[leia] Edital Prorrogado
Para todos os profissionais dos municípios do RN
Foi prorrogado o Edital de abertura das inscrições para participação do Projeto Cultivando Saberes (etapa 2009), que é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), cuja execução está sob responsabilidade da Coordenação de Formação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (DATER), e em parceria com as instituições estaduais. O Projeto é uma união de esforços e experiências para ampliar e qualificar a prestação de serviços de ATER aos agricultores familiares. Adotando uma estratégia de formação em rede, o projeto capacita os extensionistas de nível médio, técnico e/ou superior para atuarem como formadores na capacitação de extensionistas de campo. Os Agentes de ATER que podem participar do projeto são os que já possuem vínculo empregatício com ONG, prefeituras, sindicatos de trabalhadores rurais, associações e cooperativas de agricultores familiares e demais instituições que prestam serviços aos agricultores. Podem se inscrever profissionais de todos os municípios do RN!
A metodologia do Projeto Cultivando Saberes contempla uma capacitação de 80 horas, dividida em 2 módulos presenciais de 40 horas cada, e mais um módulo de visita as experiências dos Agentes de ATER junto aos agricultores. Na capacitação, são discutidas temáticas do contexto rural: Políticas Públicas para os Agricultores Familiares (PAA, Garantia Safra, Seguro Safra, Pronaf, entre outras), Metodologias Participativas para o trabalho de ATER, Agroecologia, Economia Solidária e muito mais.
Em 2008, já foram formados cerca de 20 Agentes de ATER, e para 2009, a meta está sendo ampliada para uma oferta de 35 vagas. A inscrição para seleção dos Agentes está em aberto até o dia 08 de maio e registrada em Edital, no site da EMATER: www.emater.rn.gov.br, onde contém demais informações a respeito.
O projeto também tem como objetivos:
- Qualificar técnicos extensionistas de campo que nunca tiveram, ou tiveram poucas oportunidades de formação continuada e de contato com as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar;
- Qualificar técnicos extensionistas para atuar como formadores;
- Desenvolver processos pedagógicos e metodológicos que possibilitem a formação de agentes de ATER em aspectos relacionados à agricultura familiar, Agroecologia, sustentabilidade, crédito rural, comercialização e outros temas transversais, visando aprimorar sua intervenção junto às famílias agricultoras com relação ao processo de planejamento e gestão de suas atividades produtivas e a construção de estratégias de desenvolvimento rural sustentável;
- Estabelecer formas e processos de socialização de conhecimentos e formação continuada, a partir da criação de uma rede de agentes de ATER;
- Implementar as políticas e programas do MDA voltadas para a agricultura familiar, integradas às dimensões do desenvolvimento sustentável e pautadas nos princípios da Agroecologia.
O Projeto "Cultivando Saberes" tem abrangência nos 09 estados do nordeste brasileiro mais o Pará. A inscrição para seleção dos Agentes está em aberto e registrada em Edital até o dia 08 de maio de 2009, no site da EMATER: www.emater.rn.gov.br, onde contém demais informações a respeito.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário