[leia] Curtas
Indústria segue reagindo, mas resultado trimestral é ruim
A produção industrial subiu 0,7% em março, na comparação com fevereiro, segundo dados do IBGE. É a terceira alta mensal seguida, mas ainda não há muito a comemorar, como relata o portal G1. Em relação a março de 2008, o recuo na produção foi de 10%. Na comparação deste primeiro trimestre com o mesmo período do ano passado, então, a queda é ainda mais significativa: 16,7%, a mais elevada desde o segundo trimestre de 1990, quando o índice recuou 19,8%. Na tímida reação de março, quem mais contribuiu foi o setor de automóveis, cuja produção subiu 7% em relação a fevereiro.
Crise piora perfil exportador do Brasil
É o que diz a manchete da Folha (para assinantes). A balança comercial brasileira fechou os primeiros quatro meses do ano com saldo de US$ 6,7 bilhões, 49,4% a mais que no mesmo período de 2008. Por trás desse bom indicador, porém, há uma constatação preocupante: o peso dos produtos básicos (commodities) na pauta exportadora. A participação de itens como petróleo, minério de ferro e grãos no total de exportações saltou de 32,8% em abril de 2008 para 45,4% no mês passado, ao passo que os manufaturados caíram de 51,8% para 40,9%. O setor exportador está preocupado, pois as commodities não superavam os artigos manufaturados na balança desde os anos 80. Essa piora no perfil exportador teve outro reflexo: com o impulso das vendas de produtos básicos para a China, o país asiático passou a ser o principal parceiro comercial do Brasil, um posto que era ocupado pelos Estados Unidos desde a década de 30.
Senado tenta abafar Caso Zoghbi
Está no Estadão: por ordem do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi montada uma operação-abafa contra as denúncias do ex-diretor de Recursos Humanos João Carlos Zoghbi. Sarney determinou que apenas a Polícia Legislativa, subordinada aos senadores, apure o caso, deixando de fora a Polícia Federal e o Ministério Público. Em entrevista à revista ÉPOCA, Zoghbi - que usou sua antiga babá como laranja de uma empresa de seus filhos - e sua mulher, Denise, acusam o ex-diretor-geral do Senado Agaciel Maia de ser sócio de todas as terceirizadas que têm contratos com a Casa e insinuam o envolvimento dos senadores Romeu Tuma (PTB-SP) e Efraim Morais (DEM-PB) no esquema. De acordo com o primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), “nada ficará debaixo do tapete”. A conferir…
PMDB se irrita com corte de apadrinhamento na Infraero
Maior aliado do presidente Lula, o PMDB está contrariado com a decisão da Infraero, estatal que administra os aeroportos, de enxugar o número de apadrinhados da base governista em seus quadros. Nos últimos dias, com autorização do governo, o presidente da Infraero, brigadeiro Cleonilson Nicácio, demitiu 28 funcionários, causando uma reação irada dos aliados. Pelo novo estatuto da empresa, as diretorias não poderão mais ser preenchidas por indicações políticas, e o número de cargos comissionados fica restrito a 12. Segundo O Globo, Lula reuniu-se ontem com lideranças do partido e conseguiu suspender temporariamente algumas demissões, mas o estrago político já foi feito. Com a boquinha da Infraero em risco, o PMDB fala até em reflexos negativos na aliança para a disputa do Palácio do Planalto em 2010.
Postar um comentário