[leia] Investimentos em saúde são a marca da gestão Goreti Pinto em Apodi
Carros da saúde adquiridos pela Prefeitura de Apodi
Investimentos e um trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Apodi destacando a importância de se trabalhar em equipe e com a participação comunitária. A assistência a saúde da população apodiense que mora na cidade e no campo tem caminhado nesses pouco mais de 100 dias para consideráveis avanços, abrindo as portas do sistema municipal de saúde para um fazer saúde de forma integral e resolutiva.
Dentre as dezenas de ações já realizadas pela municipalidade destacadas pelo secretario de saúde, Ivanildo Lima, estão às realizações de campanhas de orientação sobre DSTs com a distribuição de preservativos e palestras educativas, construção das fichas de campo dos agentes comunitários de saúde para o projeto “Mobilização do município de Apodi para erradicação do sub-registro de nascimento” no intuito de garantir o acesso ao 1° documento basilar do ser humano (Certidão de nascimento), diminuindo as taxas de sub-registro de nascimento e com isso proporcionar mais cidadania no município.
A Secretaria de Saúde também esta elaborando roteiros norteadores para o diagnóstico inicial dos serviços de saúde de Apodi (públicos e privados conveniados ao SUS), bem como implantação de espaço destinado a sugestões, críticas, relatos dos que fazem o serviço de saúde para posterior intervenção da secretaria. Foi realizado o primeiro encontro dos profissionais de saúde de Apodi (Apresentação dos contratados, interação entre os profissionais de saúde e Palestras e debates sobre temas como SUS, PSF, Financiamento da Saúde.
Acompanhado do secretario Ivanildo Lima a prefeita Gorete Pinto visitou os PSFs da zona rural para elaboração de relatório a cerca dos problemas encontrados que foram muitos e baseado nesse relatório esta sendo executadas ações que garantam uma melhoria na qualidade do serviço ofertado aos que moram no campo.
Ivanildo Lima comemora a aquisição de 02 viaturas tipo Kombi para o Programa de Saúde da Família, no sentido de dar um melhor transporte aos profissionais das equipes, bem como propiciando um aumento nas ações desenvolvidas com um aumento de profissionais envolvidos nas equipes, como farmacêutico, Psicólogo e Fisioterapeuta, como também a compra de um veículo tipo sprinter para o transporte de usuários acometidos de doenças de média e alta complexidade referenciados para Mossoró e Natal, dando a oportunidade a esses usuários um transporte digno e humanizado. Antes os pacientes eram transportados em ambulância antiga sem o mínimo conforto.
Para o secretario Ivanildo Lima as melhorias no sistema municipal de saúde estão apenas começando, pois muita coisa ainda será realizada para garantir um serviço que seja garantido a todos. “Estamos na coleta de dados e confecção do projeto de implantação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Apodi em parceria com o município de Felipe Guerra e reestruturação o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), em um ambiente propício, com a contratação de mais profissionais, através de processo seletivo, para melhor atender a saúde mental do município, tais como: 01 Médico com experiência em Psiquiatria, 01 Farmacêutico, 01 Psicólogo, 02 Educadores Físicos, 02 Psicopedagogos, 01 artesão, mais 01 Técnico de Enfermagem, aumento da carga horária da Enfermeira e Assistente social já existentes”, comentou Ivanildo Lima.
Outro ponto destacado pelo secretario é a reestruturação da Vigilância em Saúde do Município, com a contratação, através de processo seletivo, de 01 Farmacêutico Bioquímico e 01 Veterinário, no intuito de dar um melhor suporte à Vigilância Sanitária Municipal que quando esta funcionando é um grande aliado da saúde da população.
A equipe da Secretaria de Saúde também participação da Reunião do Colegiado Gestor da II Unidade Regional de Saúde Pública (URSAP) em Mossoró, juntamente com a Prefeita Gorete Pinto, com a colocação da proposta de Apodi ser vista como uma Regional de Saúde, dentro do Plano Diretor de Regionalização, como também a introdução do Município de Apodi na Rede de Urgência e Emergência do Estado, com a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e um SAMU regional com sede em Apodi.
A Implantação de um projeto piloto na comunidade de atuação do PSF da areia, denominado de “Escola contente, Apodi pra frente”, onde o programa se incumbe de três fases tais: Fase de diagnóstico (identificação das necessidades de tratamento das crianças); Fase Preventiva-Educativa (as crianças recebem aplicação de flúor e atividades educativas) e a Fase curativa ou terapêutica (onde as crianças recebem tratamento dentário completo) tudo isso realizado tanto no ambiente escolar (nas duas primeiras fases) e no ambiente de saúde bucal, localizado no posto de saúde da localidade também já são realidades no território apodiense.
Mas os investimentos não são só mente na melhoria dos serviços, mas sim junto aos servidores da Secretaria de Saúde que já contam com o Plano de Cargos Carreira e Remuneração da Saúde.
O Centro de Saúde passou por uma reestruturação e as ações e procedimentos estão sendo realizados através de uma gestão participativa e de compromisso, pautado no atendimento humanizado e respeito a gestão do Trabalho. “Sabemos que ainda há muito o que ser feito para que possamos, realmente, possibilitar os verdadeiros direitos de cidadãos preconizados pela legislação vigente e com essas ações estamos prontos para garantir uma saúde melhor para todos”, garante Ivanildo.
Maternidade – A Maternidade Claudina Pinto que foi repassada ao município foi encontrada sem as mínimas condições de atender a população, sua estrutura precisando de investimentos e a contração de profissionais. A prefeita Gorete Pinto juntamente com sua equipe administrativa esta buscando soluções e dentre dos próximos meses a unidade de saúde estará funcionando com excelente estrutura.
Alguns compromissos iniciais para 2009
• Construção do Plano Municipal de Saúde 2009/2010 (em fase de confecção);
• Construção do relatório anual de gestão 2009 (em fase de confecção);
• Criação da programação anual de eventos da Secretaria Municipal de Saúde (em fase de conclusão);
• Reforma e Ampliação das Unidades Básicas de Saúde (em fase de levantamento);
• Apresentação do relatório de Gestão do primeiro trimestre em Audiência Pública ao Conselho Municipal de Saúde (no final de Abril);
• Criação do Centro de Referência de Especialidades e Apoio ao Diagnóstico, com a criação do Laboratório Central (em fase de Planejamento);
• Elaboração de uma Programação Pactuada Integrada (PPI) Racional que garanta um maior número de procedimentos de Média e Alta Complexidade para os nossos municípios.
Fonte: Assessoria da PMA
20 Comentários:
"É O GOVERNO MUNICIPAL DA MÍDIA": -ISTO É A MARCA IMPRESCINDÍVEL DA PREFEITURA DE APODÍ, NA PESSOA DA "NOSSA PREFEITA" - GORETE PINTO.
LEMBRAMOS QUE ESTA FOTO DA FROTA DE VEÍCULOS APRESENTADA AQUÍ NO BLOG,FAZ PARTE DE CONVÊNIOS DO GOVERNO FEDERAL (MINISTÉRIO DA SAÚDE)E VERBAS LIBERADAS P/AS PREFEITURAS MUNICIPAIS,PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL - LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA.
Normal, pra mim é pouco diante o que os prefeitos de outras cidades vizinhas, isso é pouco demais.
Claro que o secretario tem que dizer q tudo tá as mil maravilhas.Só que não tá!olhe as ruas sujas, escolas quase caindo, e etc...Olhe bem viu secretario!
deveriam fazer o minimo,colocarem a medicação necessaria na farmacia do caps e da secretaria,pois a muito tempo que vem faltando inumeros medicamentos.
as konbia foral compradas com dinheiro do governo federal(PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMILIA)e com recursos proprios o que?inumeros municipios no brasil recebem recursos pata tal fins.
porque a saude esta tão boa se venho tentando conseguir uma endoscopia e não consigo.
diassis venha a apodi e precise de um medicamento e ou um exame como uma tomografia,faz meses que recebo um não,esse computador não é meu pedi para o proprietari colocar esse recado,a verdade é essa.
dr. pinheiro em visita ao assentamento aurora da serra teve que consultar 20 pessoas,que reclamaram a falta de medico na comunidade,veja o blog da verdade ,josenias de freitas.a realidade é outra,apodi deveria ter 12 psf,sabe quantos funcionam?va aos sitios e faça uma pesquisa,e voce saira da fantasia para o mundo real da saúde em apodi.
parabens gorete mostre ao povo de apodi o que voce esta fzendo na sua administração que e nota dez
isso e que e prefeita /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////continue assim sendo esta mulher de fibra que apodi precisa
Interessante que alguns revoltados que criticam dizendo que é recurso Federal deviam lembrar que os recursos federais existiam na gestão passa e mesmo assim eles não compraram nada.
Os recuros venham de onde vier são bem vindos. Vale a boa vontade de servir da prefeita.
e porque rcursos de alguns convênios voltavam na gestão de Pinheiro?
Recursos sejam federais ou não dependem do interesse do gestor em usa-los em benefício do município. Gorete marca ponto neste quesito.
Verdade é que grande parte dos recursos são Federais. Ou será que o municípios tem todos esses recursos?
voces sabiam,que já foi gente importante da secretaria municipal de saúde chamado a promotoria publica,e teve que liberar o exame que tinha negado,perguntem a nora de birrela,que por sinal votaram em gorete,A PROMOTORIA É LOCAL PARA BUSCARMOS NOSSOS DIREITOS,parabens a ela e a promotoria publica que solucionou o caso.
falta medicamentos controlados no CAPS,ou saúde de qualidade HEM HEM...
"Os recuros venham de onde vier são bem vindos. Vale a boa vontade de servir da prefeita."
Isso é obrigação dela.
Comprar um carro para pegar doentes aqui de Apodi(problema nosso) e jogar em Nata/Mossoró, isso é uma vergonha, temos que ter uma visão mais ampla, não que tenhamos que dar as costas, mas temos que possuir um sistema de SAUDE de qualidade Aqui em APODI.Pegar nossos problemas e jogar para outros, isso até meu sobrinho sabe fazer. Difícil é saber limpar.
a politicagem da saude,pois desde o tempo do saudoso izauro camilo,que se diga de passagem praticamente só tinha o dinheiro do FPM,isse transporte era feito em um jipee 4 portas,agora só mudou o transporte,até porque não se fabrica mais jipe,é brincadeira.
the best
Postar um comentário