos, não se tem argumentos.

Engulam mais essa!

Anônimo disse...

APODI ESTÁ PEDINDO SOCORRO!PIEDADE SENHOR DAS CRIANÇAS QUE PARA ESTUDAR TEM QUE PEDALAR SEIS QUILOMETROS!SENHOR DÊ EM TROCO O QUE REALMENTE ESTÃO FAZENDO COM ESSE TIPO DE CRISTÃO.LETICIA,EU POSSO NÃO VÊ,MAS VC SIM QUE AINDA É MUITO CRIANÇA.QUEM VIVER VERÁ.PRA VC PEQUENA VAI ESSE SALMO PARA TE PROTEGER:O SENHOR É TEU PASTOR E NADA TE FALTARÁ...

Anônimo disse...

Meu Deus uma criança de 6 anos, Eu como mãe não tenho coragem de deixar meu filho de 8 anos ir só a escola que é do outro lado da rua, imagine como fica o coração dessa mãe todos os dias sem saber se a filha vai voltar com vida. Meu deus em que mundo nós estamos.Prefeita some todos os impostos que a família dessa menina gasta com educação e transporte e compre uma moto p/ o pai dessa menina.

Anônimo disse...

Ha três meses atras a prefeita de Apodi alegava que não tinha obrigação de bancar o transporte universitário, lembro bem que ela dizia que a prefeitura de apodi tinha obrigação com a educação do município. Agora eu pergunto prefeita se a senhora quem tem obrigação com a educação dessa menina quem tem??? por favor quem souber me diga...

Anônimo disse...

me encabulo viu, no dia da eleição ela tinha carro p/ buscar gente em natal e mossoro, ate nas brenhas tinha carro. kkkkkkkkk a força da mulher

neity disse...

nessas horas eu queria nao ter clhos ouvidos e boca a vista eu nao poder ajudar eu tambem nao queria saber de nada e eu vendo fico muito chocada e revoltada com essa situaçao o meu Deus ajude as leticias que tem por ai CADER OS REPORTER QUE TEM EM APODI ISSO E CASO DO JORNAL NAÇIONAL E OFANTASTICO neity

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO