quarta-feira, 22 de abril de 2009

[leia] Vaidade cega qualquer político

A exemplo de 2002, a disputa para o Senado em 2010 será uma coisa de louco. Um imprensado danado, diria o matuto! Três titãs da atual política norte-rio-grandense vão disputar duas vagas: José Agripino Maia (DEM), Garibaldi Filho (PMDB) e Wilma de Faria (PSB).

Quem vai sobrar na curva? Há quem não arrisque prognóstico. Já os partidários deste ou daquele nome dão como certa a vitória. É melhor esperar. A eleição para o Senado é páreo duro. Complicado. O eleitor poderá votar duas vezes para senador.

Levando em conta apenas os três líderes políticos, apronta-se o prato conforme o gosto do “freguês”: Wilma com Garibaldi, Garibaldi com Agripino, Agripino com Wilma, Wilma com Agripino, e por aí vamos. Por enquanto, ninguém abre.

Todos reafirmam suas candidaturas, mas em política a coragem deve dar lugar à cautela. Político nenhum gosta de correr riscos. Os interesses são calculados. E excesso de vaidade tem deixado muita gente sem mandato.

Em 2002, Agripino, Garibaldi e Geraldo Melo (PSDB), três ex-governadores, concorreram ao Senado. O líder tucano dançou. Naquela ocasião Geraldo era bastante questionado: uma cadeira de deputado federal não seria melhor? - Não, sou senador da República.

É mais natural que eu pleiteie a reeleição - respondia Melo. José Agripino e Garibaldi Filho também diziam-se escolhidos pelos deuses para ocuparem uma cadeira no ‘Olimpo’. E fico me perguntando: a vaidade vai cegar os concorrentes do próximo ano? Creio que não.

O que pode salvar essa gente bacana é um convite, digamos assim, divino. José Agripino, líder do DEM, e Garibaldi Filho, ex-presidente do Senado, podem ser convidados para disputar a vice-presidência da República. Agripino como vice do tucano José Serra.

E Garibaldi com vice de Dilma Roussef (PT). São cogitações ainda no campo da especulação. Mas são possíveis, principalmente, no caso do senador do DEM. Se isso ocorresse, desanuviaria o céu.

Outra coisa poderá dissipar as nuvens carregadas: algum dos líderes calça as sandálias da humildade para concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados. Fala-se muito em Wilma. Mas a governadora tem sido taxativa ao conversar com os jornalistas: - Sou candidata ao Senado. Anote aí: Senado. Não há por que duvidar, né?

Fonte: Blog do Diógenes

Seja o primeiro a comentar

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO