[leia] Alunos do curso de Gestão Ambiental visitaram o Aterro Sanitário de Apodi
Aos 23 de maio de 2009, a professora Karidja Moura junto aos alunos do curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, visitaram o Aterro Sanitário (lixão) e a Oficina de Reciclagem Vitória.
Com o intuito de conhecer duas realidades opostas que são dadas ao lixo: a primeira de forma inadequada, podendo poluir o solo e o lençol freático e a segunda uma forma sustentável de destinar o lixo, gerando emprego e renda, consequentemente reduzindo as quantidades de lixo lançadas no Meio Ambiente.
“O lixo da área urbana da cidade é todo depositado e já está transformado em um verdadeiro lixão e vem provocando vários danos ambientais, notadamente: exalação de mau cheiro e disseminação de doenças através dos vetores próprios de lixão; poluição atmosférica causada pela fumaça proveniente das queimadas (fogo); o chorume dos resíduos sólidos está contaminando o lençol freático e o Rio Apodi, além de estar gerando risco de contaminação”, destaca o engenheiro agrônomo Antonio Evandi.
A turma com cerca de 30 alunos visitou hoje o local onde é depositado todo o lixo da cidade e foi constatado que o local é mesmo um lixão a céu aberto. “Devido à falta de fiscalização várias pessoas tiram os seus sustentos catando lixo sem nenhum tipo de proteção à saúde, os catadores diariamente convivem com vários tipos de germes e bactérias quando estão desenvolvendo suas funções catando plástico, papel, ferro e vidro. São montanhas de lixos originários de todas as áreas da cidade”, disse o aluno Janio Duarte.
A ideia da turma é acionar o Ministério Público Estadual para instaurar inquérito civil para apurar responsabilidades sobre os danos ambientais que estão sendo causados pela existência de um lixão localizado na Chapada do Apodi.
A turma visitou o calçadão da Lagoa do Apodi
Muitas famílias, mesmo arriscando a própria vida, tiram o sustento do lixo. Lixão atrai moscas, ratos e muita fumaça de lixo queimado que tem tirado o sossego e a saúde dos moradores da comunidade mais próxima ao lixão
A Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ, está funcionando no Colégio Nossa Senhora da Conceição – CNSC.
Em breve estará abrindo aqui em Apodi os Cursos de Saúde Pública e Psicopedagogia Institucional e Clínica. Faça já sua inscrição!
Maiores informações acessem www.fvj.br ou pelos fones: (84) 8809-8342 Jassuélio Morais e (84) 8855-0903 Sara Leny Nogueira.
2 Comentários:
eu axo q essa faculdade vai prejudicar muito os alunos que
ainda vão se formar no mesmo curso em universidades.
mais o projeto é otimo.
olá Janio, ficou muito bom, apenas ficou errado meu celular.
o numero correto é 8809 8342
Postar um comentário