sexta-feira, 17 de abril de 2009

[leia] As duas maiores barragens do estado estão prestes a sangrar

Para a Armando Ribeiro, faltam 18 cm para a sangria, enquanto para o reservatório de Apodi, apenas 26 cm.

Os dois maiores reservatórios do Rio Grande do Norte, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves e a de Santa Cruz do Apodi estão prestes a sangrar, como revelam os dados desta sexta-feira (17) da Secretaria do Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Em 2008, com as fortes chuvas que caíram em todo Estado, a Armando Ribeiro sangrou no dia 27 de março. Localizada no município de Assu, a ARG é a maior barragem potiguar e atualmente abastece os municípios de São Rafael, Jucurutu, Assu, Itajá, Ipanguaçu, Pendências e Alto do Rodrigues - seja através de sistema adutor ou pelo tradicional método de distribuição d'água - através dos rios. O limite de armazenamento do reservatório é de 2,4 bilhões de metros cúbicos.

Já a Integrante da bacia Apodi-Mossoró, Santa Cruz do Apodi, com capacidade de 599 milhões de metros cúbicos, é uma das mais importantes fontes de abastecimento do Rio Grande do Norte, atendendo a uma população de 108 mil habitantes em 27 cidades. A barragem, que sangrou pela última vez em 2008, será base para a transposição das águas do Rio São Francisco no estado.

No total, os reservatórios do Rio grande do Norte estão com 89% da capacidade. Em todo o Estado, a Semarh monitora 46 açudes, com capacidade acima de cinco milhões de metros cúbicos. O último deles a atingir a capacidade máxima foi o Passagem das Traíras, em São José do Seridó, que tem capacidade de 48 milhões de metros cúbicos é responsável por metade do abastecimento do município de Caicó.

Sangria

Os 14 reservatórios que já chegaram a capacidade máxima foram Encanto, no município de Encanto, em Encanto, Passagem, em Rodolfo Fernandes, Beldroega, em Paraú, Novo Angicos, em Angicos, Riacho da Cruz, em Riacho da Cruz, Pataxó, localizado em Ipanguaçu, Mendubim, em Assu, Campo Grande, em São Paulo do Potengi, Marechal Dutra (Gargalheiras), em Acari, Cruzeta, em Cruzeta, Dourado, em Currais Novos, Rio da Pedra e Alecrim, em Santana do Matos e Passagem das Traíras, em São José do Seridó.

2 Comentários:

a galera 10 ! disse...

Obrigado estava ansioso por esta reportagem, mas vou ficar mais feliz quando abrbi este site e deparar-me com fotos da sangria da BSC.

Parabéns.

Unknown disse...

fico feliz em saber que nessa barragem espetacular que ajudei a construir está no apice.trabalhei em 1998 ate 1999 fico feliz por ela esta cheia quem sabe em breve irei visitar essa maravilhosa obra que beneficia essa população de apodi e outras cidades moro em pernambuco um abraço a todos os meus amigos que tenho contato até hoje dessa cidade.
meu noe é sandoval e moro em surubim-PE

PUBLICIDADE

Arquivo do blog

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO