sábado, 23 de maio de 2009

[leia] Alunos do curso de Gestão Ambiental visitaram o Aterro Sanitário de Apodi

Aos 23 de maio de 2009, a professora Karidja Moura junto aos alunos do curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, visitaram o Aterro Sanitário (lixão) e a Oficina de Reciclagem Vitória.


Com o intuito de conhecer duas realidades opostas que são dadas ao lixo: a primeira de forma inadequada, podendo poluir o solo e o lençol freático e a segunda uma forma sustentável de destinar o lixo, gerando emprego e renda, consequentemente reduzindo as quantidades de lixo lançadas no Meio Ambiente.


“O li­xo da área ur­ba­na da cidade é todo depositado e já es­tá trans­for­ma­do em um ver­da­dei­ro li­xão e vem pro­vo­can­do vá­rios da­nos am­bien­tais, no­ta­da­men­te: exa­la­ção de mau chei­ro e dis­se­mi­na­ção de doen­ças atra­vés dos ve­to­res pró­prios de li­xão; po­lui­ção at­mos­fé­ri­ca cau­sa­da pe­la fu­ma­ça pro­ve­nien­te das quei­ma­das (fo­go); o cho­ru­me dos re­sí­duos só­li­dos es­tá con­ta­mi­nan­do o len­çol freá­ti­co e o Rio Apo­di, além de es­tar ge­ran­do ris­co de contaminação”, destaca o engenheiro agrônomo Antonio Evandi.


A turma com cerca de 30 alunos vi­si­tou hoje o lo­cal on­de é de­po­si­ta­do to­do o li­xo da ci­da­de e foi cons­ta­ta­do que o lo­cal é mes­mo um li­xão a céu aber­to. “De­vi­do à fal­ta de fis­ca­li­za­ção vá­rias pes­soas ti­ram os seus sus­ten­tos ca­tan­do li­xo sem ne­nhum ti­po de pro­te­ção à saú­de, os ca­ta­do­res dia­ria­men­te con­vi­vem com vá­rios ti­pos de ger­mes e bac­té­rias quan­do es­tão de­sen­vol­ven­do suas fun­ções ca­tan­do plás­ti­co, pa­pel, fer­ro e vi­dro. São mon­ta­nhas de li­xos ori­gi­ná­rios de to­das as áreas da ci­da­de”, disse o aluno Janio Duarte.


A ideia da turma é acionar o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Es­ta­dual para ins­tau­rar in­qué­ri­to ci­vil pa­ra apu­rar res­pon­sa­bi­li­da­des so­bre os da­nos am­bien­tais que es­tão sen­do cau­sa­dos pe­la exis­tên­cia de um li­xão lo­ca­li­za­do na Chapada do Apo­di.

A turma visitou o calçadão da Lagoa do Apodi



Aterro Sanitário (lixão)

A prof. Msª Karidja Moura


Alunos visitaram o Aterro Sanitário (lixão)


Muitas famílias, mesmo arriscando a própria vida, tiram o sustento do lixo. Lixão atrai moscas, ratos e muita fumaça de lixo queimado que tem tirado o sossego e a saúde dos moradores da comunidade mais próxima ao lixão

Aterro Sanitário (lixão)

Sucata Vitória – lixo ferro


Sucata Vitória – plástico


Sucata Vitória – lixo já embalado para ser vendido em Fortaleza – CE



Funcionário da Sucata Vitória explicando aos alunos a importância da reciclagem

A Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, está funcionando no Colégio Nossa Senhora da Conceição – CNSC.


Em breve estará abrindo aqui em Apodi os Cursos de Saúde Pública e Psicopedagogia Institucional e Clínica. Faça já sua inscrição!


Maiores informações acessem www.fvj.br ou pelos fones: (84) 8809-8342 Jassuélio Morais e (84) 8855-0903 Sara Leny Nogueira.

2 Comentários:

Anônimo disse...

eu axo q essa faculdade vai prejudicar muito os alunos que
ainda vão se formar no mesmo curso em universidades.
mais o projeto é otimo.

Anônimo disse...

olá Janio, ficou muito bom, apenas ficou errado meu celular.

o numero correto é 8809 8342

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO